Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 07/08/15


Coluna sem papas na língua 07/08/15 - Gente de Opinião

Navegabilidade e logística

Para garantir a navegabilidade do Rio Madeira cada vez mais ameaçado pelos desmoronamentos dos seus barrancos com o fenômeno terras caídas e o assoreamento causado pelas usinas hidrelétricas, um acordo de cooperação entre o 9º Distrito Naval da Marinha e o Dnit foi firmado para desenvolver num prazo de cinco anos a sinalização da hidrovia que liga Porto Velho a Manaus. A medida também vai melhorar a logística na região amazônica.

A hidrovia do Madeira, conforme o Portal Amazônia, é a segunda maior do Brasil em termos de toneladas transportadas por quilometro útil, com grande aumento de carga a cada ano. O Rio Madeira pertence à Bacia do Rio Amazonas que banha os estados de Rondônia e Amazonas, sendo o 17º maior do mundo em extensão. Entre os benefícios trazidos pela sinalização náutica esta a sua utilização como via de exportações para a Europa economizando os custos dos transportes de grãos, carne e outros produtos. Outra medida, de grande importância, ainda esperada, é a dragagem do rio cujo assoreamento aumentou muito com a enchente histórica de 2014.


Eleições 2016

Coluna sem papas na língua 07/08/15 - Gente de Opiniãocenário começa a ganhar algumas definições quanto à sucessão do prefeito Mauro Nazif (PSB) em Porto Velho. Circulou ontem a informação de que o deputado estadual Ribamar Araujo deixará o PT – já tem vários convites para a troca – para disputar a prefeitura da capital. Ribamar é um nome consistente, pitoco e de credibilidade. Merece, por conseguinte, uma oportunidade.


 

Périplo na imprensa

Gente de OpiniãoDurante a semana o prefeito Mauro Nazif (PSB) fez um verdadeiro périplo pela imprensa para anunciar 100 frentes de trabalho pela cidade e defender sua administração dos ataques oposicionistas. Os principais programas de rádio e televisão foram visitados, como fazia o ex-prefeito Roberto Sobrinho, quando o sapato apertava. A lábia é boa.


 

Troca de comando

Gente de OpiniãoDiante das dificuldades com a justiça, já que esta cassado e com a guilhotina no pescoço, o senador Ivo Cassol presidente estadual do PP, pode trocar de comando do partido. Sendo assim, caberá a advogada Jaqueline Cassol a organização da legenda e traçar a política de alianças para as eleições do ano que vem. Ela começa na próxima semana as visitações Rondônia afora.


 

A maior chacina

Coluna sem papas na língua 07/08/15 - Gente de OpiniãoFoi  há 20 anos que aconteceu a maior chacina de colonos e posseiros de Rondônia, e uma das maiores do Brasil. Neste domingo dia 9, as entidades ligadas aos sem terra vão lembrar da grande tragédia de Corumbiara. Durante a semana o deputado Lazinho da Fetagro (PT-Jaru) registrou o acontecimento que deixou marcas até hoje no estado.


 

Licença médica

Coluna sem papas na língua 07/08/15 - Gente de OpiniãoPara tratamento médico, o secretário de Obras da Prefeitura de Porto Velho Gilson Nazif ficará fora durante seis meses do cargo desfalcando o Palácio Tancredo Neves, já que é peça considerada fundamental na gestão dos árabes. Especula-se que Gilson ganhará algumas pontes de safena o que hoje em dia esta corriqueiro com tanta vida agitada. Auguram-se melhoras e pronto restabelecimento.


 

Via Direta

***A Zona da Mata comemora a restauração da rodovia 489 ligando São Felipe a Parecis, reivindicação do deputado Só na Bença (PMDB) ***Escândalo da merenda escolar, prestes a estourar: foi constatado superfaturamento na aquisição de produtos da agricultura familiar em alguns municípios *** Mais do que coerente a recomendação do MPF para TRE voltar a sua sede original já que o prédio é recuperável.  Já passou da hora.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aliança confirmada, chapa fortalecida e lideranças mobilizadas

Aliança confirmada, chapa fortalecida e lideranças mobilizadas

Avançar e evoluirPerdidas como tábuas de salvação em um mar revolto de más notícias para a vida, os negócios e a estabilidade mundial, há pelo meno

As indefinições dos partidos e Porto Velho sem dois concorrentes fortes

As indefinições dos partidos e Porto Velho sem dois concorrentes fortes

Selo vitoriosoA decisão do comitê gestor do Selo Amazônia de anunciar até maio a norma que vai orientar a certificação de produtos da floresta e ar

Hildon Chaves é um dos candidatos favoritos ao Governo de Rondônia

Hildon Chaves é um dos candidatos favoritos ao Governo de Rondônia

Em defesa da vida As respostas para os problemas da humanidade podem estar em livros religiosos, mas elas não serão aplicadas com más leituras. Mat

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce

O hoje veio de ontem Há uma diferença enorme entre “governo”, o arranjo eleitoral que leva um grupo de políticos ao topo dos cargos da República, e

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)