Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Presidente do Sebrae RO recebe homenagem do Povo Gavião, em Ji-Paraná

Etnia confirma os esforços do Sebrae em Rondônia para apoiar projetos de Etnoturismo


Presidente do Sebrae RO recebe homenagem do Povo Gavião, em Ji-Paraná - Gente de Opinião

Ainda durante o Rondônia Rural Show Internacional, promovido pelo Governo de Rondônia em Ji-Paraná, entre os dias 26 e 31 de maio, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Rondônia, Darci Cerutti (FCDL), recebeu uma bela homenagem do povo Gavião, de Ji-Paraná.

Josias Cebirob Gavião, uma importante liderança do Povo Ikolen Gavião , concedeu recentemente uma honraria significativa ao presidente: um cocar típico de seu povo . Esse adorno, que simboliza distinção e respeito, é uma indumentária reservada àqueles que ocupam cargos de destaque na sociedade Ikolen, representando uma grande honra.

Além de seu papel como líder, Josias está à frente da Associação Indígena Zavidjaj Djigúhr . Essa entidade desempenha um papel crucial na sustentabilidade da comunidade, sendo responsável, entre outras atividades, pela intermediação do comércio da castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa). A coleta e comercialização da castanha são a principal fonte de renda do povo Ikolen Gavião.

Olhando para o futuro, há um grande potencial para diversificar as fontes de renda da comunidade. A produção de artesanato por mulheres Ikólóéhj é uma atividade com perspectivas promissoras. Reconhecidas por sua maestria, essas artesãs podem integrar a cadeia produtiva do turismo, transformando o artesanato em uma importante fonte de recursos para o desenvolvimento da comunidade.

O Sebrae em Rondônia também é grande apoiador e articulador do projeto de Etnoturismo idealizado por Gavião em sua comunidade, na área rural de Ji-Paraná. Trata-se de uma grande oportunidade de geração e emprego, renda e cidadania, a partir de seus costumes, cultura e modo de vida.

"Recebo esta honraria com imensa gratidão, não apenas pessoalmente, mas como um reconhecimento ao Sebrae em Rondônia. Ela reflete os esforços que nossa instituição tem empreendido, em colaboração com diversas entidades, para o desenvolvimento da valorosa nação Gavião. O Sebrae Rondônia tem planos de estreitar ainda mais a relação com o povo indígena implementando seus melhores produtos de capacitação com o objetivo de desenvolver a cultura empreendedora estes. Darci Cerutti. 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Após repercussão de doação feita por jornalista e paciente oncológica, ação mobiliza novas voluntárias em Porto Velho

Após repercussão de doação feita por jornalista e paciente oncológica, ação mobiliza novas voluntárias em Porto Velho

Neste sábado, um movimento solidário vai reunir mulheres de Porto Velho em uma corrente de cuidado e empatia. A ação, realizada pela Ecoa Comunicaçã

Porto Velho intensifica combate ao trabalho infantil

Porto Velho intensifica combate ao trabalho infantil

O dia 12 de junho, instituído como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, é uma data de grande relevância para a conscientização e mobilização

Corumbiara recebe 4º Leilão “Lutando Pela Vida” em apoio ao São Daniel Comboni

Corumbiara recebe 4º Leilão “Lutando Pela Vida” em apoio ao São Daniel Comboni

A comunidade de Corumbiara se prepara para mais uma edição do tradicional evento beneficente em prol da saúde regional. O 4º Leilão “Lutando Pela Vi

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)