Terça-feira, 11 de junho de 2013 - 19h15
Começam as definições
O tempo urge e a classe política começa a esboçar um novo cenário para as eleições de 2014, já que o prazo de filiações – e portanto de mudanças de partidos – para quem pretende disputar cargos eletivos se encerra em outubro. No panorama de disputa ao governo o fato novo foi o presidente da Assembléia Legislativa José Hermínio deixar oficialmente o PSD para ingressar numa nova legenda.
A composição de nominatas para Assembléia Legislativa é o que mais deve gerar alterações nos quadros partidários. O deputado Neodi Carlos, por exemplo, está deixando o PSDC, assim como o parlamentar Luiz Claudio, o PTN. Ambos rumam para o MD, o Mobilização Democrática, legenda aliada do senador Ivo Cassol.
Ainda nublado, o quadro para a disputa ao governo do estado carece de definições. O próprio governador Confúcio Moura (PMDB) não confirma a decisão de pleitear a reeleição. Cassol e Expedito miram resolver pendengas com a justiça eleitoral e os demais postulantes, como Alex Testoni (PSD) e Karan Roriz (PEM) buscam alianças confiáveis para a peleja.
Ao meio de tantas especulações, não se vê o novo partido, denominado Rede de Sustentabilidade, liderado pela ex-senadora Marina Silva mostrar os dentes em Rondônia. Nenhuma liderança expressiva anunciou filiação.
Nomes disputados
O milionário Mário Português, que deixou o PPS de João Cahula recentemente e o presidente da Assembléia Legislativa José Hermínio Coelho que caiu fora do PSD de Moreirão Mendes, estão sendo disputados a dentadas pelas demais agremiações políticas, que visam reforços para o pleito de 2014.
Eleições 2014
Explica-se a disputa por dois nomes de peso na política da capital: Quem conseguir a adesão de Hermínio terá um nome à altura para a disputa ao governo do estado ou ao Senado, no caso de Mário Português, trata-se de um nome cotado para uma cadeira na Assembléia Legislativa do estado.
Os entendimentos
Nos bastidores, o que se fala é que os dirigentes do PDT, do PSDC e do DEM estão abrindo conversações junto ao PSB para a formação de nominatas de pré-candidatos a Assembléia Legislativa e à Câmara dos Deputados. Cada partido já está selecionando seus nomes para uma coalizão.
Haja corruptos!
Conforme levantamento recente do Conselho Nacional de Justiça-CNJ até o final do ano serão julgados 77.081 processos contra acusados de corrupção. Destes, 29.053 ações são de improbidade administrativa e 48.028 de crimes contra a administração públicas. Haja corruptos neste Brasil. É uma praga que vem desde os idos da colonização, conforme revela o Procurador Heverton Aguiar.
A pacificação
Otimista, o governador Confúcio Moura (PMDB) acredita que acabará com as greves nos próximos dias. Ele pretende um acordo na justiça com as categorias em pé de guerra e com isto poderá gerir o estado com mais tranqüilidade, já que até para despachar anda um sufoco. Cada dia se vê obrigado a atender em lugar diferente para driblar os grevistas.
A proposta
Em nota a imprensa, o partido em formação, Rede de Sustentabilidade, avaliou como positiva a pesquisa do Instituto Data Folha inserindo a ex-senadora Marina Silva em segundo lugar nas pesquisas de intenções de votos à Presidência. O comando da sigla entende que a proposta de desenvolvimento sustentável foi entendida pelos brasileiros.
Via Direta
*** A Confederação Nacional de Municípios - CNM marcou para o dia 9 de julho abertura da nova Marcha a Brasília*** A prefeitura e governo estadual já tocam obras de encascalhamento e pavimentação nos bairros da capital *** O senador Acir Gurgacz cumpre agenda cheia no final de semana na capital.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros
Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)