Quinta-feira, 24 de outubro de 2013 - 18h01
.jpg)
A coisa vem de longe...
Quem acha que o envolvimento dos políticos com o crime é algo recente em Rondônia esta redondamente enganado. Chegamos ao ápice da vergonha, agora, com dois deputados estaduais e um deputado federal presos e um senador condenado, mas as coisas vêm desde o surgimento do estado, quando um ladrão de gado, ex- foragido do Paraná se elegeu deputado estadual. Alguém descobriu o “segredo” em Maringá (PR) e foi enviada uma cópia de um jornal local – com direito a foto - da prisão do sujeito em 1978 e as cópias se espalharam pelos corredores do Poder Legislativo estadual na primeira legislatura. Um baita escândalo.
Na década de 90, tivemos a chamada bancada do pó que enlameou Rondônia até a medula. Antes de nosso estado chegar ao fundo do poço, com tantas prisões e afastamentos de presidentes da Assembléia Legislativa, tivemos na década passada um deputado estadual envolvido em assalto a bancos e roubo de carretas, com base em Alvorada do Oeste e região. Esteve muitos anos na cadeia antes de falecer de ataque cardíaco. O que dizer do escândalo das fitas e das propinas de parlamentares gravados por Cassol e divulgadas no Fantástico?
Enfim, na cadeia já tivemos hospedes ilustres, como o ex-senador Ernandes Amorim e tantos outros políticos. Ultimamente até petistas, que antigamente militavam contra a corrupção, têm sido inquilinos de presídios. Até quando?
No trecho
Tudo indica ser irreversível a candidatura ao governo do estado do ex-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos. Ele vai pilotar a aliança PP/PPS/PR/PSDC/PV/PTN e já esta no trecho com apoio do senador Ivo Cassol Na semana passada percorreu a região central, nos últimos dias visitou as lideranças de Machadinho, Cujubim e 5º BEC
A nominata
O PMDB vai definindo sua nominata a Assembléia Legislativa com os candidatos a reeleição Zequinha Araujo (Porto Velho), Edson Martins (Urupá) e Edvaldo Soares (Ji-Paraná), mais a vereadora Ana Negreiros e empresário Fernando Prado (Porto Velho).
O partido terá nominata completa já que os pequenos estão ariscos em fechar com as chapas fortes.
Sem maioria
O prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB) esta com a maioria rachada na Câmara de Vereadores. Não pode dar mole, pois quando a oposição fica com a asa crescida, logo começa a tocar terror, com a possibilidade de impeachment. Nem sempre terá alguma operação policial, como a Apocalipse que levou em cana o então líder da oposição Jair Montes.
Casos de família
Além de dois deputados presos, a família Donadon, um dos clãs mais tradicionais da política rondoniense, vê agora o ex-prefeito de Vilhena Marlon Donadon já condenado e perdendo seus direitos políticos. Mais adiante, a dinastia pode ampliar ainda mais as condenações, já que o ex-prefeito Melki Donadon é alvo de tantos processos durante sua trajetória política.

Voto aberto
Muitos vereadores de Porto Velho eram contrários a proposta da instituição de voto aberto – projeto do vereador Leo Moraes, o grande destaque da atual legislatura – mas acabaram votando a favor pela pressão de populares na sessão que acabou quase em briga com o tucano Edilson Lemos que tentou por todos os meios tirar a matéria de pauta.
A expectativa
O jogo de estratégia do vereador Leo Moraes é de buscar transparência na votação do relatório da comissão processante que examina os casos dos vereadores envolvidos na Operação Apocalipse. Com a votação aberta, Rondônia saberá quem é quem no Legislativo. Muitos falavam em punição para os infratores, mas na verdade queriam salvar o pescoço de Jair Montes etc.
Piada infame
Depois de defender tanto os vereadores corruptos da Operação Apocalipse, rolou esta piadinha infame - e discriminatória - nos corredores da Câmara Municipal de Porto Velho. “Na falta de macho, Edmilson Lemos assumiu a liderança governista”. É ruim, heim? Faltam machos alfas na situação??????
Via Direta
*** Entusiasmados com as emancipações de Extrema e Tarilândia, os
lideres Ismério e Gordurinha estão lançando a campanha autonomia já para o Distrito de Calama *** Amigos cumprimentaram ontem o jornalista Valdir “Lobão” Costa, pelos seus 67 anos *** Ele assina atualmente a coluna RD, no site Rondônia Dinâmica.
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Uma vida sem café e Redano com o pé na estrada
Uma vida sem caféCom surpresa, depois de eleger Donald Trump para mais um mandato, em clara resposta ao enfraquecimento dos EUA perante o avanço da

Noiva cobiçada, apoio Divino e o calendário eleitoral
Reis da espionagemDepois de d. João VI, o rei que temia e suspeitava de todos, o caso mais bizarro de espionagem em um governo se deu no estranho c

Estamos encerando o ano de 2025 com um cenário dos mais nebulosos na política
Muda tudoAs teorias científicas e as pregações religiosas que anunciavam o fim do mundo ou pelo menos graves consequências decorrentes do descuido c

Controle partidário: Marcos Rocha não tem o controle do União Brasil
Aqui e no espaçoCom os olhos do mundo voltados para o que vai resultar da COP30, cresce a sensação de que os avisos apocalípticos dos ativistas cli
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)