Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A cortina de fumaça das distrações + Blocos em formação para as eleições 2020 + Onda Bolsonaro + Léo Moraes na parada


A cortina de fumaça das distrações + Blocos em formação para as eleições 2020 + Onda Bolsonaro + Léo Moraes na parada - Gente de Opinião

A cortina de fumaça

Segundo essa teoria, a cortina de fumaça das distrações “ideológicas” se baseia em um antagonismo entre dois bandos criminosos inexistentes. De um lado, preservacionistas “do Mal” querendo a Amazônia intocada como poupança aos países ricos. De outro, “malvados” ruralistas derrubando árvores para abrir infinitas pastagens e trocar a biodiversidade pela soja.

Pela fumaça se chegará à origem do fogo. Os supostos inimigos não existem – são fantasias maliciosas criadas para desunir os brasileiros e facilitar a imediata entrega dos nossos recursos naturais aos verdadeiros interesses (concorrentes?) que pretendem se aproveitar do antagonismo irreal. Tais interesses exploram a polarização e pretendem o caos institucional usando os efeitos tóxicos de uma campanha eleitoral ilegítima. Viciada pelos vultosos recursos dados a envolvidos no saque aos cofres públicos, ela foi contaminada de vez pelo descontrolado disparo de fake news e guerrilha robótica impune nas redes sociais.

A fumaceira da falsa batalha entre “ecologistas do Mal” e “ruralistas malvados”, serve para atacar o inimigo real dos concorrentes: o agronegócio, verdadeiro campeão da economia brasileira. Se ninguém atrapalhar, ele poderá explorar a biodiversidade com sustentabilidade, e tecnologia, recriando a indústria e tirando o país do atraso.

.......................................................

Blocos em formação

Quatro grandes blocos vão se formando para a disputa da prefeitura de Porto Velho no ano que vem. O primeiro bloco é de sustentação da campanha a reeleição do prefeito Hildon Chaves, liderado pelo PSDB, juntando PRB, PR, PP. Outras legendas ainda podem se alinhar nesta configuração já que estão representadas no atual secretariado do alcaide.

Podemos na parada

Um segundo bloco esta se formando para catapultar o projeto do deputado federal Leo Moraes, que tem o controle do Podemos. É considerado o favorito na largada sucessória e deve contar com o apoio do MDB por conta do interesse do casal Raupp eleger o futuro prefeito e com isto Marinha Raupp assumir a cadeira de Leo Moraes na Câmara Federal.

Onda Bolsonaro

Levantando a bandeira do presidente Jair Bolsonaro e do governador Marcos Rocha, o PSL esta ensaiando a candidatura a prefeito na capital do deputado estadual Eyder Brasil. Uma composição que já esta atraindo siglas que acreditam que a onda Bolsonaro chega ao ano que vem ainda forte e em condições de eleger “postes” como ocorreu no pleito do ano passado.

Aliança se formando

Ainda engatinhando, o quarto bloco, pode juntar no mesmo balaio o PSB de Mauro Nazif, o PDT de Mário Jorge, o Solidariedade do Ex-governador Daniel Pereira, a Democracia Cristã de Edgar do Boi. Neste caso, o nome em melhores condições no ano que vem (Pereirinha ou Nazif?) assumiria a condição de candidato a prefeito e os outros demais partidos em consenso indicariam o vice.

Os independentes

Juntando-se a estes blocos, outras possiveis candidaturas independentes podem ser relatadas para a jornada 2020: Vinicius Miguel, ex-Novo, Herminio Coelho (Partido Verde), Wanderlei Oriani (Democratas), vereadora Elis Regina (PC do B), deputado estadual Aécio da TV (PP), Pimenta de Rondônia (PSOL) entre outros nomes menos votados. As coisas vão esquentando aos poucos.

...................................................... 

Via Direta

*** Agora sem coligações para vereador, os partidos já estão filiando, com o direito de lançar 32 candidatos à vereança em Porto Velho para o pleito de 2020 *** No interior do estado, alguns prefeitos vão enfrentar oposição forte, com coalizões vitaminadas, casos de Marcito Pinto (PDT) em Ji-Paraná, Thiago Flores (Podemos) em Ariquemes, Eduardo Japonês (PV) em Vilhena *** Ocorre que os postulantes oposicionistas estão se unindo para chutar os alcaides dos seus respectivos poleiros.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)