Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A falta de articulação do Palácio Presidente Vargas está azedando...


Agora, pena dobrada

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar projeto de lei que dobra a pena para estelionato contra os idosos acima de 60 anos. Como se sabe, tem se tornado corriqueiro

ludibriar os velhinhos desde em porta de banco, nos dias de pagamento, até em financiamentos enganosos. Não bastasse, filhos e netos se aproveitam dos pais e avós rapando suas aposentadorias sem dó nem piedade.

O texto original aprovado é de autoria do deputado Márcio Marinho (PRB-BA) que teve um substitutivo do parlamentar Danilo Forte (PMDB-CE)

Atualmente a penalidade atribuída pela justiça contra vigaristas é de um a cinco anos e o objetivo do parlamento brasileiro ampliando a pena é desestimular uma prática cada ano mais constante pelo País. Em Rondônia, o quadro não é diferente, já que volta e meia os idosos prestam queixas sobre parentes impondo negócios “vantajosos” que na verdade funcionam como arapuca.

A proposta que pune com mais rigor aos estelionatários, depois de aprovada na Câmara dos Deputados sobe para ser apreciada no Senado para em seguida ser sancionada.

Zona de expansão

Mesmo com cheia, crise econômica, rapinagem de dinheiro público pela classe política, Porto Velho continua se espichando pelos bairros. Algumas regiões são consideradas áreas de expansão como a estrada da penal já com meia dúzia de loteamentos, a região do Parque da Amazônia – entre Vila Mariana e  Ulysses – Aeroclube, estrada dos Oleiros, e agora, o outro lado da ponte sobre o Rio Madeira

Plano Diretor

Com todo esse inchaço ocorrendo na capital chamo a atenção dos técnicos da secretaria de Planejamento e da Câmara de Vereadores para atualizar o nosso já ultrapassado Plano Diretor. Caso contrário, seguiremos com um crescimento desordenado. Urge soluções para questões de mobilidade e a necessidade de adensamento da cidade como forma de economizar recursos.

Novo comando

Gente de OpiniãoEm Ji-Paraná os tucanos devem receber um novo comando nos próximos dias. O ex-deputado estadual Euclides Maciel deverá ser o novo presidente do Diretório Municipal, com a incumbência de traçar as alianças para as eleições municipais. Ele pretende disputar a sucessão do prefeito Jesualdo e já esta armando uma forte chapa de candidatos a vereadores.


 

Relações azedaram

Gente de Opinião

A falta de articulação do Palácio Presidente Vargas esta azedando as relações com os deputados estaduais e com alguns partidos da base aliada que já pensam em mudar de ares. O grande problema é que os compromissos firmados não são mantidos e ninguém quer bancar o trouxa de pagar o ônus de ser governo – ainda mais desgastado como esta – e não ter bônus.


 

Novos formatos

A falta de articulação do Palácio Presidente Vargas está azedando... - Gente de OpiniãoComo participar de alianças desgastadas com o PT e PMDB - a partir de agora virou uma fria danada - os partidos de sustentação ao governo de Confúcio Moura já ensaiam mudar de caminhos. Novos formatos, novas composições políticas deverão nascer para as eleições de 2016 e 2018, mesmo porque alterações geradas pela reforma política também devem influenciar uma nova ordem.

Via Direta

*** Mais uma vez, num clima de mistério, os embargos do governador Confúcio Moura foram chutados para frente. Agora só amanhã, quinta-feira.  *** As entidades estão acelerando os preparativos para novos protestos contra a corrupção, marcados para o final de semana*** Junto e misturado vem também o movimento Fora Dilma, clamando pelo impeachment da presidente.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aliança confirmada, chapa fortalecida e lideranças mobilizadas

Aliança confirmada, chapa fortalecida e lideranças mobilizadas

Avançar e evoluirPerdidas como tábuas de salvação em um mar revolto de más notícias para a vida, os negócios e a estabilidade mundial, há pelo meno

As indefinições dos partidos e Porto Velho sem dois concorrentes fortes

As indefinições dos partidos e Porto Velho sem dois concorrentes fortes

Selo vitoriosoA decisão do comitê gestor do Selo Amazônia de anunciar até maio a norma que vai orientar a certificação de produtos da floresta e ar

Hildon Chaves é um dos candidatos favoritos ao Governo de Rondônia

Hildon Chaves é um dos candidatos favoritos ao Governo de Rondônia

Em defesa da vida As respostas para os problemas da humanidade podem estar em livros religiosos, mas elas não serão aplicadas com más leituras. Mat

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce

O hoje veio de ontem Há uma diferença enorme entre “governo”, o arranjo eleitoral que leva um grupo de políticos ao topo dos cargos da República, e

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)