Terça-feira, 29 de setembro de 2015 - 05h01
A espera da decisão
Cassado pelo TRE e governando com liminar, que pode ser cassada a qualquer momento, o governador de Rondônia Confúcio Moura (PMDB) aguarda para amanhã decisão do TSE com relação ao seu
mandato. Seria uma situação incomoda para qualquer governante se o atual governo não estivesse pagando o funcionamento em dia e se o estado estivesse paralisado.
Confúcio continua com bom índice de aprovação e na capital, onde poderia ser mais apupado pela população, ele vem se reconciliando com seu eleitorado passo a passo, fomentando apoios a iniciativas bem sucedidas como foi a Portoagro. Ao contrário da presidente Dilma e de alguns prefeitos impopulares ele não tem o que temer em público. Não é hostilizado.
Além de tantas ações positivas, Confúcio tem garantido boas taxas de crescimento no estado. O PIB rondoniense, desde que assumiu tem sido muito mais elevado do que o do Brasil. O Agronegócio pulsa forte e Rondônia não sentiu tanto a cheia histórica garantindo a reconstrução das regiões afetadas – mesmo em alguns casos precariamente – com seus próprios recursos.
Contagem regressiva
Já correndo a contagem regressiva, o prazo de filiações para aqueles que pretendem disputar cargos eletivos nas eleições de 2016 se encerra nesta sexta-feira. Os partidos trabalharam forte na campanha de filiações, mas alguns mostram resultados abaixo das expectativas, principalmente na captação de possíveis candidatos a vereador. Afinal, agora são 34 partidos registrados na justiça eleitoral.
A conferência
Depois de promover encontros regionais no interior e lançar alguns pré-candidatos a prefeito, como ocorreu em Pimenta Bueno, o PC do B realiza no sábado, dia 3, Conferencia Estadual, em Porto Velho, na Câmara de Vereadores, para fazer um balanço das novas adesões e começar montar chapas de candidaturas para a eleição do ano que vem. O cacique vermelhinho Francisco Pantera prevê crescimento da legenda.
Enfim, a sensatez
Partiu do articulista Osmar Silva uma solução sensata para resolver o problema dos búfalos no Vale do Guaporé. Ao invés de promover um holocausto como propõe o governo, ele sugere doar os bichos para os pequenos agricultores. Produzem leite de boa qualidade, ajudam nas tarefas rurais e são domesticáveis. Valeu. Tem vida inteligente no governo. É só aproveitar melhor. Julio Olívar, por exemplo, defendia a matança em safáris.
Ranking do emprego
Mesmo com uma situação ainda difícil na saúde, educação, mobilidade urbana e em tantos outros quesitos, Porto Velho saiu da lista dos 20 municípios que mais causaram desemprego no país em 2015. O bicho já esta pegando até em Manaus, a grande metrópole da região e chegando a Altamira que tinha sido uma das campeãs de emprego nos últimos anos com a Usina de Belo monte.
Mais greve
Finalmente a greve no INSS esta acabando. Mas vem outra de lascar: foi anunciada para o próximo dia 6 de outubro a paralisação dos bancários. O brasileiro já não tem mais paz com tantas paradas. Em Porto Velho, além de greves seguidas temos enfrentado manifestações de rua, cobrando drenagem e pavimentação das ruas nos bairros periféricos principalmente das zonas Leste e Sul, as mais populosas.
Via Direta
*** A revoada petista aumenta em todo País. Só no Congresso nacional estima-se que serão três senadores e dez deputados federais pulando fora do barco*** È a bancada que mais encolheu na temporada *** Na Assembléia Legislativa de Rondônia a peleja entre o sindicato dos servidores-Sindler e o presidente Maurão pegou fogo *** PT e PSOL estão perdendo quadros para o novo partido, a Rede, de Marina Silva.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)