Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 - 16h16

A família de Andrea Paxury celebrou neste fim de semana um marco raro e repleto de significado: seus 101 anos de vida. A comemoração, organizada com carinho por suas netas Valda Mejia que é membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - Coordenadoria Rondônia /AJEB RO e Roseli Mejia, reuniu filhas, netos, bisnetos, amigos e moradores de Costa Marques para celebrar mais de um século de histórias, memórias e resistência de uma das mulheres mais admiradas da região.

A festa, marcada pela emoção, destacou não apenas a longevidade de Andrea, mas também sua trajetória marcada pela ancestralidade indígena, pela sabedoria transmitida entre gerações e pelas lutas que moldaram sua identidade. Apesar da idade avançada, Andrea mantém o hábito de conversar diariamente com filhas e netas, compartilhando relatos de conquistas, tradições e aprendizados que compõem seu legado.
A celebração também fez referência à obra literária lançada em março de 2025, no Salão do Livro de Genebra, intitulada “Elas: A Força Feminina Através dos Tempos”. A coletânea inclui a história de Andrea Paxury, representada no evento internacional pela sua neta, Maria Valda Mejia Noteno. Com muito orgulho, sua neta homenageou usando camiseta e banner especialmente produzidos para destacar a força, a trajetória e o valor cultural da matriarca.
A presença de Andrea Paxury na coletânea amplia o reconhecimento de sua vida para além das fronteiras de Costa Marques, levando ao cenário internacional a representatividade de mulheres indígenas que atravessam o tempo com coragem, fé, sabedoria e amor pela família.

O centésimo primeiro aniversário de Andrea foi, portanto, mais que uma festa: foi a celebração da vida, da ancestralidade e da resistência feminina que inspira gerações. Um tributo vivo à memória e à força de uma mulher que continua a ensinar, todos os dias, o valor de suas raízes.Para Vanda Copacabana Vilasboas, Cacica Geral do Sistema Cacicado Julia Soares Vilasboas, a anciã Andrea Paxury, é a maior autoridade indígena Chiquitana do Grupo Chiquitos do Guaporé.
Para Valquiria Imperiano, Presidente do Institut Cultive e organizadora da coletânea, registrar a força e a ancestralidade das mulheres indígenas, é promover a literatura brasileira celebrando trajetórias inspiradoras e o protagonismo feminino ao longo da história.
Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Sistema Fecomércio Rondônia por meio do Sesc realizará nesta quinta-feira, 27 de novembro, o grande Encontro de Encerramento do Trabalho Social co

De Elvis, samba ao flashback, Festa dos Jornalistas 2025 terá atrações para todos os gostos
A 13ª Festa de Confraternização dos Jornalistas chega com um diferencial neste ano: uma programação ampliada, com atrações pensadas para atender a t

Igreja Maranata tem nova edição de Trombetas e Festas
Sábado, às 16 horas, a Igreja Cristã Maranata em Porto Velho, vai transmitir um culto especial de evangelização. É o Trombetas e Festas V, um evento

A magia do Natal chega à Rondônia com a Caravana da Solar Coca-Cola
O Natal se aproxima e, para celebrar uma das épocas mais especiais do ano, a Caravana de Natal da Solar Coca-Cola já iniciou sua jornada pelo país.
Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)