Sexta-feira, 12 de setembro de 2014 - 05h22
.jpg)
Caciques x predadores
Chama atenção a empolgante disputa pelas oito cadeiras à Câmara dos Deputados em Rondônia entre cardeais tradicionais da política estadual contra jovens predadores já com mandato ou disputando o cargo pela primeira vez. É uma guerra pela sobrevivência política.
Em Porto Velho, por exemplo, caciques do porte de Amir Lando (PMDB), que já foi ministro, senador e cumpre mandato de deputado federal, trava disputa contra a emergente Mariana Carvalho (PSDB). O que dizer, em Ariquemes, e no Vale do Jamari, de um verdadeiro clássico regional, entre o ex-prefeito e ex-senador Ernandes Amorim (PTB), contra o seu predador natural, Thiago Flores (PMDB)?
Na região central, o predador da BR Marcos Rogério, mesmo com as garras bem fiadas, pega uma parada duríssima, tendo pela frente o ex-governador e ex-prefeito José de Abreu Bianco (DEM). Alem disto, tem o cacique petista Anselmo de Jesus e por lá e é território de caça do manda chuva dos evangélicos Agnaldo Muniz (PSC).
Enfim, a disputa entre lideranças consolidadas e emergentes pode dar novos rumos à política estadual nos próximos anos. E que vençam os melhores!
DEBATE DA REDE TV RONDÔNIA: DIA 21 DE SETEMBRO
Bengala se foi
.jpg)
Prestes a completar 80 anos, faleceu ontem em Brasília o ex-governador Jerônimo Santana, o Bengala. Nascido em Jataí (GO),foi deputado federal atuante e o primeiro prefeito de Porto Velho eleito pelo voto direto na década de 80 e logo em seguida o primeiro governador eleito pelo voto direto em Rondônia. Uma grande festa esta preparada para seu aniversário e o lançamento do seu livro em outubro.
.jpg)
Um recorde
Com elevado numero de indecisos já auscultados pelos institutos de opinião, e exagerado numero de eleitores dispostos a anular o voto ou simplesmente pagar a taxa exigida pelo TRE e não votar nas eleições de 5 de outubro, temos uma situação inusitada nesta temporada. Tudo sinaliza para um verdadeiro recorde de abstenções, algo jamais visto por aqui. Todo mundo vai ter que refazer as contas.
A participação
O prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) fez questão de enfatizar em entrevistas a imprensa a importante participação do ex-prefeito José Bianco na conquista do melhor IDEB da educação em Rondônia para a capital da BR. “Sem dúvidas nossa cidade tem a comemorar a prioridade no setor educacional nas últimas administrações e o resultado esta aparecendo”, ressaltou o alcaide.
A preocupação
Comentou-se nos bastidores no meio da semana a possibilidade do TRE instalar as urnas nas escolas somente no dia das eleições (na madrugada e com mesário dormindo no local) tendo em vista os arrombamentos nos estabelecimentos de ensino na capital. Como se sabe, vândalos tem depredado e botado fogo nos colégios e por isto a justiça eleitoral esta preocupada com a situação.
Bem afiado
O candidato do PT ao governo do estado, padre Ton, anda bem afiado no programa eleitoral e esta assumindo compromisso com a capital em resolver obras encruadas se for eleito, desde água e esgoto até a situação da construção da rodoviária de Porto Velho, alvo de jogo de empurra-empurra entre os prefeitos e governadores há quase duas décadas.
Via Direta
*
** Aluizio Vidal, o candidato do PSOL ao Senado, comemora o crescimento da sua campanha na reta final *** Com uma bela chapa de candidatos a Assembléia Legislativa a aliança do PDT espera emplacar pelo menos três deputados estaduais *** Todo o PSDC – organizado em mais de 30 municípios - se uniu para eleger Edgar do Boi à Câmara dos Deputados.
CAPA DO JORNAL DIÁRIO DA AMAZÔNIA DESTA SEXTA-FEIRA
.jpg)
.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)