Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Agronegócio

Sebrae em Rondônia amplia oferta de capacitações para empreendedores rurais

Metodologia Negócio Certo Rural e ALI Rural podem chegar a mais municípios


Sebrae em Rondônia amplia oferta de capacitações para empreendedores rurais - Gente de Opinião

O Negócio Certo Rural é uma metodologia focada em levar a produtores e trabalhadores rurais e suas famílias as bases e os conceitos sobre gestão e empreendedorismos. É um conteúdo muito importante para que a pequena propriedade rural seja gerida como uma pequena empresa e, como tal, tenha lucro e boa gestão. O Sebrae em Rondônia pretende ampliar a oferta de tal metodologia ainda este ano.

O diretor superintendente em exercício do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, esteve em agenda oficial no Sebrae Nacional em busca de ampliar os recursos disponíveis para que mais pequenas propriedades rurais tenham acesso gratuitamente a essa metodologia. Samuel trouxe na bagagem mais 30 turmas de 25 participantes cada iniciando em setembro.

“Pontuamos junto ao Sebrae Nacional que a vocação de Rondônia é o agronegócio, mas que precisamos dotar o empreendedor rural de ferramentas para que ele e sua família façam a gestão adequada de suas atividades rurais. Agradecemos à diretoria do Sebrae Nacional, na pessoa do Ludovico Da Riva, que teve a sensibilidade de entender nosso pleito”, comemorou Samuel.

ALI Rural

O programa Agentes Locais de Inovação Rural é outra iniciativa que pode introduzir o pequeno produtor no mundo da inovação e tecnologia aplicadas ao setor agrário. São acompanhamentos, também gratuitos, com encontros presenciais, individuais e coletivos e apresentações de modelos de negócios, palestras e análises, entre outros. Carlos Eduardo e Victor, da unidade de competitividade do Sebrae Nacional receberam a demanda do diretor de Rondônia para ampliar o número de agentes no estado.

“Solicitamos a ampliação do número de agentes em Rondônia. Entendemos que a demanda nos impõe esse aumento justamente devido à grande diversidade de culturas e atividades do agronegócio no estado. Temos cafeicultura, piscicultura, leite, cacau, castanha, entre tantas outras que necessitam desse suporte, uma vez que precisamos de uma dose certa de inovação e tecnologia para nos mantermos competitivos junto aos demais players do setor produtivo”, concluiu Samuel.

Na prática, em breve o Sebrae deve fazer a divulgação dessas novas oportunidades, sempre em parceria com as entidades e lideranças do agronegócio do estado, ajudando a contribuir com o desenvolvimento econômico e social de Rondônia.

Mais Sobre Agronegócio

Governador coronel Marcos Rocha prestigia noite de encerramento da 37ª Expoari, em Ariquemes

Governador coronel Marcos Rocha prestigia noite de encerramento da 37ª Expoari, em Ariquemes

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha visitou neste domingo (31), o Parque de Exposições da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes - APA, pa

5 formas de investir no agronegócio

5 formas de investir no agronegócio

O agronegócio é considerado o setor que mais cresce na economia brasileira. Em 2021, cerca de 27% do Produto Interno Bruto -PIB foi resultado desse

Inscrições abertas para o 2º Encontro Agro Mulheres Rondônia

Inscrições abertas para o 2º Encontro Agro Mulheres Rondônia

Produção sustentável na Amazônia pelo olhar Delas é o tema do 2º Encontro Agro Mulheres Rondônia, que será realizado no dia 13 de agosto de 2022, n

Ministério da Agricultura apoia evento Conexão Amazônia do Sebrae

Ministério da Agricultura apoia evento Conexão Amazônia do Sebrae

A integração amazônica é algo primordial para gerar emprego, renda e desenvolvimento econômico e social. Partindo desse princípio, o Sebrae em Rondôni