Porto Velho (RO) domingo, 27 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A coisa vem de longe...


 A coisa vem de longe... - Gente de Opinião

A coisa vem de longe...

Quem acha que o envolvimento dos políticos com o crime é algo recente em Rondônia esta redondamente enganado. Chegamos ao ápice da vergonha, agora, com dois deputados estaduais e um deputado federal presos e um senador condenado, mas as coisas vêm desde o surgimento do estado, quando um ladrão de gado, ex- foragido do Paraná se elegeu deputado estadual. Alguém descobriu o “segredo” em Maringá (PR) e foi enviada uma cópia de um jornal local – com direito a foto - da prisão do sujeito em 1978 e as cópias se espalharam pelos corredores do Poder Legislativo estadual na primeira legislatura. Um baita escândalo.

Na década de 90, tivemos a chamada bancada do pó que enlameou Rondônia até a medula. Antes de nosso estado chegar ao fundo do poço, com tantas prisões e afastamentos de presidentes da Assembléia Legislativa, tivemos na década passada um deputado estadual envolvido em assalto a bancos e roubo de carretas, com base em Alvorada do Oeste e região. Esteve muitos anos na cadeia antes de falecer de ataque cardíaco. O que dizer do escândalo das fitas e das propinas de parlamentares gravados por Cassol e divulgadas no Fantástico?

Enfim, na cadeia já tivemos hospedes ilustres, como o ex-senador Ernandes Amorim e tantos outros políticos. Ultimamente até petistas, que antigamente militavam contra a corrupção, têm sido inquilinos de presídios. Até quando? 

No trecho

Tudo indica ser irreversível a candidatura ao governo do estado do ex-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos. Ele vai pilotar a aliança PP/PPS/PR/PSDC/PV/PTN e já esta no trecho com apoio do senador Ivo Cassol Na semana passada percorreu a região central, nos últimos dias visitou as lideranças de Machadinho, Cujubim e 5º BEC

A nominata

O PMDB vai definindo sua nominata a Assembléia Legislativa com os candidatos a reeleição Zequinha Araujo (Porto Velho), Edson Martins (Urupá) e Edvaldo Soares (Ji-Paraná), mais a vereadora Ana Negreiros e empresário Fernando Prado (Porto Velho).

O partido terá nominata completa já que os pequenos estão ariscos em fechar com as chapas fortes.

Sem maioria

O prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB) esta com a maioria rachada na Câmara de Vereadores. Não pode dar mole, pois quando a oposição fica com a asa crescida, logo começa a tocar terror, com a possibilidade de impeachment. Nem sempre terá alguma operação policial, como a Apocalipse que levou em cana o então líder da oposição Jair Montes.

Casos de família

Além de dois deputados presos, a família Donadon, um dos clãs mais tradicionais da política rondoniense, vê agora o ex-prefeito de Vilhena Marlon Donadon já condenado e perdendo seus direitos políticos. Mais adiante, a dinastia pode ampliar ainda mais as condenações, já que o ex-prefeito Melki Donadon é alvo de tantos processos durante sua trajetória política.
 

A coisa vem de longe... - Gente de Opinião

Voto aberto

Muitos vereadores de Porto Velho eram contrários a proposta da instituição de voto aberto – projeto do vereador Leo Moraes, o grande destaque da atual legislatura – mas acabaram votando a favor pela pressão de populares na sessão que acabou quase em briga com o tucano Edilson Lemos que tentou por todos os meios tirar a matéria de pauta.

A expectativa

O jogo de estratégia do vereador Leo Moraes é de buscar transparência na votação do relatório da comissão processante que examina os casos dos vereadores envolvidos na Operação Apocalipse. Com a votação aberta, Rondônia saberá quem é quem no Legislativo. Muitos falavam em punição para os infratores, mas na verdade queriam salvar o pescoço de Jair Montes etc.


Piada infame

Depois de defender tanto os vereadores corruptos da Operação Apocalipse, rolou esta piadinha infame - e discriminatória - nos corredores da Câmara Municipal de Porto Velho. “Na falta de macho, Edmilson Lemos assumiu a liderança governista”. É ruim, heim? Faltam machos alfas na situação??????


 

Via Direta

*** Entusiasmados com as emancipações de Extrema e Tarilândia, os A coisa vem de longe... - Gente de Opiniãolideres Ismério e Gordurinha estão lançando a campanha autonomia já para o Distrito de Calama *** Amigos cumprimentaram ontem o jornalista Valdir “Lobão” Costa, pelos seus 67 anos *** Ele assina atualmente a coluna RD, no site Rondônia Dinâmica. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Do laser ao 3D + Quadro alterado com as prisões + Quadro alterado + Ponto de desgaste

Do laser ao 3D + Quadro alterado com as prisões + Quadro alterado + Ponto de desgaste

Do laser ao 3D O essencial sempre encontra formas de expressão. Um exemplo disso é a Agrolab Amazônia, que achou no ambiente 3D a forma de reunir sem

Deserto ou Amazônia? + O favoritismo + Polos regionais e as polarizações + Os inspetores

Deserto ou Amazônia? + O favoritismo + Polos regionais e as polarizações + Os inspetores

Deserto ou Amazônia?Um ótimo produto do turismo mundial é um passeio de três dias na África, em veículos e camelos. No entanto, esse passeio nada m

Os bons exemplos + Noiva cobiçada + Rosani Donadon confirma candidatura + As chances de Marcito Pinto

Os bons exemplos + Noiva cobiçada + Rosani Donadon confirma candidatura + As chances de Marcito Pinto

Os bons exemplosOs tempos são terríveis. Pandemia, queimadas, desmatamento, venenos empesteando água, ar e terra. Nada disso vai mudar, ano após an

Boicotar o boicote  + Gostinho amargo + Formando bases + Aliança 2022

Boicotar o boicote + Gostinho amargo + Formando bases + Aliança 2022

Boicotar o boicote A imprensa mundial publicou com estardalhaço que ativistas do Greenpeace escalaram o telhado do prédio da Comissão Europeia, em Bru