Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

O Sebrae realizou uma capacitação de Chocolateria Avançada, no Ifro em Jaru

O treinamento avançado de formulações, textura e extensão de cheuflaifs em chocolates foi direcionado a empresários e chocolateiros da região


O Sebrae realizou uma capacitação de Chocolateria Avançada, no Ifro em Jaru - Gente de Opinião

O Sebrae em Rondônia promoveu um curso de Chocolateria Avançada, relacionada ao processamento do chocolate, análise sensorial e classificação do cacau. Dezoito empresários do ramo de chocolate da região participaram da capacitação realizada Escola de Chocolate do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Jaru, na última semana (19 a 21). A iniciativa visa fortalecer a produção de chocolates e promover qualificação e aumento de competitividade.

Segundo o analista técnico do Sebrae em Rondônia, Nilo Vasconcelos de Oliveira, o projeto desenvolvido em parceria com o fundo europeu Al-invest verde também tem como objetivo valorizar e impulsionar a toda a cadeia produtiva do cacau, desde produtores a pequenos fabricantes de chocolate, dando oportunidade de renda e venda de produtos de maior qualidade.

"Nós estamos aqui no IFRO em Jaru, na Escola de Chocolate, realizando o curso nível avançado dois de chocolate. Nesse curso, temos dezoito empreendedores, fabricantes de chocolate que, com a capacitação, vão melhorar os processos, inovar nos seus produtos e, com isso, acessar mais o mercado", disse Nilo Vasconcelos.

"É incrível o que está havendo por aqui; a qualidade dos chocolateiros da região", exclamou a pioneira em fabricação de chocolates Bitbar no Brasil e consultora Cláudia Schultz, sobre a capacitação aos chocolateiros em Jaru.

"Eu estou aqui no Instituto Federal de Rondônia, através do projeto de cacauicultura do Sebrae, prestando uma consultoria em treinamento avançado de formulações, textura e extensão de cheuflaifs em chocolates. É bárbaro a qualidade de tudo por aqui, e, lembrando que, dos dezoito alunos, nove são professores e vão replicar tudo o que estão aprendendo por aqui", completou Cláudia.

"Estamos aqui nesse curso avançado para fazer recheios e, como aqui todo mundo já é chocolateiro, estamos aprimorando os nossos recheios, novas técnicas e as novidades para atender ao mercado. Essa parceria com o Sebrae já é de longa data, e só temos a agradecer, porque todos os cursos que fizemos foram pelo Sebrae, que está sempre ajudando a nós, chocolateiros, a nos destacarmos em Rondônia", afirmou a empresária Melissa Almeida, proprietária da fábrica de chocolate Cacau Raiz, de Ouro Preto do Oeste.

O Sebrae realizou uma capacitação de Chocolateria Avançada, no Ifro em Jaru - Gente de Opinião

A Escola do Chocolate foi criada em 2021 pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Jaru, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO), com o objetivo de levar desenvolvimento de ações em prol do Projeto Cacau Sustentável de Rondônia. Além disso, conta com apoio de outros parceiros, entre eles: a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Financiado pela União Europeia, o projeto AL-INVEST Verde tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina e o projeto do Sebrae em Rondônia foi selecionado para receber apoio financeiro para promover aprimoramento junto à cadeia produtiva do cacau na região e esta capacitação faz parte da estratégia de atuação do projeto.

Gente de OpiniãoSábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrotec 2025: nova data é definida e evento será de 27 a 30 de novembro em Porto Velho

Agrotec 2025: nova data é definida e evento será de 27 a 30 de novembro em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), informa que a 1ª Feira Tecnológica

Capacitação fortalece o agronegócio em Porto Velho

Capacitação fortalece o agronegócio em Porto Velho

Com o compromisso de impulsionar o agronegócio local, o Sebrae e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) realizaram a Oficina

Tambaqui de Rondônia: o peixe que virou potência econômica e símbolo de tecnologia no campo

Tambaqui de Rondônia: o peixe que virou potência econômica e símbolo de tecnologia no campo

Rondônia está surfando alto na onda da piscicultura. O Estado lidera o ranking nacional de peixes nativos, com 56.900 toneladas por ano, 17 mil hect

Porto Velho lança a 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar

Porto Velho lança a 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar

A Prefeitura de Porto Velho realizou, nesta quinta-feira (16), o lançamento oficial da Agrotec 2025 – 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricult

Gente de Opinião Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)