Quinta-feira, 25 de abril de 2013 - 19h52
![]() |
Nossa Carta magna
Em fevereiro, a instalação da Assembléia Estadual Constituinte completou 30 anos e passou em branco. Os parlamentares atuais sequer registraram o ato histórico em plenário, fato que deixou magoados os constituintes, muitos já aposentados da política, e pelo menos nove deles já estão no andar de cima, inclusive o relator Amizael Silva, todos dignos de homenagens.
A promulgação da Constituição de Rondônia, a primeira do Brasil a conceder autonomia financeira aos Procuradores, completa 30 anos em 6 de agosto e registrou avanços importantes para um estado recém-criado. Lembro que Rondônia vivenciava um grande momento: a autonomia do estado, a construção da Usina de Samuel, a pavimentação da BR- 364. Enfim, Rondônia respirava progresso, recebendo milhares e milhares de migrantes.
Grandes debates marcaram a elaboração da Carta Magna. Eram 15 parlamentares representando o PDS e nove deputados eleitos pelo PMDB.
.jpg)
O acirramento
Nos bastidores se constata um certo acirramento dos ânimos entre assessores governamentais, o presidente regional do PMDB, Tomás Correia com a turma do presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho. É um claro indicio que Confúcio Moura acaba de aceitar o projeto de reeleição.

Novo estádio
O presidente da Federação Futebol de Rondônia Heitor Costa advertiu ontem que se o estado não tiver um estádio comportando 12 mil torcedores estará fora da disputa do campeonato nacional da série D. Lamentou o projeto que reduz a capacidade do Aluizão de 5 mil para 3,5 mil espectadores.
Todo apoio
No entanto, Heitor Costa, elogiou o projeto do novo estádio que será erguido na região do aeroclube. Para ele, tanto o governador Confúcio como o prefeito Mauro Nazif deveriam materializar este sonho dos rondonienses com urgência. Os Raupps já destinaram R$ 20 milhões de emendas para a obra.
.jpg)
Em Vilhena
Os peemedebistas terão encontro estadual sábado em Vilhena, com a presença de todos os caciques e os fichas sujas Natan e Marco Antônio Donadon. No PMDB, quando pinta ficha suja – o mais recente é Ramiro Negreiros - não existe nem advertência ou afastamento, como disfarça o PT.
Só de pasta
Dos quase 30 partidos funcionando na capital, a maioria nem sede tem, como ocorre em todo País. São partidos de pasta. Daí a necessidade de se barrar a farra do novos partidos no Congresso, mas o Supremo Tribunal Federal-STF suspendeu a votação do projeto que limitava a criação dos novos partidos.
Um Oscar
Pelo seu desempenho na dramaturgia rondoniense, o ex-prefeito Roberto Sobrinho merecia um Oscar. Protagonista do escândalo que levou ele e seu bando para cadeia, o ex-prefeito já convenceu - com seu chororô - os petistas da sua inocência e logo, logo será beneficiado com a anistia das suas “punições”.
Criando asas
Ao chutar o desafeto Expedito Junior do controle do PR, depois de uma pendenga de quatro anos, o ex-governador Ivo Cassol criou asas para as eleições de 2014. Ele é pré-candidato ao governo, mas se a justiça não permitir terá como opção o lançamento da irmã, Jaqueline.
Via Direta
***Greves e paralisações na capital, mais bloqueio na BR 364 na altura do acesso a Guajará vão infernizar o final de semana *** E agrava-se a situação das rodovias federais em Rondônia *** Com isto, multiplicam-se os acidentes.
.jpg)
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros
Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)