Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 29/05/13


O poder nas Assembléias

Além do projeto de lei que regulamenta a criação, incorporação e desmembramentos de novos municípios em discussão no Congresso Nacional, um projeto de lei complementar será votado em junho, devolvendo às assembléias legislativas a autonomia de criar novos municípios 17 anos depois de uma emenda constitucional ter retirado dos estados o poder de decidir sobre as emancipações

Conforme recente levantamento do jornal o Globo, o Brasil poderá ganhar 410 novos municípios com a medida. Lideranças pressionam os parlamentares em Brasília para a consolidação das propostas consideradas municipalistas.

Na década de 80, como se recorda houve uma farra de criação de novos municípios e até hoje centenas – muitos com menos de 1.500 habitantes - deles não tem as mínimas condições necessárias de vida própria, dependendo de repasses estaduais e federais para o custeio da máquina administrativa. Teme-se, então, que a devolução do poder de decisão da criação dos novos municípios para as assembléias, reedite uma nova febre no país.

O panorama

O Diário publica no final de semana matéria especial com o governador Confúcio Moura dando um panorama geral do estado. Da dívida do Beron a arena Multieventos, da nova rodoviária ao novo estádio Aluizão, numa sabatina que abordou também as greves, a criação dos novos municípios, etc.

Novos ares

Visando acomodações para o ano que vem vários deputados estaduais planejam trocar de ninho. Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste), insatisfeito na sua legenda, esta pulando para o PPS, de João Caulha, cujo partido agora é denominado de Mobilização Democrática, com a incorporação do PMN.

Outras mudanças

Também cogita-se a saída da deputada Glaucioni Nery (PSDC) e de Luiz Claudio do PTN. São parlamentares que fazem as contas para a reeleição e que necessitam de ampliar espaço. O novo ordenamento de forças políticas também decorre das composições dos governadoraveis para 2014.

Mais complicada

É no PSD, com dois nomes cogitados para disputar o governo, onde existe uma situação mais complicada. Já estaria acertado com o comando nacional que o candidato ao governo estadual seria Alex Testoni, sendo preterido com isto, Hermínio Coelho, que já estaria procurando outras alternativas para a peleja de 2014.

As penalidades

No entanto, para os deputados estaduais deixarem suas legendas, sem a penalidade da perda de mandatos pela justiça eleitoral, precisam ser expulsos pelos diretórios municipais e estaduais. Haverá muito teatrinho para burlar a lei com encenação de brigarada e perseguição aos migrantes partidários.

A conspiração

Até o regime de chuvas conspirou contra a administração do prefeito Mauro Nazif que rezava pelos dias de sol para trabalhar na recuperação das ruas esburacadas. Geralmente o verão começa em abril, nesta temporada, já estamos no final de maio, e São Pedro ainda não se despediu. Coisa de louco!

A captação

O prefeito César Cassol, de Santa Luzia do Oeste, trabalha bem na captação de recursos das emendas parlamentares. Quando vai a Brasília visita os gabinetes de todos

Os paramentares da bancada federal e quando o município é beneficiado – sem distinção de credo político - ele dá a contrapartida citando a origem dos recursos.

As pesquisas

Já começam a circular pesquisas para todos os gostos e credos para as eleições 2014. Num estado onde as coisas só se decidem nos últimos dias de campanha e com efeito manada – no caso só perto de outubro do ano que vem - comentar sondagem eleitoral nesta altura do campeonato é no mínimo perda de tempo ainda mais num estado onde o hábito é fraudar pesquisa até para eleição de sindicato.

Via Direta

*** O PDT começa a trabalhar sua nominata de pré-candidatos a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados *** Com o contingenciamento de recursos da União, a sonhada dragagem do Rio Madeira foi para as cucuias *** O PT estaria estudando Padre Tom ao governo e Sobrinho ao Senado. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na política, virar a casaca – passar para o lado dos adversários

Na política, virar a casaca – passar para o lado dos adversários

Digna de atenção“Pra gente que tem memória, muita crença, muito amor”. Sob a inspiração da “Saga da Amazônia”, de Vital Farias, a Academia Brasilei

Constato uma disputa encarniçada para as cadeiras da Assembleia Legislativa

Constato uma disputa encarniçada para as cadeiras da Assembleia Legislativa

Lei desafiadaO fenômeno de quatro votos diferentes no julgamento do Marco Civil da Internet pôs a nu as dificuldades do Estado brasileiro diante da

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Gente de Opinião Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)