Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

De todas as lideranças femininas em ascensão desde a década de 90, apenas Marinha firmou-se, já no sexto mandato


As lideranças femininas

Gente de OpiniãoAs ex-prefeitas Sueli Aragão, Milene Mota, Daniela Amorim, a ex-deputada estadual Marlene Goyareb e a ex-senadora Fátima Cleide projetavam carreiras políticas brilhantes no estado e em alguns casos até sendo cogitadas para atingir o governo do estado, mas por um motivo ou outro ficaram no meio do caminho. De todas as lideranças femininas em ascensão desde a década de 90, apenas firmou-se a deputada federal Marinha Raupp, já cumprindo seu sexto mandato.

Mesmo com eleitorado superior ao do masculino, as mulheres não têm conseguido representatividade compatível. Na capital sequer terão candidata a prefeita e na história política local nenhuma foi eleita desde o primeiro pleito pelo voto direto em Porto Velho.

Municípios como Cacoal, Rolim de Moura e Pimenta Bueno já tiveram mulheres no Poder Executivo municipal, mas a representação feminina não projeta nas eleições de outubro avanços nos principais colégios eleitorais, que são Porto Velho, Ariquemes e Ji-Paraná. Dos cinco maiores colégios eleitorais do estado apenas em Cacoal, com Glaucioni Nery e em Vilhena com Rosani Donadon (neste caso já com pedido de impugnação) o poder feminino tem chances de chegar lá.


Os rumos do PMDB

De todas as lideranças femininas em ascensão desde a década de 90, apenas Marinha firmou-se, já no sexto mandato - Gente de OpiniãoBuscando a preparação e o lançamento de uma candidatura própria a presidência da República em 2018, o PMDB mobiliza todas as suas forças nas eleições municipais deste ano para tornar viável a reeleição (?) de o presidente interino Michel Temer- talvez até ele mesmo como candidato embora jure aos tucanos que tal fato não acontecerá. Do PMDB, que depois de juras de amor traiu os tucanos pelo PT e agora troca a aliança com os petistas pelos tucanos, tudo e possível já que o punhal da traição sempre estava bem afiado.

No pleito de 2016, o partido esta lançando 2.336 candidatos a prefeitos nos municípios brasileiros, trinta a mais do que em 2012. Todas as alianças frankstênicas são permitidas no seio peemedebista, desde com o novo parceiro, o PSDB, partido preferencial de coalizão, como também com o atual antagonista PT com quem tem 76 candidatos a vice-prefeitos nas chapas montadas pelo PMDB. Onde for possível entendimento, e os petistas esquecerem as mágoas pela deposição de Dilma, todos serão são bem vindos,

Em Rondônia, no entanto,, o PMDB patina nos principais colégios eleitorais do estado. Mas dos cinco maiores tem chances de emplacar eleitos em Cacoal e Vilhena.


Os corsários coadjuvantes

De todas as lideranças femininas em ascensão desde a década de 90, apenas Marinha firmou-se, já no sexto mandato - Gente de Opinião

Passados os jogos olímpicos e a grande decepção do povo brasileiro com a decisão do Supremo Tribunal Federal em transferir para as câmaras de vereadores a responsabilidade da aprovação das contas dos prefeitos, a população se volta para a votação no Congresso Nacional do pedido de impeachment da pirata bucaneira Dilma Rousseff, que ainda mantém ares de injustiçada e rainha ofendida.

Os brasileiros, em ampla maioria, estão de acordo que é necessário passar o Brasil a limpo e detonar as raposas felpudas que infestam a vida pública. Nunca se roubou tanto nas prefeituras, nas assembléias legislativas (repletas de fantasmas e de nepotismo cruzado), no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto.

Mas que além da presidente Dilma que era a chefona dos saqueadores petistas, a opinião pública se volte ao irmão siamês do PT em termos de corrupção, que é o PMDB, o partido com o maior numero de corruptos investigados pela Operação Lava Jato por metro quadrado.  Que a indignação dos Brasileiros não seja passageira, já que Igualmente ao PT e ao PMDB, do PP e o PSDB trazem em seu bojo elevado numero de corsários coadjuvantes no processo de rapinagem dos cofres públicos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As indefinições dos partidos e Porto Velho sem dois concorrentes fortes

As indefinições dos partidos e Porto Velho sem dois concorrentes fortes

Selo vitoriosoA decisão do comitê gestor do Selo Amazônia de anunciar até maio a norma que vai orientar a certificação de produtos da floresta e ar

Hildon Chaves é um dos candidatos favoritos ao Governo de Rondônia

Hildon Chaves é um dos candidatos favoritos ao Governo de Rondônia

Em defesa da vida As respostas para os problemas da humanidade podem estar em livros religiosos, mas elas não serão aplicadas com más leituras. Mat

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce

O hoje veio de ontem Há uma diferença enorme entre “governo”, o arranjo eleitoral que leva um grupo de políticos ao topo dos cargos da República, e

As composições ao Senado, Hildo na toca da onça e os reforços de Marcos Rogério

As composições ao Senado, Hildo na toca da onça e os reforços de Marcos Rogério

Mundo em guerraAs aventuras guerreiras do presidente Donald Trump sem prazo para acabar combinadas com quatro anos seguidos de combates na Ucrânia

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)