Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

As desistências


As desistências

Antigamente era um cargo tão cobiçado, mas o que se vê hoje são várias desistências da busca do cargo de prefeito em Rondônia. Na capital, tanto a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB), como oAs desistências - Gente de Opinião empresário Mário Português (PMDB) manifestam o propósito de não concorrer nas eleições do ano que vem.

Em Ji-Paraná, na região central, o atual prefeito Jesualdo Pires (PSB) como o deputado federal Marcos Rogério (PDT) falam a mesma coisa, chutando novas pretensões políticas para 2018. O ex-prefeito Divino Cardoso em Cacoal, não quer nem saber mais do Palácio do Café e César Cassol (PP) chegou a renunciar ao cargo de prefeito em Rolim jogando uma bomba nas mãos do seu vice Luizão do Trento (PSDB), agora na titularidade.

Em tempos bicudos e com a maioria das municipalidades sofrendo o pão que o diabo amassou, a função de alcaide deixou de ser atrativa. Pelo contrário, dá muitos dissabores – até para as pobres mãezinhas dos alcaides tão atacadas no período das chuvas.


A desobstrução

A cidade de Porto Velho se prepara para nova temporada de alagações, mesmo com atividades intensas na área de drenagem nos últimos meses. Regiões outrora de grande desgaste para a gestão atual, como a estrada dos japoneses e no bairro Lagoinha, receberam macrodrenagem e pavimentação. E para evitar igarapés e canais obstruídos pelos entulhos, rola um mutirão de limpeza.  

Os conflitos

Mesmo com forte cobrança da bancada federal da Amazônia, o Programa Terra Legal não tem avançado nos últimos anos e várias regiões – e muitos casos em Rondônia - vivenciam conflitos sangrentos pela disputa de terras. Desde os anos 80 o estado de Rondônia tem assistido verdadeiras chacinas envolvendo colonos, posseiros e latifundiários.

A definição

Raramente um candidato a prefeito favorito renuncia a postulação, como foi o caso de Jesualdo Pires (PSB) em Ji-Paraná. Com a definição da sua desistência a chapa mais provável para enfrentar a oposição será com Marcito (PDT) a prefeito e Nilton César (PSB) a vice, seguindo a aliança dos partidos em outras regiões, como é o caso de Porto Velho, onde o PDT deve apontar o vice de Mauro Nazif.

Eleições da OAB

Chama a atenção a disposição dos candidatos a presidência da OAB em peregrinação pelo estado na cata de votos. Todos têm marqueteiro e agência de publicidade trabalhando pelas suas respectivas imagens. Andrey Cavalcanti, Loura Junior e Ernandes Segismundo devem participar de uma rodada de debates promovida pela Uniron esquentando ainda mais o pleito.

Os interesses

Lideranças de Rondônia, Acre e Amazonas querem que seja apurado o jogo de interesses que tem bloqueado a restauração definitiva da rodovia 319. Durante a semana, os amazonenses debateram a situação atual da rodovia e exigiram das suas autoridades – boa parte se fazendo de mortas na discussão – uma posição sobre a causa que une todos os estados da região Norte.

Via Direta

*** Paralelamente a recessão e ao desemprego rola no estado uma onda de violência desenfreada *** A Assembléia Legislativa retoma as audiências públicas durante a semana *** As contas de energia de novembro em Porto Velho estão o olho da cara ***Aos poucos os ribeirinhos vão retomando as criações de animais domésticos e asplantações de macaxeira e melancias ao longo do Rio Madeira.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)