Terça-feira, 6 de outubro de 2009 - 16h56
A história é recorrente na política rondoniense. Mais uma vez a criatura devora seu criador no cenário local. Falo do senador Expedito Júnior (PSDB): a sua candidatura cresceu tanto dentro da base aliada, numa verdadeira bola de neve, que passou do controle do governador Ivo Cassol (PP).
E que ninguém chame Júnior de traidor desta vez. Quem inventou esta história de dois ou três candidatos na coalizão governista foi o governador Cassol, com medo de uma aliança PT/PMDB levar o pleito ao governo ainda em primeiro turno no ano que vem. Cassol planejou a coisa do mesmo jeito que foi inventado por Bianco em 2002.
Agora é tarde para reclamar. As coisas se precipitaram. Junior fez uma verdadeira britz nos deputados estaduais e prefeitos rondonienses e já tem mais apoio do que o candidato do governador, o vice João Cahulla, para a disputa do ano que vem.
As histórias de criadores e criaturas na política regional são bem conhecidas. Quem não lembra do jovem predador Valdir Raupp devorando o então governador Jerônimo Santana, que acabou obrigado a mudar de partido (do PMDB) nos anos 90? De Ivo Cassol, cuja candidatura foi concebida nos porões palacianos para provocar segundo turno em 2002, mas que acabou crescendo e acabou engolindo o governador José de Abreu Bianco?
Aliás, sobre o caso de Ivo ter sido criado pelos Biancos, o jornalista Robson de Oliveira, no site TudoRondônia, conta hoje esta história, confirmada oficialmente pela primeira vez, num dos maiores furos jornalísticos já vistos na aldeia. Sempre falei desta orquestração – na campanha de 2002 fui processado por dizer que Cassol era um candidato de escuderia de Bianco - mas nunca alguém tinha confirmado oficialmente, com fonte e tudo.
Expedito já deu um chapéu em Ivo Cassol. Já conta com apoio dos Donadons, dos Muletas, dos Biancos, e caso não ocorressem ameaças palacianas, os deputados Luizinho Goebel e Lebrão já estariam filiados ao PSDB. Mais ainda: a mulher do prefeito Zé Rover estava indo no mesmo caminho, o tucanato, sendo impedida pelo Palácio Presidente Vargas.
Agora, resta ao governador Ivo Cassol se conformar. Os demais postulantes da base aliada já foram engolidos por Expedito e o próprio Ivo devorado com farofa. E tem mais: se não apoiar Expedito agora é porque quer perder a eleição propositalmente no ano que vem.
Júnior faz bem o jogo: vai tomando de assalto adesões de todos os lados e atropelando a concorrência. Ao mesmo tempo, passa a mão na cabeça de Ivo, encenando uma submissão que não existe.
E assim sendo, cara-pálidas rondonienses, surge o terceiro predador da Zona da Mata, com asas batendo em direção ao Palácio Presidente Vargas. E a gente sempre dizia por aqui, que o raio não caia no mesmo lugar mais de uma vez. Em Rondônia, podem cair no mesmo lugar até pela terceira vez...
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament
Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia
Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe
O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha
Lição da naturezaO “nacionalismo” do slogan MAGA (Make America Great Again), aplicado pelo presidente Donald Trump, tem a crueldade da força bruta,