Terça-feira, 12 de novembro de 2013 - 18h01
Sem farra municipalista
Se as mesmas regras adotadas para emancipação e incorporação de novos municípios em Rondônia fossem as mesmas atribuídas ao Sul do país, nosso estado teria 20 municípios a menos. Lá serão exigidos 12 mil habitantes para a criação de um novo município, enquanto que na região Norte, apenas 6000 mil.
Dentro das novas exigências aprovadas pelo Congresso Nacional, municípios como Parecis (5.477), Teixeirópolis (5080), Castanheiras (3.689), Rio Crespo (3.666), Primavera de Rondônia (3, 597) e Pimenteiras (2.440) não poderiam ser criados e seriam meros distritos. Foram instalados na época da farra municipalista dos anos 90.
Assim sendo, atualmente, pelas novas estimativas, Rondônia só poderá emancipar Extrema (na Ponta do Abunã), e Tarilândia (na Bacia Leiteira). Jacy-Paraná seria um município viável, tendo como distrito União Bandeirantes, no alto dos seus 20 mil habitantes, mas por causa dos royalties da Usina de Jirau para Porto Velho, dificilmente teria um plebiscito aprovado.
Com a nova legislação, vários distritos terão que deixar o sonho da autonomia de lado, como Triunfo (Candeias), 5º BEC (Machadinho), Calama (Porto Velho), Rondominas (Ouro Preto), etc.
|
Ana Calamity Transformada em mulher bomba, Ana da Oito, ameaça cantar como um rouxinol, denunciando delitos de vários deputados caso seja incluída na lista dos parlamentares passíveis de punição pela comissão processante que investiga os envolvidos na Operação Apocalipse. Assim como na Câmara de Vereadores, os deputados pretendem mandar três corruptos para o patíbulo: Ana da 8, Adriano Boiadeiro e Cláudio Carvalho. |
Nas paradas
O presidenciável Aécio Neves vai definir na próxima semana, numa reunião com a bancada da Amazônia, um tour em Porto Velho e Rio Branco, abrindo sua campanha na região Norte. Tradicionalmente o PSDB tem obtido bons resultados nas eleições presidenciais em Rondônia, como já ocorreu com José Serra e Geraldo Alckmin e pretende seguir a mesma toada com Aécio.
Serra Pelada
Assisti ontem o filme Serra Pelada e a película me lembrou muito os velhos tempos do Madeirão. Na época- inicio dos anos 80 - o garimpo do Rio Madeira também atraiu milhares de garimpe rios de todo o país. No Pará, o formigueiro humano em terra, em Rondônia nas águas barrentas do Rio Madeira. Quem assistir, também vai comparar com os bons tempos do Roque.
As alianças
Tucanos e Democratas fecharam no final de semana aliança nacional, numa espécie de verticalização. Com isto, em Rondônia os dois partidos vão caminhar juntos com o ex-senador Expedito Junior e o ex-governador José Bianco, provavelmente no mesmo palanque. Junior acredita que José Bianco sai à federal, numa chapa que também terá Mariana Carvalho (Porto Velho) e Expedito Neto (Rolim de Moura)
.jpg)
Fora da jogada
Ocupando alto cargo no Ministério dos Transportes, hoje residindo em Brasília, o ex-deputado federal Miguel de Souza visitou parentes amigos e correligionários na semana passada e veio se inteirar da política, já que tem amigos e aliados cotados para disputar o governo do estado. Ele continua filiado ao PR, mas não pretende disputar cargo eletivo no ano que vem.
Via Direta
*** Com o final do ano a expectativa dos comerciantes de Guajará Mirim, na fronteira, é de aumentar o movimento de vendas de importados *** Em Porto Velho, com a ocupação do outro lado da ponte na BR 319, além da especulação imobiliária com as invasões, também veio o aumento da criminalidade *** Agora, as atenções ficam voltadas para a Comissão Processante da ALE. Espera-se uma resposta a sociedade.
.jpg)
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros
Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)