Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A dragagem do Madeirão


A dragagem do Madeirão - Gente de Opinião

A dragagem do Madeirão

Depois de anos de promessas e de cobranças da bancada federal de Rondônia, finalmente o Núcleo de Obras e Melhoramentos das Hidrovias da Amazônia Ocidental anunciou para o próximo mês de julho a dragagem do Rio Madeira, como revelou o G1 no final de semana.

A medida tem importância fundamental tanto como forma de reduzir novas catástrofes como foi a cheia de 2014, como servirá para impulsionar a capacidade de cargas das balsas que transportam grãos para exportação pela hidrovia.

Tantas vezes anunciadas e tantas vezes adiada, a dragagem é um alento. Como a cidade de Rio Branco já vivencia com cheias há quase uma década e Manaus experimenta enchentes pelo terceiro ano seguido, não é exagero se pensar que em 2015 Rondônia volte a se afundar com as águas do madeirão, num momento que Porto Velho e seus distritos ainda estarão longe da recuperação. A dragagem reduzirá os riscos de noca cheia.

Portanto, a dragagem, parte integrante do Plano de Aceleração do governo federal vem em boa hora. A possibilidade de um replay de chuvarada e degelo nos altiplanos bolivianos tem que ser considerada, e levando-se em conta o aquecimento global é bom a gente ficar de barbas de molho.


 

Prazo a Neodi

A dragagem do Madeirão - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoO deputado estadual Neodi Carlos, tem prazo até amanhã para se decidir se aceita a indicação de vice na chapa apoiada pelo senador Ivo Cassol (PP). Foi o que ficou acertado no encontro entre os dois caciques realizado em Machadinho do Oeste. Aceitando a proposta, Neodi deixaria o grupo de Expedito Junior, que pilota o Frentão. Nos bastidores é considerada como certa a troca.

A dragagem do Madeirão - Gente de OpiniãoConvenção tucana

O presidente estadual do PSDB, ex-senador Expedito Junior se mostrou animado com a ascensão do presidenciável Aécio Neves nas últimas pesquisas e anunciou a convenção estadual do partido para o próximo dia 27. Também as legendas aliadas, com suas nominatas para Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados, devem sacramentar seus postulantes na mesma data.

Gente de OpiniãoNem na marra

Os peemedebistas, mesmo rejeitados publicamente pelos petistas como gatos sarnentos, resolveram dar um ultimato para o PT se decidir indicar o vice da chapa a reeleição do governador Confúcio Moura (PMDB). Pelo que se sabe os petistas não aceitam acordo com o PMDB nem na marra. No PMDB se acredita que Dilma e Lula vão aparar as asas dos petistas contrários a aliança.

Gente de OpiniãoPuro sangue

O PMDB tem chapa pronta, puro sangue, de candidatos a Assembléia Legislativa com uma nominata de 33 postulantes. Nas contas do presidente nacional Valdir Raupp o partido pode fazer até cinco deputados. Já, para a nominata à Câmara dos Deputados o PMDB conta com 12 candidatos e já se admite coligação com legendas aliadas como PDT, PSB, PTB e DEM.

Serviço funeral

O vereador Sid Órleans (Porto Velho), pré-candidato a Câmara dos Deputados pelo PT lamentou a suspensão dos contratos entre a prefeitura de Porto Velho com as funerárias locais encarregadas de atender as famílias carentes. Ele cobrou da prefeitura da capital a realização com urgência de uma nova licitação para os serviços funerários.
 

Via Direta

*** Muitas informações desencontradas e muitos boatos sobre as composições partidárias nesta reta final de negociações e inicio de Gente de Opiniãoconvenções *** Hoje é considerado um dia “D” para definições dos petistas. Enquanto isto, o Padre Tom mantém sua candidatura ao governo *** O PC do B ainda não decidiu quem irá apoiar ao governo do estado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)