Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 - 16h16

A família de Andrea Paxury celebrou neste fim de semana um marco raro e repleto de significado: seus 101 anos de vida. A comemoração, organizada com carinho por suas netas Valda Mejia que é membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - Coordenadoria Rondônia /AJEB RO e Roseli Mejia, reuniu filhas, netos, bisnetos, amigos e moradores de Costa Marques para celebrar mais de um século de histórias, memórias e resistência de uma das mulheres mais admiradas da região.

A festa, marcada pela emoção, destacou não apenas a longevidade de Andrea, mas também sua trajetória marcada pela ancestralidade indígena, pela sabedoria transmitida entre gerações e pelas lutas que moldaram sua identidade. Apesar da idade avançada, Andrea mantém o hábito de conversar diariamente com filhas e netas, compartilhando relatos de conquistas, tradições e aprendizados que compõem seu legado.
A celebração também fez referência à obra literária lançada em março de 2025, no Salão do Livro de Genebra, intitulada “Elas: A Força Feminina Através dos Tempos”. A coletânea inclui a história de Andrea Paxury, representada no evento internacional pela sua neta, Maria Valda Mejia Noteno. Com muito orgulho, sua neta homenageou usando camiseta e banner especialmente produzidos para destacar a força, a trajetória e o valor cultural da matriarca.
A presença de Andrea Paxury na coletânea amplia o reconhecimento de sua vida para além das fronteiras de Costa Marques, levando ao cenário internacional a representatividade de mulheres indígenas que atravessam o tempo com coragem, fé, sabedoria e amor pela família.

O centésimo primeiro aniversário de Andrea foi, portanto, mais que uma festa: foi a celebração da vida, da ancestralidade e da resistência feminina que inspira gerações. Um tributo vivo à memória e à força de uma mulher que continua a ensinar, todos os dias, o valor de suas raízes.Para Vanda Copacabana Vilasboas, Cacica Geral do Sistema Cacicado Julia Soares Vilasboas, a anciã Andrea Paxury, é a maior autoridade indígena Chiquitana do Grupo Chiquitos do Guaporé.
Para Valquiria Imperiano, Presidente do Institut Cultive e organizadora da coletânea, registrar a força e a ancestralidade das mulheres indígenas, é promover a literatura brasileira celebrando trajetórias inspiradoras e o protagonismo feminino ao longo da história.
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A iniciativa busca valorizar a produção audiovisual regional e ampliar o debate sobre temas como identidade, ancestralidade, racismo, afetos e proce

Mulheres do Brasil têm participação na programação do Inspire-se do Porto Velho Shopping
O Grupo Mulheres do Brasil participa da programação do Porto Velho Shopping dentro das atividades do Inspire-se. A abertura da programação foi reali

Dia das Mulheres: piquenique no Parque Natural de Porto Velho terá ônibus gratuito para mulheres
Em alusão ao Mês da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, promove neste sábado (6), a pa

TRT-14 abre mês da mulher com encontro de integração, cuidado e valorização
Servidoras, estagiárias e colaboradoras do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) participaram, na quarta-feira (5), do “Dia D’Elas”. A
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)