Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Rondônia avança no comércio global e se torna segundo maior exportador do Norte


Rondônia avança no comércio global e se torna segundo maior exportador do Norte - Gente de Opinião

Em um passo importante para a economia de Rondônia, o governador Marcos Rocha comemorou a posição do estado como segundo maior exportador da região Norte do Brasil de mercadorias do setor primário (carne, soja, café e milho), fechando o ano de 2024 com um total significativo de US$ 2.638,3 milhões em vendas externas. O indicador, conforme o Relatório de Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), é resultado das políticas públicas da atual gestão, que fortalece setores estratégicos para elevar o mercado global.

Segundo o governador, o desempenho destaca o anseio em transformar desafios econômicos em oportunidades de crescimento, acelerando a inserção internacional. "Recebemos este resultado com muita satisfação, pois firma a proposta de fazer de Rondônia um dos principais polos comerciais da Amazônia. Um trabalho que vem de uma série de investimentos que contornam esta ação, como infraestrutura, capacitação de produtores e promoção de produtos de qualidade que fortalecem a competitividade", declara.

Ainda conforme Marcos Rocha, os resultados refletidos no volume de exportações superaram os estados do Amazonas, Tocantins e Roraima. Embora o Pará continue na liderança com U$ 22.967,4 milhões, Rondônia se destaca pela sua capacidade de diversificação, com produtos como soja, carne bovina e, especialmente, café, que entrou para o rol dos cinco principais itens exportados.

DESTAQUE

Este avanço no setor cafeeiro é um exemplo claro de como a melhoria das práticas agrícolas pode ter um impacto positivo na economia. Segundo a Sedec, o café se consolidou como um produto de alta qualidade e um dos responsáveis pela ascensão do estado no cenário internacional.

O secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, afirma que o estado se apresenta a cada dia com capacidade de inovar e adaptar-se às novas demandas globais, por meio de uma gestão eficiente que impacte o crescimento. A iniciativa favorece a atração comercial de países de superpotências que estão em busca de qualidade.

Com crescimento nas exportações nos últimos seis anos, Rondônia tem a China como o país que mais consolida parcerias comerciais, representando 23% do total das exportações. Outros países, como Espanha, Argélia, México e Estados Unidos, também estão entre os principais compradores das mercadorias de Rondônia.

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrotec 2025: Feira encerra quatro dias de programação com grande público e valorização da produção rural

Agrotec 2025: Feira encerra quatro dias de programação com grande público e valorização da produção rural

A Agrotec 2025 chegou ao fim neste domingo (30), após quatro dias de atividades que movimentaram o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e reuni

Agrotec: debate sobre logística evidência papel de Porto Velho e do Rio Madeira

Agrotec: debate sobre logística evidência papel de Porto Velho e do Rio Madeira

O terceiro dia da Agrotec abriu espaço para debates, troca de experiências e aprendizado. Quem chegou cedo para acompanhar foi Elenice Maria dos Santo

Agrotec transforma Pavilhão Delícias do Campo em vitrine regional

Agrotec transforma Pavilhão Delícias do Campo em vitrine regional

José Anilson, mais conhecido como Zé Bagunça, chegou a Porto Velho diretamente de Rio Crespo para mostrar o que é produzido pela agroindústria da famí

Agrotec : maratona reúne ideias e desafios para acelerar a inovação no campo:

Agrotec : maratona reúne ideias e desafios para acelerar a inovação no campo:

Inovações tecnológicas voltadas para soluções específicas às necessidades dos produtores rurais de Porto Velho são uma das principais apostas de cresc

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)