Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A verdade é científica - Cargos federais - Hildon Chaves nega - Estão urrando - Macacos velhos


A verdade é científica - Cargos federais - Hildon Chaves nega - Estão urrando - Macacos velhos - Gente de Opinião

A verdade é científica

Facilmente monitoradas governança eficaz, as ongs estrangeiras em ação legal na Amazônia, tão temidas pelos teóricos da conspiração, são um falso fantasma. Mas também há ameaças estrangeiras reais – a biopirataria é transnacional e há causas naturais que não respeitam fronteiras.

Para saber identificá-las será preciso vencer a ignorância, apostando na ciência e na qualificação tecnológica. Inclusive no estudo da Geografia, porque os limites nacionais não servem mais para resolver tudo.

No verão causticante de 2014 se acreditou que a seca e o desastre agrícola no Sudeste decorreram do desmatamento ou falhas na transmissão da umidade enviada pela Amazônia. Isso é agora desmentido por estudo da oceanógrafa brasileira Regina Rodrigues. Em parceria com cientistas da Universidade de Nova Gales do Sul (Austrália) e Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (EUA), ela aponta que a explicação para fortes secas como aquela não têm causas na Amazônia.

Na maior parte dos casos, decorrem de causas vindas do Oceano Índico, a mais de 20 mil km de distância. A Amazônia sempre manda sua umidade, mas o ar seco “estrangeiro” bloqueia a umidade, que pula o Sudeste e vai causar enchentes na Argentina e Uruguai. Se é a verdade que nos libertará, ela será achada mais na ciência que nas teorias conspiratórias.

........................................

Cargos federais

Com a votação da  nova Previdência começou a distribuição de cargos do segundo e terceiros escalões para os partidos da base aliada e para aqueles parlamentares dissidentes da oposição que acompanharam a votação com os governistas. Em Rondônia o quinhão mais apetitoso – Incra, Dnitt etc – é disputado a dentadas pelos partidos, como nas gestões anteriores.

PSL se arma

Aos poucos o PSL, do governador Marcos Rocha vai se armando para as eleições municipais do ano que vem. Em Porto Velho deverá lançar ao Paço Tancredo Neves, o deputado Eyder Brasil, em Ariquemes o delegado Thiago Flores a reeleição. Nos principais polos regionais, como Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, os nomes cogitados começam a costurar alianças.

Chaves nega

O prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB), quando indagado se irá à reeleição nega de pés juntos. No entanto, seu comportamento otimista  percorrendo até os distritos, demonstra que esta escondendo o jogo. No âmbito do seu secretariado, ele teria deixado escapar que esta buscando um vice de “confiança” para a nova empreitada. Quer evitar futuros dissabores.

Estão urrando

Alguns fornecedores do Centro Politico e Administrativo de Rondônia estão urrando e reclamando de atrasos nos pagamentos as empresas que fornecem insumos ao governo estadual. Os empresários e comerciantes que se consideram prejudicados, aproveitam para acrescentar, que em vista da economia propalada de R$ 200 milhões em 2019, já seria possível pagar os atrasados. Será?

Macacos velhos

Os políticos macacos velhos, a cada ano levam mais peia nas urnas e este é um cenário nacional, não só em Rondônia, onde Valdir Raupp (MDB) foi sacrificado. Em Roraima, Romero Jucá, no Paraná, Roberto Requião, no Amazonas Amazonino Mendes, são outros casos daqueles políticos antigos que cairam do poleiro. A eleição de 2020 deve seguir a mesma toada.

Via Direta

*** Se pergunta pelos bastidores politicos rondonienses por onde andará o ex-presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho, enrolado com a justiça *** Os tucanos do alcaide de Porto Velho Hildon Chaves tinham como grande trunfo a inauguração do projeto Beira-Rio cujo enroncamento foi por água abaixo *** Agora o tucanato vai ter que refazer as contas, com estudos técnicos para ver se é possível a orla do madeira se transformar no paraiso prometido *** Haja  queimadas e fumaça, haja poeira, haja sol infernal na capital. Coisa de louco!    

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na política, virar a casaca – passar para o lado dos adversários

Na política, virar a casaca – passar para o lado dos adversários

Digna de atenção“Pra gente que tem memória, muita crença, muito amor”. Sob a inspiração da “Saga da Amazônia”, de Vital Farias, a Academia Brasilei

Constato uma disputa encarniçada para as cadeiras da Assembleia Legislativa

Constato uma disputa encarniçada para as cadeiras da Assembleia Legislativa

Lei desafiadaO fenômeno de quatro votos diferentes no julgamento do Marco Civil da Internet pôs a nu as dificuldades do Estado brasileiro diante da

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Gente de Opinião Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)