Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Definições foram chutadas para depois de março - Por Carlos Sperança


Um grande igapó

Como nos anos anteriores, e isto já faz muito tempo, a cidade de Porto Velho se transforma num grande igapó, tanta chuva desabando neste inverno amazônico, em mais uma diabrura do efeito La Nina, o mesmo que nos levou aquela enchente histórica de 2014. Seja no Lagoinha, em partes dos bairros Socialista, Pantanal e no Santana, a água bate nas pernas dos moradores. Definições foram chutadas para depois de março - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Na região do centro histórico as águas quase encobrem os veículos tomados de surpresa e invadem lojas, como ocorre a tantas décadas. Some-se a falta de drenagem, e neste caso temos também o relapso de comerciantes e moradores deixando lixo nas ruas e entulhando as bocas de lobo. Não bastasse, nossos canais e igarapés padecem com a poluição de garrafas pets e até de carcaças de geladeiras, de carros velhos, etc.

Não vai ser ainda na gestão do prefeito Hildon Chaves que Porto Velho conseguirá se safar das alagações. Serão necessárias mais tantas gestões, com os prefeitos trabalhando com afinco, para que a capital finalmente consiga superar o problema.


Triste realidade

Definições foram chutadas para depois de março - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Mais um ano vai terminando e projetos com mais de uma década, como do esgotamento sanitário e da nova rodoviária continuam travados em Porto Velho. A licitação da água e esgoto foi interrompida, por falhas no projeto e superfaturamento, ainda no governo Ivo Cassol e o da nova rodoviária esta empacado desde os alicerces fincados ainda na gestão do prefeito Roberto Sobrinho. A coisa ainda vai longe.
 

Pólos regionais

Definições foram chutadas para depois de março - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Pelo lançamento de tantas candidaturas a Assembléia Legislativa do estado, pólos regionais importantes de Rondônia, como Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena poderão sofrer com os problemas de pulverização de votos nos seus colégios eleitorais prejudicando suas respectivas representações na casa legislativa. Com isto, cidades menores e mais unidas podem acabar beneficiadas, como já ocorreu no pleito passado.
 

As definições

Definições foram chutadas para depois de março - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Vários ex-prefeitos rondonienses ainda não decidiram se entram na disputa a cadeiras da Assembléia Legislativa ou a Câmara dos Deputados. São os casos em Porto Velho de Roberto Sobrinho (PT) e José Guedes (PSDB); de Ernandes Amorim (Ariquemes), Antonio Geraldo (PDT-Presidente Medici), Jean Mendonça (Pimenta Bueno), entre outros nomes regionais. As definições foram chutadas para depois de março.

 

A polêmica


Vídeo da SICTV

Segue, em Porto Velho, ao meio de audiências públicas, a polêmica do funcionamento do taxi-lotação. Depois da primeira reunião dos vereadores realizada no meio da semana, alguns vereadores se manifestaram favoráveis e outros contrários a medida. Para a medida funcionar é preciso ser aprovada pelo plenário da Câmara de Vereadores e o projeto sancionado pelo prefeito Hildon Chaves.
 

Onda de arrastões

Definições foram chutadas para depois de março - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

A segurança pública atingiu níveis intoleráveis em Porto Velho. É pavorosa a onda de arrastões nos ônibus de transportes passageiros e os constantes assaltos aos usuários nos pontos de ônibus na capital.  A situação esta realmente muito perigosa para a população. O que se vê é um colapso na segurança pública e os lojistas e comerciantes aterrorizados com o que vem ocorrendo nas principais avenidas da capital neste final de ano.

 

Via Direta

*** Urge a revitalização do centro histórico da capital e suas principais avenidas *** Tanto a Sete de Setembro como a Carlos Gomes tem perdido espaço nos últimos anos com dezenas de pontos comerciais fechados *** Os ex-prefeitos de Porto Velho Sebastião Valadares e Carlinhos Camurça penduraram as chuteiras na política *** Fizeram a opção de deixar as respectivas carreiras pelas atividades privadas e por paparicar os netinhos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce

O hoje veio de ontem Há uma diferença enorme entre “governo”, o arranjo eleitoral que leva um grupo de políticos ao topo dos cargos da República, e

As composições ao Senado, Hildo na toca da onça e os reforços de Marcos Rogério

As composições ao Senado, Hildo na toca da onça e os reforços de Marcos Rogério

Mundo em guerraAs aventuras guerreiras do presidente Donald Trump sem prazo para acabar combinadas com quatro anos seguidos de combates na Ucrânia

A confirmação de Hildon, a peleja ao Senado e o bolsonarismo que pretende fazer barba, cabelo e bigode

A confirmação de Hildon, a peleja ao Senado e o bolsonarismo que pretende fazer barba, cabelo e bigode

Remediar é caroA piora das condições climáticas mundiais ainda não foi suficiente para obrigar os governos a tomar medidas imediatas para atacar as

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

Metais na berlindaJá é consenso a noção de que o desenvolvimento do Brasil terá como importante componente as terras raras, os 17 elementos químico

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)