Quinta-feira, 13 de julho de 2017 - 21h33
Plano de emergência
Com tantos desastres ambientais que já ocorreram pelo Brasil afora – inclusive com a usina de apertadinho em Rondônia – já era tempo do Congresso Nacional se preocupar com a segurança das barragens espalhadas pelo País. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou na Câmara dos Deputados a elaboração de um Plano de Ação de Emergência para todas as barragens construídas mo País, Independentemente da classificação de risco dessas construções.
O Plano deve conter todas as ações a serem executadas pelo empreendedor da barragem em caso de acidente, além e identificar os agentes a serem noticiados a cada ocorrência.
Esta proposta altera a Política Nacional de Segurança das barragens. Atualmente, a norma só exige a elaboração de um plano quando for constatado dano potencial em termos econômicos, sociais, ambientais ou perda de vidas humanas.
O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Integração Nacional de Desenvolvimento Regional da Amazônia.
PDT se renova
O PDT de Porto Velho vai eleger seu novo Diretório Municipal no próximo mês de setembro, tendo na cabeça de chapa o ex-secretário municipal de Assistência Social da capital Solano Ferreira. Procura-se formatar uma chapa de consenso e ao novo comando pedetista caberá impulsionar a legenda nas células de base e botar para funcionar o Instituto de Pesquisas Sociais Leonel de Moura Brizola.
A sonegação
Com uma nota de repúdio, o Sindicato dos Auditores Fiscais de Rondônia (SINDAFISCO) protestou contra o fechamento do posto fiscal de Tucandeira, montado na divisa de Rondônia com o Acre. A entidade entende que o fechamento do posto vai estimular a sonegação fiscal, algo que já é enorme em todo País. Como se sabe, sem fiscalização as mercadorias vão circular sem o pagamento do ICMS, recursos de vital importância para Rondônia e municípios.
“Mulas” do tráfico
As Polícias Rodoviária e Federal tem constatado a cada ano o aumento das chamadas “mulas” do tráfico na região Norte. Com seus maridos e companheiros presos pelo narcotráfico, principalmente de cocaína, as esposas e namoradas são usadas para transportar as drogas e por este motivo são apelidadas de “mulas”. Com isto, a incidência de mulheres presas pelo tráfico internacional quadriplicou nos últimos anos em Rondônia.
Caráter político
A senadora Ana Amélia (PP-RS), um destaque no Congresso Nacional, é relatora da proposta que altera a Constituição para estabelecer nova forma de indicação de um ministro do Supremo Tribunal Federal-(STF) pelo presidente da República, como tem ocorrido nas últimas décadas. A Proposta de Emenda a Constituição visa acabar com a vitaliciedade do cargo e as indicações políticas.
Situação crítica
Cientistas de cinco países – Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador vão monitorar os botos na bacia amazônica. Os pesquisadores vão trabalhar nas regiões do Alto Tapajós, a região de Tupumaio (fronteira do Brasil, Equador, Peru e Colômbia), e no Rio Madeira, no trecho Brasil com a Bolívia. As primeiras incursões dos pesquisadores serão em outubro deste ano. Acredita-se que os botos estejam numa situação crítica na Amazônia.
Via Direta
*** Nos bastidores fala-se que a AROM mudou os estatutos e virou um criadouro de marajás. Será verdade? *** A cidade de Porto Velho se transformou em campeã de ocorrências policiais contra as mulheres. É coisa de louco *** Ainda temos Natal, Ano Novo e Carnaval pela frente, mas os políticos já estão em ritmo de campanha para as eleições do ano que vem *** Nas exposições agropecuárias lá estão eles puxando conversa e dando tapinhas nas costas dos eleitores. Ovadas neles!
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante
Respostas plausíveisA França é o segundo maior país da Europa, só perdendo em área territorial para a enorme Rússia. Essa consideração é importante
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)