Quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 - 07h02
Em declínio
Já entrando numa fase de declínio, na geração de empregos, Porto Velho ficou fora da lista dos 50 municípios que mais empregaram no Brasil em 2011. Por coincidência, quem entrou na lista das cidades que mais criaram postos de trabalho foi Altamira (PA), que recebe levas de migrantes rondonienses para a Usina de Belo Monte.
A reviravolta
A inclusão do nome do ex-vice-governador Orestes Muniz nas prévias do PMDB para o mês de março indica uma reviravolta nas eleições municipais em Porto Velho. Caso seu nome for sacramentado, a legenda volta a contar com um postulante de ponta e em condições de reverter o favoritismo inicial de Mauro Nazif (PSB).
Natimorto
O embrião de centro, formado pelo PSDB, PV e PR acabou morrendo em plena gestação. O que se vê é os tucanos de Lindomar Sandubas para um lado, o PR de Miguel de Souza para outro e o Partido Verde se organizando para um projeto solo. Juntos estas siglas seriam fortes, separadas são frágeis.
As definições
Passado o carnaval, com as prévias do PT e do PMDB em março, teremos as primeiras definições do quadro sucessório na capital. Mas a oficialização das candidaturas só deverá ocorrer no mês de junho, com as convenções municipais. Por enquanto poucas alianças se concretizaram e mesmo os candidatos de ponta estão com as atividades meia boca.
No interior
A se confirmar três postulações poderosas em Vilhena, teremos um dos pleitos mais sensacionais no Portal da Amazônia. O prefeito Zé Rover (PP) pleiteia a reeleição com apoio do senador Ivo Cassol, o ex-prefeito Melki Donadon (PTB) tem o respaldo dos caciques Nilton Capixaba e Valter Araújo. Já, Luizinho Goebel (PV) terá apoio de Confúcio.
![]() |
A despedida
O prefeito de Porto Velho. Roberto Sobrinho (PT) começa a preparar sua despedida, depois de quase oito anos. Obras de vulto deverão ser inauguradas até o final do ano, entre elas novos postos de saúde, várias creches, o terminal fluvial de passageiros. Ele pretender ainda bater um recorde na regularização fundiária, atingindo 25 mil escrituras.
![]() |
A Fraternidade
A CNBB lança na quarta-feira de cinzas, dia 22 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade 2012 em Rondônia. O tema da campanha será a saúde pública, assunto que aflige a toda população brasileira, que padece com o atendimento precário e, que, ainda assiste a rapinagem destes recursos.
Os ex-prefeitos
Dos ex-prefeitos de Porto Velho apenas José Guedes (PSDB) estará na ativa nas eleições deste ano disputando uma cadeira á Câmara de Vereadores. Jerônimo Santana esta residindo em Brasília, Sebastião Valadares pendurou as chuteiras e Carlinhos Camurça não tem se manifestado, embora seja considerado um nome em recuperação.
Do Cotidiano
Abalando os povos
Há uma crise sem precedentes acontecendo no mundo, neste exato momento. Os historiadores somente falarão sobre ela e sua completa feição no futuro, quando seus fundamentos forem digeridos intelectualmente. Mas em vários pontos do planeta ocorrem sintomas de que ela está abalando povos e famílias de maneira jamais vista.
Na Grécia e outros países europeus ocorrem crescentes protestos. Nos EUA e no Japão, desastres ecológicos e manifestações nas grandes cidades já são sentidas. No Brasil, explode a violência na forma de banditismo e repressão, enquanto o arrocho salarial no setor público já se manifesta no descuido com os serviços prestados à população.
A relação entre servidor público insatisfeito e deterioração dos serviços prestados se nota mais facilmente nas áreas de educação e saúde. O episódio da “doença espiritual” entre os índios da Amazônia é bem revelador do que já começa a acontecer, não apenas nesta região, mas nos mais diferentes pontos do Brasil.
Os índios se declaram não apenas doentes fisicamente, mas também espiritualmente. Reportam uma situação pessoal de desânimo e impotência ao necessitar de ajuda e não recebê-la.
No Vale do Javari, a mais de mil quilômetros de Manaus, na fronteira com Peru e Colômbia, vivia a adolescente Regiane Marubo, 12, filha de um líder indígena. Portadora de hepatite, não recebeu atendimento de profissionais de saúde, que estavam com salários atrasados e em greve.
Transnacionais e bancos faturam como nunca, mas não se constata um impacto favorável desse “bom momento” da economia no estado de espírito dos brasileiros.
Do Oiapoque ao Chuí, os brasileiros sofrem com a deterioração dos serviços públicos, determinados pela virtual falência dos municípios e orçamentos públicos que são apenas peças contábeis de fácil manipulação, sem muito a ver com a realidade.
A arrecadação de impostos nunca foi tão grande. O Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo, mostrava já em 2011 uma arrecadação superior ao 1,5 trilhão de reais, mas a saúde e demandas sociais importantes como a segurança, deixadas de lado. Os sem-teto e os miseráveis se espalham pelas metrópoles brasileiras. Até quando?
Via Direta
***Com chuvas intensas, a malha das estradas vicinais e coletoras já esta bem deteriorada em algum regiões de Rondônia *** O Partido Verde começou a traçar planos estudar alianças com seu pré-candidato Lindomar Garçon *** O PSDB prepara forte nominata de postulantes a vereança na capital.
Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Aliança confirmada, chapa fortalecida e lideranças mobilizadas
Avançar e evoluirPerdidas como tábuas de salvação em um mar revolto de más notícias para a vida, os negócios e a estabilidade mundial, há pelo meno

As indefinições dos partidos e Porto Velho sem dois concorrentes fortes
Selo vitoriosoA decisão do comitê gestor do Selo Amazônia de anunciar até maio a norma que vai orientar a certificação de produtos da floresta e ar

Hildon Chaves é um dos candidatos favoritos ao Governo de Rondônia
Em defesa da vida As respostas para os problemas da humanidade podem estar em livros religiosos, mas elas não serão aplicadas com más leituras. Mat

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce
O hoje veio de ontem Há uma diferença enorme entre “governo”, o arranjo eleitoral que leva um grupo de políticos ao topo dos cargos da República, e
Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)