Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Cassol voduzando - Por Carlos Sperança


A justiça e a bandidagem

Cassol voduzando - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Assim como a opinião publica sabe,  e a justiça esta careca de saber, que para barrar as ações do crime organizado nas penitenciárias federais é necessário todo o rigor do Departamento Penitenciário, inclusive com a proibição das visitas íntimas e a necessidade do funcionamento do parlatório vigiado entre os visitantes e os criminosos. A necessidade ficou mais clara com o assassinato de agentes federais e uma psicóloga a mando dos traficantes no Paraná e no Rio Grande do Norte.

Mas para perplexidade da população, ao invés da justiça federal manter a proibição das visitas intimas pelas quais os criminosos comandam o tráfico de armas e de drogas - e acenam até com ordens de homicídios pelo Brasil afora - liberou as visitas intimas solicitadas por um verdadeiro batalhão de advogados dos traficantes. O que fazer num País onde parte da justiça joga a favor da bandidagem?

Há muito tempo se sabe que o crime organizado, com sua força econômica faz milagres na justiça. Aqui mesmo em Rondônia alguns criminosos que estavam presos em e recente escândalo, foram soltos com a chegada de advogados sabichões. É coisa de louco!

O mapa da corrupção

Cassol voduzando - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

A partir de um relatório do maior escritório e líder nacional do mercado de soluções e serviços de prevenção á lavagem de dinheiro, a AML Consulting divulgou recente análise da prática de crimes financeiros e corrupção no Brasil. O estudo evidencia um ambiente hostil para as empresas aturem no País tamanha corrupção instalada.

A análise revela que prefeitos, vereadores e deputados federais são os cargos mais vinculados a crimes de corrupção. Se o estudo fosse só em Rondônia, certamente os deputados estaduais pontuariam melhor.

São 9.897 do total de 12.608 e são cargos ocupados por políticos eleitos que estão envolvidos em crimes econômicos o que corresponde a 78,5 por cento. Mais da maioria dos envolvidos na Lava a Jato, que somam 916 cargos, também é formada por políticos eleitos diretamente pela população – quase 57 por cento ou 522.

E pasmem: dos 11.171 prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2016, 1833 já estão envolvidos em crimes de diferentes naturezas.

Cassol voduzando - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoCassol voduzando

O ex-governador Ivo Cassol, atual senador da Republica, já esta em campanha ao governo do estado, mesmo enrascado com a justiça - e sendo condenado - sob ameaça de usar por certo tempo adornos conhecidos como tornozeleiras eletrônicas. Sobre a sua eleição e reeleição ao governo não se discute, ganhou bem e na reeleição uma vitória consagradora, contra tudo e conta todos.

Mas na campanha que se avizinha Ivo para assumir um papel de polarizador e líder da oposição ataca o atual governo estadual sem dó e piedade, afirmando que o sucessor do mandatário do PMDB pegará um governo quebrado e estuprado. No entanto mesmo assim, Ivo quer o cargo de Confúcio. Que incrível Cassol se tornou um cara muito bonzinho: quer assumir um “governo falido” e “alquebrado”, quando se sabe que na política existe de tudo, menos bondade, generosidade e desapego.

Cassol já fez outras profecias voduzantes sobre Confúcio nos últimos anos e todas acabaram no vazio. Desde o primeiro mandato do atual governador, Ivo diz que o estado esta derrubado, que vai atrasar pagamentos, etc. E durante todo o tempo foi desmentido pelos acontgecimentos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na política, virar a casaca – passar para o lado dos adversários

Na política, virar a casaca – passar para o lado dos adversários

Digna de atenção“Pra gente que tem memória, muita crença, muito amor”. Sob a inspiração da “Saga da Amazônia”, de Vital Farias, a Academia Brasilei

Constato uma disputa encarniçada para as cadeiras da Assembleia Legislativa

Constato uma disputa encarniçada para as cadeiras da Assembleia Legislativa

Lei desafiadaO fenômeno de quatro votos diferentes no julgamento do Marco Civil da Internet pôs a nu as dificuldades do Estado brasileiro diante da

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Gente de Opinião Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)