Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 13/12/14


 

A bolha rondoniense

Depois de um período de grandes lançamentos e de preços lá em cima, o mercado imobiliário de Porto Velho, um dos mais auspiciosos do país desde o final da década passada, entrou em declínio. Já não se vende e tampouco se aluga como antes e a insistência de proprietários em manter preços lá em cima, deixa como rastro centenas de imóveis comerciais e residenciais desocupados inclusive no centro comercial.

Restou a algumas incorporadoras a humilhação de suspender a construção de torres comerciais – com muitas salas e apartamentos vendidos-  e aquelas com unidades ainda disponíveis lançar mão de descontos de até 30 por cento.

A bolha imobiliária rondoniense chegou prá valer. Uma parte dos corretores de imóveis está mudando de profissão, imobiliárias com menor estrutura fecharam e não existe uma expectativa local de melhoras na economia para o setor voltar a crescer no ano que vem.

No caso de Porto Velho, uma cidade que ainda não se recuperou da maior cheia do século a situação é mais difícil, pois o plano de recuperação com os recursos prometidos pela União até agora não chegaram. Não bastasse se exagerou nos lançamentos de apartamentos e de loteamentos e o resultado esta aí, a vista de todos, para tamanho olho gordo.

No Congresso

A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias ficou para a semana que vem e os parlamentares já foram convidados pelo presidente Renan Calheiros para o ato. Num ano repleto de escândalos envolvendo deputados federais e senadores – Rondônia “brilhou” no quesito com Natan Donadon e Ivo Cassol - muita coisa ficou para trás e muitas reformas proteladas para o próximo ano.

Na Assembléia

Já, no que ser refere à Assembléia Legislativa de Rondônia, depois da votação da lei orçamentária tudo esta calmo e a casa de leis se prepara para entrar em recesso a partir da semana que vem. No entanto é aguardada convocação de sessões extraordinárias para o meio de semana, ou logo após a cerimônia de diplomação dos deputados eleitos nas eleições de outubro, dia 14.

As conversações

Com os ventos a favor da nau Presidente Vargas – já não se acredita no afastamento do timoneiro Confúcio Moura – as conversações entre os partidos para definir as indicações de novos secretários aumentaram nas últimas horas. É claro, que toda hora ainda existem sobressaltos e qualquer boato pode deixar todo mundo em pânico. Afinal, quem deve, teme!

A vampirização

A banalização das operações policiais em Rondônia é tamanha e com tal intensidade parecendo que o Ministério da Justiça montou plantão da Policia Federal para atender a demanda de criminosos do colarinho branco em geral, no atacado e no varejo. Nada mais surpreende os portovelhenses, pois todo tipo de golpe já foi aplicado por aqui e alguns já bem manjados.

Bico do corvo

Não querendo voduzar ninguém – mais já voduzando! – estima-se que pelo menos três deputados estaduais eleitos e dois federais estão no bico do corvo. Os suplentes imediatos se fazem de santinhos, mas estão com o punhal afiado e recheando a justiça eleitoral de provas. Alguns, de tão otimistas, já estão gastando por conta para s festas de Natal e Ano Novo! Será que vão se dar bem?

Via Direta

*** O caso das emendas parlamentares nas feiras agropecuárias já está sob investigação *** Ocorre que as entidades recebiam recursos do governo para não cobrar ingresso da população *** Trocando de saco para mala: com Habeas Corpus assegurado no Supremo, o deputado federal eleito Lucio Mosquini escapou do vexame da prisão ***Todo sob medida para a diplomação dia 17....

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aliança confirmada, chapa fortalecida e lideranças mobilizadas

Aliança confirmada, chapa fortalecida e lideranças mobilizadas

Avançar e evoluirPerdidas como tábuas de salvação em um mar revolto de más notícias para a vida, os negócios e a estabilidade mundial, há pelo meno

As indefinições dos partidos e Porto Velho sem dois concorrentes fortes

As indefinições dos partidos e Porto Velho sem dois concorrentes fortes

Selo vitoriosoA decisão do comitê gestor do Selo Amazônia de anunciar até maio a norma que vai orientar a certificação de produtos da floresta e ar

Hildon Chaves é um dos candidatos favoritos ao Governo de Rondônia

Hildon Chaves é um dos candidatos favoritos ao Governo de Rondônia

Em defesa da vida As respostas para os problemas da humanidade podem estar em livros religiosos, mas elas não serão aplicadas com más leituras. Mat

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce

O hoje veio de ontem Há uma diferença enorme entre “governo”, o arranjo eleitoral que leva um grupo de políticos ao topo dos cargos da República, e

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)