Domingo, 21 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A coisa vem de longe...


 A coisa vem de longe... - Gente de Opinião

A coisa vem de longe...

Quem acha que o envolvimento dos políticos com o crime é algo recente em Rondônia esta redondamente enganado. Chegamos ao ápice da vergonha, agora, com dois deputados estaduais e um deputado federal presos e um senador condenado, mas as coisas vêm desde o surgimento do estado, quando um ladrão de gado, ex- foragido do Paraná se elegeu deputado estadual. Alguém descobriu o “segredo” em Maringá (PR) e foi enviada uma cópia de um jornal local – com direito a foto - da prisão do sujeito em 1978 e as cópias se espalharam pelos corredores do Poder Legislativo estadual na primeira legislatura. Um baita escândalo.

Na década de 90, tivemos a chamada bancada do pó que enlameou Rondônia até a medula. Antes de nosso estado chegar ao fundo do poço, com tantas prisões e afastamentos de presidentes da Assembléia Legislativa, tivemos na década passada um deputado estadual envolvido em assalto a bancos e roubo de carretas, com base em Alvorada do Oeste e região. Esteve muitos anos na cadeia antes de falecer de ataque cardíaco. O que dizer do escândalo das fitas e das propinas de parlamentares gravados por Cassol e divulgadas no Fantástico?

Enfim, na cadeia já tivemos hospedes ilustres, como o ex-senador Ernandes Amorim e tantos outros políticos. Ultimamente até petistas, que antigamente militavam contra a corrupção, têm sido inquilinos de presídios. Até quando? 

No trecho

Tudo indica ser irreversível a candidatura ao governo do estado do ex-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos. Ele vai pilotar a aliança PP/PPS/PR/PSDC/PV/PTN e já esta no trecho com apoio do senador Ivo Cassol Na semana passada percorreu a região central, nos últimos dias visitou as lideranças de Machadinho, Cujubim e 5º BEC

A nominata

O PMDB vai definindo sua nominata a Assembléia Legislativa com os candidatos a reeleição Zequinha Araujo (Porto Velho), Edson Martins (Urupá) e Edvaldo Soares (Ji-Paraná), mais a vereadora Ana Negreiros e empresário Fernando Prado (Porto Velho).

O partido terá nominata completa já que os pequenos estão ariscos em fechar com as chapas fortes.

Sem maioria

O prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB) esta com a maioria rachada na Câmara de Vereadores. Não pode dar mole, pois quando a oposição fica com a asa crescida, logo começa a tocar terror, com a possibilidade de impeachment. Nem sempre terá alguma operação policial, como a Apocalipse que levou em cana o então líder da oposição Jair Montes.

Casos de família

Além de dois deputados presos, a família Donadon, um dos clãs mais tradicionais da política rondoniense, vê agora o ex-prefeito de Vilhena Marlon Donadon já condenado e perdendo seus direitos políticos. Mais adiante, a dinastia pode ampliar ainda mais as condenações, já que o ex-prefeito Melki Donadon é alvo de tantos processos durante sua trajetória política.
 

A coisa vem de longe... - Gente de Opinião

Voto aberto

Muitos vereadores de Porto Velho eram contrários a proposta da instituição de voto aberto – projeto do vereador Leo Moraes, o grande destaque da atual legislatura – mas acabaram votando a favor pela pressão de populares na sessão que acabou quase em briga com o tucano Edilson Lemos que tentou por todos os meios tirar a matéria de pauta.

A expectativa

O jogo de estratégia do vereador Leo Moraes é de buscar transparência na votação do relatório da comissão processante que examina os casos dos vereadores envolvidos na Operação Apocalipse. Com a votação aberta, Rondônia saberá quem é quem no Legislativo. Muitos falavam em punição para os infratores, mas na verdade queriam salvar o pescoço de Jair Montes etc.


Piada infame

Depois de defender tanto os vereadores corruptos da Operação Apocalipse, rolou esta piadinha infame - e discriminatória - nos corredores da Câmara Municipal de Porto Velho. “Na falta de macho, Edmilson Lemos assumiu a liderança governista”. É ruim, heim? Faltam machos alfas na situação??????


 

Via Direta

*** Entusiasmados com as emancipações de Extrema e Tarilândia, os A coisa vem de longe... - Gente de Opiniãolideres Ismério e Gordurinha estão lançando a campanha autonomia já para o Distrito de Calama *** Amigos cumprimentaram ontem o jornalista Valdir “Lobão” Costa, pelos seus 67 anos *** Ele assina atualmente a coluna RD, no site Rondônia Dinâmica. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Falam os “contras”

Falam os “contras”

Os lados escurosÉ natural que a Amazônia seja o principal assunto da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),

Porto Velho caminha para sofrer mais um grande desastre natural

Porto Velho caminha para sofrer mais um grande desastre natural

Leite derramado Uma eternidade de negacionismo irresponsável foi aparentemente vencida com a promulgação da lei 14.904, de 27 de junho de 2024, es

Um processo de canibalismo em Ji Paraná

Um processo de canibalismo em Ji Paraná

União e créditoO presidente John Kennedy gostava de dizer que a palavra crise, em chinês, é formada por dois ideogramas: um significa perigo e o ou

O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou seu recado que vai comparecer em Rondônia

O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou seu recado que vai comparecer em Rondônia

Solidariedade e tolerânciaAs religiões abraâmicas (cristianismo e islamismo) são as que mais adeptos possuem. Em terceiro lugar estão os sem religi

Gente de Opinião Domingo, 21 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)