Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Junior Gonçalves caçando para sua cabeça - Prefeitos se jogaram a esbórnia com drogas - Marcos Rocha deve ter boas cartas na manga


Junior Gonçalves caçando para sua cabeça - Prefeitos  se jogaram a esbórnia com drogas - Marcos Rocha deve ter boas cartas na manga  - Gente de Opinião

Treinar para a ação

A cena já foi vista em muitos filmes: manobras aéreas heroicas das forças de combate ao crime operando em pistas improvisadas por vilões em plena floresta. A diferença entre o combate a vilões de fantasia e os exercícios táticos em pistas críticas, como o desenvolvido recentemente pelos esquadrões Tracajá e Cobra em São Gabriel da Cachoeira, é que agora e aqui se trata de lidar com a realidade.

Os vilões não são de fantasia: bem reais, operam neste momento, com o máximo de cuidado, achando-se livres das ações de controle. Neste caso, treinamento de pousos e decolagens curtas em pistas não preparadas e críticas, como parte da formação e manutenção operacional de aeronaves combinadas com atividades terrestres, são esforços obrigatórios.

O crime, motivado por drogas ou fanatismo religioso, não dorme. Correta, nesse caso, a pauta do 17º Fórum de Governadores da Amazônia, em Macapá, quando os secretários de segurança trataram das dificuldades de acesso, escassez de efetivo, recursos escassos e atrapalhos federais.

A difícil realidade mundial, com falta de cooperação entre nações, sonhos hegemônicos de grandeza e nacionalismos aloprados que põem a perder as tentativas de cultivar a paz e o entendimento fazem todo treinamento urgente e necessário.

..................................................

Corredor bioceânico

Com recursos chineses e o envolvimento do Paraguai e do Chile, começa a andar o projeto do corredor biocêanico ligando os portos de Paranaguá (PR) a Antofagasta, no Chile. O primeiro encontro em Brasilia reuniu o governador paranaense Carlos Ratinho Massa Junior com os embaixadores dos paises vizinhos. Neste projeto de integração Rondônia esta escanteada.

Para cascudos

O publicitário Junior Gonçalves, ao aceitar o cargo de interlocutor do Centro Político e Administrativo com a Assembléia Legislativa, já na condição de chefe da Casa Civil, esta caçando para sua cabeça. Vai perceber loguinho o que é lidar com raposões. Lembro que até gente cascuda (no caso, políticos experientes) já sofreu nas mãos dos deputados estaduais em gestões anteriores.

Cartas na manga?

Pelo seu lado, o coronel Marcos Rocha deve ter boas cartas na manga para indicar um debutante na política para interagir com o Poder Legislativo. Deve ser as gravações dos deputados? Caso contrário estará subestimando os catimbeiros do Legislativo que não escondem o desejo de colocar Rocha de joelhos e se adonar dos cargos de primeiro escalão mais apetitosos.

Os escandalos

A Marcha dos Prefeitos para Brasilia escancarou o que o Brasil inteiro já sabia. Com gordas diárias no bolso, ou seja, com recursos do erário, muitos alcaides  se jogaram a esbórnia com drogas e se envolvendo em casos com prostitutas. Isto foi flagrado nas cameras dos hoteis apinhados de prefeitos. A sacanagem dos pilantras ainda repercute em Rondônia, Paraná e no Nordeste. 

No Cone Sul

As duas prefeitas do Cone Sul do estado, Scheila Rosso de Chupinguaia e Lizete Martt de Cerejereiras (ambas do PV) estiveram com o governador Marcos Rocha (PSL) para tratar da liberação de recursos para infra-estrutura daquelas cidades e recuperação da malha viária rural seriamente danificado nesta temporada pela estação das chuvas. Rocha se mostrou sensível aos apelos.

....................................................

 

Via Direta

*** As taxas de desemprego aumentaram em todo o Pais mostrando a desilusão e a desconfiança da classe empresarial com o governo Bolsonaro *** Urge a recuperação da economia para melhorar a confiança do empresariado com novos investimentos *** Enquanto isto, os brasileiros e atiram ao mercado informal *** Mas o que estava fazendo aquele prefeito rondoniense de bumbum de fora escancarado, num corredor de hotel de madrugada em Brasilia?*** Caçava machos, ou fêmeas?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante

Respostas plausíveisA França é o segundo maior país da Europa, só perdendo em área territorial para a enorme Rússia. Essa consideração é importante

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)