Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Nova Mutum Paraná ganha Sala de Inclusão Digital Amanda Vale e reforça compromisso com a educação e cidadania


Nova Mutum Paraná ganha Sala de Inclusão Digital Amanda Vale e reforça compromisso com a educação e cidadania - Gente de Opinião

No último mês, em 23 de maio de 2025, foi inaugurada oficialmente a Sala de Inclusão Digital Amanda Vale, em Nova Mutum Paraná. O espaço representa a realização de um sonho coletivo da Associação do Observatório e marca um importante avanço para a democratização do acesso à tecnologia e à informação na região.

A solenidade reuniu autoridades locais, representantes de instituições parceiras e convidados. Entre os convidados especiais estavam representantes da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepema) e da Jirau Energia, que têm apoiado iniciativas voltadas à promoção social e educacional na comunidade.

A Sala de Inclusão Digital Amanda Vale é fruto do trabalho incansável da Associação do Observatório Socioambiental de Desenvolvimento Humano e Sustentável na Amazônia, que há anos atua no fortalecimento de ações comunitárias, principalmente no apoio a mulheres, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade.

Em discurso emocionado, a diretora vice-presidente da Associação do Observatório, Amanda Vale, destacou a importância do espaço como uma ferramenta transformadora:

“Este é um sonho antigo que, hoje, se concretiza. Ver a Associação do Observatório ampliar sua capacidade de ajudar ainda mais pessoas é motivo de muita alegria. Acreditamos que a inclusão digital é um direito fundamental e, com esta sala, queremos oferecer oportunidades reais de aprendizado, qualificação profissional e desenvolvimento humano para toda a comunidade.”


A sala foi construída com recursos captados por meio de edital da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepema) e equipada com computadores modernos, mesas, cadeiras, ar-condicionado e equipamentos de apoio, como teclados, mouses, recursos de ergonomia, televisor e data show, com o apoio da Jirau Energia e recurso financeiro do Subcrédito Social - Linha E do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O espaço será utilizado para oficinas, cursos e atividades educativas, com foco na capacitação e inclusão social.

A expectativa é que centenas de pessoas sejam beneficiadas de forma gratuita, principalmente jovens, mulheres e famílias que, até então, não tinham acesso facilitado a recursos tecnológicos.

O evento de inauguração foi encerrado com a visitação às novas instalações, seguida de um café comunitário.

Com esse passo importante, a Associação do Observatório reforça seu compromisso com a educação, a equidade de gênero e a promoção do desenvolvimento humano e social na região.

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Setembro Amarelo: MPT em Rondônia e Acre reforça a importância da promoção da saúde mental no trabalho

Setembro Amarelo: MPT em Rondônia e Acre reforça a importância da promoção da saúde mental no trabalho

O ambiente de trabalho, onde se passa grande parte da vida adulta, pode ser tanto um promotor de bem-estar quanto um gatilho para o sofrimento psíqu

Deputado Alex Redano Recebe Comissão Maçônica e é Presenteado com Kit do 25º Almoço da Verdade

Deputado Alex Redano Recebe Comissão Maçônica e é Presenteado com Kit do 25º Almoço da Verdade

Na tarde desta quarta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano, recebeu em seu gabinete uma comissão de repre

Estudantes do Major Guapindaia realizam homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto velho

Estudantes do Major Guapindaia realizam homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto velho

Na tarde desta segunda-feira, estudantes da Escola Major Guapindaia promoveram uma emocionante homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto

Procurador Reginaldo Trindade transforma dor pessoal em movimento de apoio a depressivos

Procurador Reginaldo Trindade transforma dor pessoal em movimento de apoio a depressivos

Após anos de sofrimento com depressão, Reginaldo Trindade fundou o Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC), que já reúne centenas de pessoas em

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)