Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Agricultura

Sebrae mobiliza secretários municipais em torno da produção de cacau e café

Evento acontece nesta sexta em Cacoal e contará com a presença do ex-prefeito de Maringá Silvio Barros


Sebrae mobiliza secretários municipais em torno da produção de cacau e café  - Gente de Opinião

Acontece nesta sexta (24), no escritório regional do Sebrae em Cacoal, um importante evento que reunirá secretários municipais de agricultura e planejamento da região central do estado. Trata-se de uma iniciativa do Sebrae em Rondônia para capacitar os gestores municipais em um planejamento estratégico com vistas a ganho de competitividade de mercado nas culturas de café e cacau na região. O ex-prefeito de Maringá Silvio Barros fará uma palestra na oportunidade. 

A iniciativa faz parte da programação da 1ª Semana do Café e do Cacau de Cacoal, que tem por objetivo fortalecer a cafeicultura e fomentar a cultura do cacau na cidade, servindo até mesmo como inspiração para os outros municípios rondonienses. A Semana do Café e do Cacau de Cacoal acontece entre os dias 24 de junho e 2 de julho com extensa programação. 

O evento é aderente ao programa Cidade Empreendedora e Inovadora, que trabalha dez eixos de desenvolvimento nos municípios para que os mesmos possam criar ambientes mais favoráveis à geração e negócios locais. Em Rondônia, todos os municípios são signatários do programa, um feito somente alcançado aqui. 

Para o diretor superintendente em exercício do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, será uma grande oportunidade para o poder público: “O Silvio Barros, que é um palestrante renomado, vem com toda a bagagem de já ter sido gestor público de um município com tantos recursos, que é Maringá, e deve dar insights aos nossos secretários municipais e equipes. Um grande momento de conhecimento, mas que certamente terá impactos na ponta, junto ao produtor rural”, explica Samuel, que fará também uma oficina de planejamento estratégico com os participantes. 

A região de Cacoal e municípios circunvizinhos é bastante próspera e tem conseguido alcançar grandes resultados tanto na cafeicultura como na cacauicultura. Não por acaso o Sebrae em Rondônia tem atuado de maneira direta junto a essas duas cadeias produtivas, apoiando e fomentando os produtores participantes das iniciativas promovidas pelo Sebrae e parceiros. “Os produtores precisam pensar suas propriedades como empresas rurais e, como tal, devem ter gestão, dar lucro, pensar estrategicamente a conquista de novos mercados e introduzir ferramentas de inovação e tecnologia, ganhando produtividade e aumentando sua competitividade”, explica Samuel. 

A programação do evento deve se iniciar às 8h e se estenderá durante o dia com debates, palestras e oficinas. Certamente os participantes levarão para suas bases não apenas conhecimento, mas também maior motivação para trabalharem politicas públicas que facilitem e destravem eventuais gargalos à produção. 

Mais Sobre Agricultura

Agricultor colhe os frutos do seu reflorestamento em Sistema Agroflorestal

Agricultor colhe os frutos do seu reflorestamento em Sistema Agroflorestal

A experiência do agricultor familiar Ailson Guerra e de sua esposa, Ivonete de Jesus Guerra, como beneficiários do projeto Plantar Rondônia é um bom

Sebrae, governo do estado, prefeitura de Jaru, OCB/Sescoop e parceiros incentivam o cooperativismo no cacau rondoniense

Sebrae, governo do estado, prefeitura de Jaru, OCB/Sescoop e parceiros incentivam o cooperativismo no cacau rondoniense

Com o objetivo de debater a importância da gestão para fortalecimento dos diferentes elos da cadeia de valor do cacau a partir da organização social

Prefeitura de Porto Velho promove “Dia de Campo” da melancia

Prefeitura de Porto Velho promove “Dia de Campo” da melancia

Buscando levar técnicas de produção aos pequenos e médios produtores rurais de Porto Velho, a Prefeitura promoveu, nesta sexta-feira (8), o “Dia de Ca

Município de Vilhena recebe maquinários do Governo de Rondônia para atender produtores rurais

Município de Vilhena recebe maquinários do Governo de Rondônia para atender produtores rurais

Neste sábado (25), no barracão da Associação da Comunidade União da Vitória, em Vilhena, o Governo de Rondônia entregou uma escavadeira hidráulica e u