Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Agronegócio

Sebrae e Seagri alinham atuação em conjunto, beneficiando o setor produtivo

Dirigentes e equipes técnicas programaram forte atuação em conjunto durante reunião


Sebrae e Seagri alinham atuação em conjunto, beneficiando o setor produtivo - Gente de Opinião

A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e o serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), têm atuações convergentes quando se trata do apoio ao setor produtivo. Em especial, no curto e médio prazos, os dois entes de apoio aos empreendedores rurais entabulam ações importantes para alavancar ainda mais o agronegócio em Rondônia.

Em reunião realizada na última semana (6), o secretário da Seagri, Janderson Dalazen e equipe receberam o diretor superintendente em exercício do Sebrae, Samuel Almeida, que acumula também a diretoria técnica da entidade. Na pauta da agenda estava o fortalecimento da parceria entre o Sebrae e o Governo de Rondônia por meio da Seagri, em que ficou explicito o interesse comum em atender as prioridades do agronegócio no Estado, com foco nas cadeias produtivas prioritárias e com destaque em eventos estratégicos, objetivando fortalecer o mercado das atividades, como o Concurso Estadual de Qualidade no Café, (Concafé), o já tão aguardado Festival do Tambaqui, Concurso Estadual de Qualidade no Cacau (Concacau), a Semana Internacional do Café, e a realização do maior evento de Agroindústrias de Rondônia, todas iniciativas que devem acontecer nos próximos meses.

“São intervenções que promovem qualidade e competitividade, acesso a mercado, reconhecimento e agregam valor aos nosso produtos,  algo fundamental para que nosso agronegócio possa se relacionar com grandes players de seus respectivos mercados. Essa atuação em conjunto entre Governo de Rondônia/Seagri e Sebrae complementam as forças que o setor produtivo necessita para continuar gerando riquezas”, disse Samuel.

O Secretário Janderson destacou os avanços na cadeia produtiva do Cacau, Café e do Tambaqui, e agora se engaja no fortalecimento das agroindústrias, aperfeiçoando os empreendedores e empreendimentos, e promovendo acesso a mercados mais favoráveis. Ele, juntamente com a equipe da Seagri, se comprometeu em aportar os conhecimentos técnicos e recursos financeiros para que a parceria com o Sebrae seja a mais efetiva possível.

O ponto de acordo foi o entendimento de que a cooperação com propósito, e a inclusão participativa das demais instituições governamentais e organizações privadas é um caminho exitoso e sem volta, onde toda a sociedade se beneficia, tendo em vista que os recursos públicos e para estatais devem ser revertidos em oportunidades.

“Uma parceria de resultados, uma cooperação efetiva é a mola mestra para apoiar os empreendedores de Rondônia no momento em que todos sofrem com a conjuntura econômica atual, e há necessidade de união para avançar no propósito de geração de negócios e fortalecimento da economia de Rondônia”, disse o superintendente do Sebrae em Rondônia.

Mais Sobre Agronegócio

Governador coronel Marcos Rocha prestigia noite de encerramento da 37ª Expoari, em Ariquemes

Governador coronel Marcos Rocha prestigia noite de encerramento da 37ª Expoari, em Ariquemes

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha visitou neste domingo (31), o Parque de Exposições da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes - APA, pa

5 formas de investir no agronegócio

5 formas de investir no agronegócio

O agronegócio é considerado o setor que mais cresce na economia brasileira. Em 2021, cerca de 27% do Produto Interno Bruto -PIB foi resultado desse

Inscrições abertas para o 2º Encontro Agro Mulheres Rondônia

Inscrições abertas para o 2º Encontro Agro Mulheres Rondônia

Produção sustentável na Amazônia pelo olhar Delas é o tema do 2º Encontro Agro Mulheres Rondônia, que será realizado no dia 13 de agosto de 2022, n

Ministério da Agricultura apoia evento Conexão Amazônia do Sebrae

Ministério da Agricultura apoia evento Conexão Amazônia do Sebrae

A integração amazônica é algo primordial para gerar emprego, renda e desenvolvimento econômico e social. Partindo desse princípio, o Sebrae em Rondôni