Quarta-feira, 5 de setembro de 2012 - 05h20
A diferença
Com a tendência de eleição em dois turnos, a pergunta que se faz é se haverá tempo – temos agora pouco mais de 30 dias - para os concorrentes tirar a diferença dos dois candidatos que vão liderando a corrida sucessória na capital, Lindomar Garçon (PV) e Mauro Nazif (PSB). Joga-se agora contra o tempo.
Edição especial
O Diário da Amazônia já está em clima de festividades para seu 19º aniversário. A programação vai culminar com uma edição especial no próximo dia 13 de setembro. Com uma exposição de artistas e fotógrafos locais, prossegue aberta a visitações a semana de arte e comunicação deste diário.
A coincidência
Por coincidência, a data de inauguração deste Diário é a mesma do Território Federal do Guaporé (que originou Rondônia) e da TV Rondônia. Então a festa é maior, uma data histórica unindo dois grandes órgãos de comunicação e o território criado pelo então presidente Getulio Vargas.
Chá de sumiço
Nos bastidores políticos tem sido comentado o chá de sumiço do ex-governador Ivo Cassol (PP), atual senador e líder da oposição ao governo de Confúcio Moura (PMDB). Nos principais municípios do estado ele não tem participado ativamente da campanha deste ano. Será que deixou para a coisa para a reta final?
CPI da Emdur
Os vereadores começam a falar da instalação de uma CPI pra investigar as irregularidades já constatadas na Empresa de Desenvolvimento Urbano –Emdur. Como o governo municipal tem ampla maioria na Câmara de Vereadores, dificilmente às investigações vão causar algum dano à gestão do prefeito Roberto Sobrinho.
Na Época
O ex-prefeito Melki Donadon ainda não conseguiu registrar seu nome como candidato a prefeitura de Vilhena. Depois do novo escândalo divulgado pela revista Época envolvendo a família Donadon é até possível que desista da empreitada para sair do foco da grande imprensa.
A condenação
A conceituada revista focalizou na sua edição do final de semana a boa vida do deputado federal Natan Donadon, condenado a 13 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal e um dos casos mais marcantes de impunidade neste país. A matéria é assinada por Leandro Loyolla.
A arrecadação
Como não bastasse a queda no repasse de recursos federais nos últimos meses e o recuo na arrecadação de tributos estaduais, os prejuízos ao erário rondoniense devem aumentar com a queda nas exportações de grãos pela hidrovia do Rio Madeira cujo leito desce dia após dia.
As conseqüências
E por falar na severa estiagem que atinge a capital, também a região central do estado tem sido seriamente penalizada pela seca. No Distrito de Nova Aliança, na região de Urupá, o governo do estado foi obrigado a furar vários poços artesianos para atender as populações urbanas e rural da localidade.
Anualmente, milhares de turistas brasileiros vão ao exterior em busca de novidades e acabam se contentando com roteiros já sem surpresas, como Paris, Roma ou Nova Iorque, sem saber que o Brasil têm maravilhas ainda desconhecidas.
Uma delas, sem qualquer dúvida, é o Delta do Parnaíba, localizado no Piauí. Um dos três únicos deltas naturais do mundo, o Delta do Parnaíba é um santuário ecológico que abriga diversas espécies de aves, peixes e mamíferos de nossa fauna.
Suas praias, ilhas, lagoas e dunas são um espetáculo imperdível que a natureza proporciona aos privilegiados que têm a sorte de conhecê-las. O Delta do Parnaíba é formado por cinco braços: Luís Correia, Canárias, Caju, Melancieira e Tutóia. São mais de 80 ilhas e ilhotas espalhadas entre dunas, mangues e gamboas que abrigam diversas espécies da flora e fauna brasileiras, além de proporcionar ao visitante paisagens belíssimas.
O litoral do Piauí é privilegiado pela beleza de suas praias, capazes de atender aos caprichos de qualquer turista. Águas mornas e areias claras são suas marcas registradas. Elas se apresentam sob a forma de praias utilizadas para a prática do surf, áreas movimentadas, com muita música, badalação e também praias tranquilas, ideais para o descanso.
A Praia da Pedra do Sal é uma das praias mais belas do litoral piauiense. Caracteriza-se por um braço de formações rochosas adentrando o mar, dividindo o local em duas praias: Uma com águas calmas e outra com águas agitadas, próprias para a prática do surf.
Já a Praia de Atalaia é um local de agitação, movimento, som, festa e alegria. Diversos bares e restaurantes se destacam por toda a orla, oferecendo as mais diversas opções em frutos do mar e comidas típicas.
Situada no município de Parnaíba, a Lagoa do Portinho é um local de prazer e entretenimento. Suas dunas sinuosas e brancas contrastam com as águas escuras e uma densa vegetação, onde uma completa infra-estrutura receptiva oferece bares, restaurantes, espaços para shows, estacionamentos e atracadouros para lanchas. Competições de jet-skis, lanchas e windsurf contribuem para o visual jovem e movimentado da lagoa, onde, nos finais de tarde, se pode assistir a um belíssimo pôr-do-sol, um dos preferidos do litoral brasileiro.
Via Direta
*** A sucessão na OAB começa a agitar o pedaço *** Na oposição Andrey Cavalcanti vai se firmando, enquanto que na situação José Bandeira e Ivan Maquiavelli (este de Ji-Paraná) disputam espaço *** E Celso Cecatto desponta como um nome alternativo.
Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra
Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com
Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!
Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament