Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Elogiável o movimento anticorrupção liderado pelo Observatório Social do Brasil


 Uma nova cultura

Elogiável o movimento anticorrupção liderado pelo Observatório Social do Brasil São moradores de mais de 100 municípios que se uniram para impedir fraudes em compras públicas, combatendoElogiável o movimento anticorrupção liderado pelo Observatório Social do Brasil - Gente de Opinião desperdícios que somam até R$ 1,5 bilhão dos cofres municipais nos últimos anos. O movimento cria uma cultura anticorrupção.

Desde 2008, com movimento voluntário estudantes, aposentados, empresários e profissionais de diversos setores o organismo monitora o dinheiro reservado para compras públicas oriundo de tributos e impostos. A iniciativa já atinge 30 milhões de brasileiros, algo em torno de 15% da população do país.

A prevenção e o combate á corrupção, por meio de ações a cidadania é um fenômeno crescente no Brasil. Um exemplo é o trabalho diário de parte de 3000 voluntários dos observatórios, que acompanham licitações e pregões (eletrônicos e presenciais) de compra de órgãos públicos municipais em 19 estados. Enquanto isto, outra parte do grupo se mobiliza para receber –juntamente com funcionários públicos os produtos comprados pelas prefeituras. É a garantia de que os moradores receberão o retorno de seus impostos.



 

Apoio de Cassol

Elogiável o movimento anticorrupção liderado pelo Observatório Social do Brasil - Gente de OpiniãoNos bastidores já é tido como certo o apoio do senador Ivo Cassol (PP) a candidatura do deputado estadual Léo Moraes (PTB) a prefeitura de Porto Velho, deixando na mão o deputado Ribamar Araujo (PR), um pré-candidato da sua base aliada. Ivo. Como se sabe já enterrou pelo menos três candidatos a prefeito na capital.

Às avessas

Gente de Opiniãoem disputa direta, Ivo é considerado imbatível, mas como apoiador só tem enterrado postulações. Trata-se de um pé de coelho às avessas. Apoiou a prefeito Everton Leone, Lindomar Garçon e Mário Português a prefeito na capital e todos tubularam gloriosamente. Também João Cahula, Ivone, Jaqueline e Expedito tiveram seu “apoio” com derrotas retumbantes.

Barrado no baile

Gente de OpiniãoA nova legislação eleitoral tem acarretado dissabores para os políticos mais inexperientes principalmente no que diz respeito ao que é considerada campanha antecipada. Em Porto Velho, Williames Pimentel (PMDB) já foi acionado e em Vilhena o empresário Japonês da Granja (PV) teve o lançamento de sua candidatura que aconteceria no CTG local barrada pelo Ministério Público Eleitoral.

Os escalados

Gente de OpiniãoO PMDB já esta escalando candidatos as prefeituras nos principais pólos regionais de Rondônia. Em Porto Velho, com Willians Pimentel, ex-secretário de Saúde em Ariquemes com o delegado Thiago Flores, em Ji-Paraná com Solange Pereira, em Cacoal com a deputada estadual Glaucioni Nery. Destes, é Glaucioni que desponta com mais chances de emplacar.

Aliança rachada

Gente de Opinião

Gente de OpiniãoCom a confirmação pelo governador Confúcio Moura em apoiar Willians Pimentel (PMDB) à aliança do governo do estado, formada em 2014, rachou de vez. Ocorre, que o PSB do vice governador Daniel Pereira esta fechado com o projeto de reeleição do prefeito Mauro Nazif. Também o PDT que apoiou Confúcio, confirmou presença no palanque do atual alcaide da capital.


 

Via Direta

*** O Rio Madeira vai baixando rapidamente neste verão e a navegabilidade já esta prejudicada em vários trechos até Itacoatiara (AM) *** Urge a dragagem *** Sobre a “parceria” entre a prefeitura de Porto Velho com o governo do estado, os peemedebistas sintetizam: “Nós entramos com obras, o município com os buracos nas ruas” *** É que o PMDB esta em pé de guerra com Nazif por conta a ação de abuso eleitoral contra Willians Pimentel. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)