Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Mais de 6 mil atendimentos realizados pela Unidade Móvel do Tudo Aqui em Rondônia


Missão de Pimenteiras a Forte Príncipe da Beira no Barco de Saúde Walter Bártolo - Gente de Opinião
Missão de Pimenteiras a Forte Príncipe da Beira no Barco de Saúde Walter Bártolo

Rondonienses em situação de vulnerabilidade e vivendo em locais distantes das zonas urbanas foram atendidos pelos serviços de cidadania da Unidade Móvel do Tudo Aqui. De junho a dezembro de 2021, foram feitos mais 6.300 atendimentos de serviços como: emissão da 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho (física e digital), Passe Livre (Idoso, deficiente e pessoa em tratamento contra o câncer) e solicitação de Certidão de Nascimento e Casamento.

”A Unidade Móvel é super importante para a população mais carente que tem dificuldade em se deslocar até uma unidade do Tudo Aqui e solicitar documentos primordiais para a cidadania. Hoje, o Governo de Rondônia tem essa preocupação de levar esses serviços básicos para todos que necessitam deste atendimento”, afirma a coordenadora do Tudo Aqui, Simone Bruisma.

Ações itinerantes ajudam a otimizar os serviços de cidadania aos rondonienses

As ações itinerantes foram divididas entre as missões: de Pimenteiras a Forte Príncipe da Beira (Barco de Saúde Walter Bártolo), de Nova Mamoré a Extrema; de Pimenteiras do Oeste a Cabixi; de Governador Jorge Teixeira a Cujubim; de Monte Negro a Buritis; de Teixeirópolis a Urupá; de Vilhena a Cabixi, e ainda missão União Bandeirantes, Dia do Bem e Ação “Tchau Poeira”, em Porto Velho.

A iniciativa contemplou gente como a aposentada Esmeralda Gomes, 61 anos, que aproveitou a oportunidade para adquirir o Passe Livre ao Idoso, e o motivo é muito especial.”Quero ir para Minas, rever meus familiares, que não os vejo desde que sai de lá, isso já tem 50 anos”, revela a moradora do município de Cabixi.

A aposentada Esmeralda Gomes aproveitou para adquirir o Passe Livre ao Idoso

A população tem recepcionado a Unidade Móvel com alegria por entender a importância da ação do Governo de Rondônia em aproximar o cidadão de serviços públicos de forma simplificada e rápida. ”Toda vez que a  Unidade Móvel chega a uma determinada unidade, a receptividade é muito grande, pois é um público muito carente e é uma satisfação enorme atender esse público”, explica a coordenadora.

A Unidade Móvel passou a ser implantada pela Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) para otimizar os serviços nas unidades do Tudo Aqui  a partir de junho do ano passado, quando houve o avanço da quantidade de pessoas vacinadas no Estado e redução de casos de covid-19. Para este ano, está sendo preparado um calendário de ações itinerantes que contemplarão cidades e distritos com o objetivo de garantir aos rondonienses acesso à cidadania .

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO reúne Rede Lilás para alinhar ações do Agosto Lilás em defesa das mulheres

MPRO reúne Rede Lilás para alinhar ações do Agosto Lilás em defesa das mulheres

O Ministério Público de Rondônia reuniu, na manhã desta segunda-feira (14/7), representantes da Rede Lilás para alinhar as ações que serão realizada

FACER e CMEC RO empossam novo CMEC no município de Ariquemes

FACER e CMEC RO empossam novo CMEC no município de Ariquemes

A presidente da FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia e do Conselho Estadual da Mulher Empreendedora e da Cultura

Defensoria realiza visitas às escolas da capital para divulgar o projeto “Meu Pai Tem Nome”

Defensoria realiza visitas às escolas da capital para divulgar o projeto “Meu Pai Tem Nome”

Com o objetivo de divulgar e incentivar a participação no projeto Meu Pai Tem Nome, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) está realiza

Arraial do Trabalho celebra o Trabalho Decente com festa aberta à comunidade em Porto Velho

Arraial do Trabalho celebra o Trabalho Decente com festa aberta à comunidade em Porto Velho

A promoção do trabalho digno e o combate ao trabalho infantil, ao trabalho escravo e a outras formas de exploração estarão no centro do “Arraial do

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)