Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Hospital de Base Ary Pinheiro terá Memorial


Hospital de Base Ary Pinheiro terá Memorial - Gente de Opinião

Na manhã desta segunda-feira (29), uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia (Sesau) esteve no Hospital Central para entrevistar o Dr. Viriato Moura, primeiro diretor-geral do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), com o propósito de obter informações para utilizá-las em um memorial sobre a maior unidade de saúde de Rondônia.

A equipe formada pelo assessor de comunicação Clemilson Nascimento, e os jornalistas Lara Lívia e Alison Brito, todos da Sesau, coletaram dados importantes sobre a história do HB deste a sua inauguração, no dia 12 de janeiro de 1983. O Dr. Viriato respondeu as perguntas feitas por Lívia, inclusive relatou também curiosidades sobre a construção daquela unidade, que foi um divisor de águas para a assistência médico-hospitalar em Rondônia.

O HB é uma obra do governo de Jorge Teixeira, então com 16 mil m2 de área construída, dotada 22 blocos, onde funcionavam diversos serviços especializados, que dispunham de equipamentos de ponta para a época. O nosocômio, que tinha autonomia administrativa e financeira, possuía 365 leitos e um contingente de 1200 funcionários. 

Durante a entrevista, a equipe da Sesau teve oportunidade de apreciar e fotografar documentos exclusivos como uma coletânea do Jornal do HB, publicação que registrou detalhes dos acontecimentos dos primeiros anos do hospital, e fotografias do dia de sua inauguração. O fotógrafo do grupo, Alison Brito, registrou imagens desse material, que irá compor o memorial em execução. Ao final do encontro, foram presenteados pelo entrevistado com um exemplar de um livro escrito por ele sobre os primórdios da medicina em Rondônia, que conta também a história do HB desde sua inauguração até o final do governo Teixeira, período em que Viriato Moura o dirigiu.

O Memorial do HB é uma demonstração de que o governo de Rondônia quer registar para a posteridade um dos momentos mais importantes da história do nosso Estado, quando foi disponibilizado para a nossa população um complexo hospitalar, na ocasião o maior da Amazônia, que veio substituir estruturas hospitalares ultrapassadas, como o Hospital São José, a Maternidade Darcy Vargas e o Hospital das Doenças do Aparelho Locomotor.

Memorial do HB será inaugurado brevemente.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Memória e Futuro: Sesc Centro é reinaugurado em Porto Velho com homenagem emocionante a José Sálvio Coelho

Memória e Futuro: Sesc Centro é reinaugurado em Porto Velho com homenagem emocionante a José Sálvio Coelho

Em uma manhã marcada pela emoção e pelo reconhecimento histórico, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO entregou, nesta quinta-fei

Palestra sobre violência de gênero e direito antidiscriminatório marca encerramento da campanha 21 Dias de Ativismo do MPRO

Palestra sobre violência de gênero e direito antidiscriminatório marca encerramento da campanha 21 Dias de Ativismo do MPRO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), em parceria com a Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade (Comissão EGRD), promoveu a palestra “

Prefeitura de Porto Velho recebe doação de fraldas do TJ-RO para destinar às famílias em vulnerabilidade

Prefeitura de Porto Velho recebe doação de fraldas do TJ-RO para destinar às famílias em vulnerabilidade

A Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), da Prefeitura de Porto Velho recebeu do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (T

Maçonaria de Rondônia outorga a mais alta comenda da Ordem a Francisco Aleixo em sessão pública histórica

Maçonaria de Rondônia outorga a mais alta comenda da Ordem a Francisco Aleixo em sessão pública histórica

A Maçonaria rondoniense viveu, na sexta-feira, dia 19, uma de suas noites mais solenes e emblemáticas. Em sessão pública realizada no templo da Augu

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)