Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

IFRO lança Projeto Plena Visão com atendimentos oftalmológicos gratuitos


IFRO lança Projeto Plena Visão com atendimentos oftalmológicos gratuitos  - Gente de Opinião

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realiza, no dia 11 de dezembro, às 9h, no Campus Porto Velho Zona Norte, o lançamento oficial do Projeto Plena Visão. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população em situação de vulnerabilidade socioeconômica aos serviços de saúde visual, com atendimentos gratuitos que ocorrerão nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, das 8h às 17h30.

Para participar da ação entre os dias 11 e 13/12, é necessário apresentar documento oficial com foto ou, no caso de crianças, a certidão de nascimento. No local será emitida uma senha para o credenciamento e atendimento.

Viabilizada por meio de emendas parlamentares de bancada, o projeto é voltado a crianças, adolescentes e idosos. E oferecerá consultas oftalmológicas, exames, emissão de laudos e entrega de óculos corretivos de forma totalmente gratuita. Serão atendidos, nesta primeira etapa, moradores dos municípios de Porto Velho, Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Candeias do Jamari, São Miguel do Guaporé e Chupinguaia.

Segundo o Coordenador-Geral do projeto, Ivanilson Parente, o Plena Visão foi estruturado para responder a uma demanda real da população rondoniense. “A principal finalidade do Plena Visão é ofertar serviços oftalmológicos que incluem triagem, consultas, exames e a distribuição de óculos, tudo sem nenhum custo para a comunidade”. Ele ainda reforça que, somente nesta primeira fase, “serão atendidas cerca de 16 mil pessoas, com a realização de mais de 5 mil consultas e a entrega de mais de 3.700 óculos”.

O lançamento marca o início de um ciclo de ações contínuas voltadas ao bem-estar da população. “O atendimento será aberto ao público em geral, à comunidade acadêmica do IFRO e aos moradores dos bairros próximos, reforçando o compromisso da instituição com o cuidado e a inclusão”, afirma Ivanilson.

Além do atendimento direto, o Plena Visão também terá foco na prevenção e na educação em saúde ocular. Entre as ações previstas estão estudos sobre o impacto da visão no rendimento escolar, diagnósticos sobre a saúde ocular de crianças e adolescentes e a produção de materiais informativos para orientação da comunidade.

Com caráter social, preventivo e investimento total de R$ 3.312.000,00, o Plena Visão é resultado de emendas do Senador Confúcio Moura, do Deputado Federal Maurício Carvalho e do ex-deputado Lebrão. Para o IFRO, a parceria para concretização do Projeto faz parte do fortalecimento das políticas públicas de saúde e desenvolvimento regional, ampliando o acesso da população a serviços essenciais e de impacto direto na qualidade de vida.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho e INSS unem forças para acelerar perícia e avaliação de crianças com deficiência

Prefeitura de Porto Velho e INSS unem forças para acelerar perícia e avaliação de crianças com deficiência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), firmou uma parceria estratégica com o Institu

Casal Claudenilson Alves e Rosy Viana Alves representa o GOB-RO em agenda institucional da SAFL em Brasília

Casal Claudenilson Alves e Rosy Viana Alves representa o GOB-RO em agenda institucional da SAFL em Brasília

O Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Rondônia, Claudenilson Alves, e a primeira-dama do GOB-RO, Rosy Viana Alves, tiveram participação de des

MPRO participa do encerramento do “Projeto Gotas de Esperança” em Porto Velho

MPRO participa do encerramento do “Projeto Gotas de Esperança” em Porto Velho

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, participou do evento de encerramento do “

Mulheres Karitiana e os Saberes da Floresta ganham destaque internacional em artigo apresentado no ENGEMA/USP 2025

Mulheres Karitiana e os Saberes da Floresta ganham destaque internacional em artigo apresentado no ENGEMA/USP 2025

As vozes, a força e o conhecimento ancestral das mulheres Karitiana chegam ao cenário acadêmico internacional por meio do artigo “Mulheres Karitiana

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)