Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 12/11/15


Tudo virou brisa

Uma audiência pública convocada pelo deputado estadual Ribamar Araujo. realizada na Assembléia Legislativa, abriu as discussões em torno de um projeto para a orla do Rio Madeira no meio do ano. Já se falava sobre o assunto, desde a administração Carlinhos Camurça, quando foi idealizado o projeto Beira-Rio e nas duas gestões do prefeito Roberto Sobrinho chegou a ser anunciado o fantástico Parque das Águas. Tudo deu em brisa.

A grande queixa das lideranças dos bairros da Figura A, em Porto Velho, que margeiam o Rio Madeira na região central, é que cidades como Manaus e Belém tem orlas repletas de lazer transformadas em cartões postais de suas cidades, enquanto que na capital rondoniense a coisa é pavorosa.

Mas não tem como se projetar agora uma obra desta envergadura sem a construção de barreiras de proteção no Rio Madeira. Através dos anos o rio tem avançado até no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Também não se recomenda o início destas obras sem a dragagem do Rio Madeira, já que está repleto de sedimentos, projetando enchentes todo ano.

Planejar e tocar a orla é preciso e a pergunta que se faz é com que recursos?  A prefeitura não tem, a usina de Santo Antônio se faz de morta e o governo federal caloteou o Plano de Reconstrução...


 

CPI as terras

Formada pela Câmara e Vereadores de Porto Velho a CPI das Terras Urbanas vai ter muito trabalho pela frente. Afinal quem foram os grandes grileiros das áreas públicas? Quadras inteiras destinadas a praças e equipamentos urbanos foram surrupiadas e regularizadas. Temos a ocupação criminosa dos fundos de vale e  centenas de esqueletos de imóveis “esquentados”.Ô loco,é coisa de louco!

Uma definição

O PMDB tem importantes decisões para serem tomadas no congresso nacional do partido programado para a próxima semana. A primeira é se fica na base aliada da presidente Dilma Rousseff, a segunda se continua em cima do muro, com um pé no governo e outro na oposição. Uma outra definição tem a ver com o pescoço do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha.

A repercussão

Causou enorme repercussão em Porto Velho a conclusão da audiência publica realizada pela Assembléia Legislativa do Amazonas, que ouviu cientistas, engenheiros e especialistas sobre os riscos das barragens das usinas de Jirau e Santo Antonio. Os moradores dos bairros e localidades ribeirinhas da capital estão de orelha em pé.

Fim da novela?

O prefeito Mauro Nazif (PSB) acredita que depois do acordo com duas novas empresas, a novela das concessionárias de transportes coletivos em Porto Velho acabou. No entanto, ainda é cedo para dizer que tudo esta resolvido já que as novas contratadas ainda não foram testadas. E teremos ainda a chiadeira do reajuste: a tarifa deve subir para R$ 3,00.

As costuras

Algumas costuras partidárias colocam em evidência a candidatura do ex-deputado estadual Tucura em Cacoal, a nossa capital do Café. Mas por enquanto a  grande favorita é a deputada  Glaucioni Rodrigues (PSDC), torcendo para que o ex-prefeito Divino Cardoso (PTB) não assuma candidatura. Divino é um dos pioneiros da cidade e tem grande prestígio.

Via Direta

*** As invasões de terras em Porto Velho estão chegando ao absurdo e precisam ser investigados com rigor pela CPI da Câmara de Vereadores *** Os caciques, senador Ivo Cassol (PP) e o ex-senador ExpeditoJunior (PSDB) abriram conversações para as eleições 2016*** Especulações nos bastidores dão conta de alterações em cargos chaves do governo Confúcio. A confirmar.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)