Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Denúncias de abuso financeiro dos idosos cresce com pandemia

Dia Mundial da Conscientização da violência Contra a Pessoa Idosa terá campanha pela internet


Denúncias de abuso financeiro dos idosos cresce com pandemia - Gente de Opinião

A Prefeitura de Porto Velho realizará, na terça-feira (15), uma corrente solidária através da internet com o tema “A violência contra a pessoa idosa em tempos de pandemia”. O evento faz parte da celebração do Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A manifestação virtual será organizada pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI) e pretende chamar atenção da população para os cuidados que o idoso merece. Atualmente, o abuso financeiro dos idosos é o tipo de denúncia que mais cresce.

A data foi reconhecida oficialmente em 2011, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que atendeu solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA). Na mesma ocasião, foi instituído o mês de junho, no ano de 2006, como data oficial de combate a violência contra o idoso.

“O momento atual de pandemia piorou a situação dos idosos. Nossa maior preocupação não é mais o abuso em forma de abandono, como ocorria antes da pandemia, o problema agora é o abuso financeiro”, revela a presidente da CMI, Vanusa Soares.

A cada denúncia recebida, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) é acionado pelas equipes do CMI, que enviam assistentes sociais e psicólogos até o local onde se encontra o idoso violentado. De acordo com o conselho, embora o abuso financeiro esteja entre os casos mais denunciados entre 2020 e 2021, por conta da pandemia, outras ocorrências de violência como a sexual, psicológica e física, também têm sido atendidas pelo CMI.

“Outro dia recebemos a denúncia de que uma idosa recebia R$ 5 mil de salário e o neto repassava para ela apenas R$ 900. Este tipo de situação tem se repetido muito”, conta a presidente.

Vanusa Soares,  presidente da CMIVanusa Soares, presidente da CMIO conselho municipal realiza regularmente conferências e seminários como formas de promover as políticas públicas e políticas de inclusão do idoso. Além disso, também faz atendimento ao idoso e família diretamente na sede do conselho, e faz visitas domiciliares para acompanhamento.

O Estatuto do Idoso prevê como crime a conduta de colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, por meio de condições degradantes ou de privação de alimentos e cuidados indispensáveis. A pena prevista é de dois meses a um ano de detenção e multa. Caso o resultado do crime seja por lesão corporal grave, a pena pode chegar a até quatro anos de reclusão. Em caso de morte, a pena vai de quatro a doze anos de reclusão.

As denúncias de violência contra idosos podem ser feitas através dos seguintes números:

Disque Denúncia: 100
Polícia Militar: 190
Conselho Municipal do Idoso: 3901-2951

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Vencer já registrou mais de 4 mil inscrições nos cursos ofertados pelo Governo de Rondônia

Programa Vencer já registrou mais de 4 mil inscrições nos cursos ofertados pelo Governo de Rondônia

Lançado em janeiro deste ano pelo Governo de Rondônia, o Programa Estadual Vencer registrou mais de 4 mil inscrições pelo site  rondoniasocial.ro.go

Governo de Rondônia leva serviços para comunidades indígenas e quilombolas em situação vulnerável

Governo de Rondônia leva serviços para comunidades indígenas e quilombolas em situação vulnerável

Para atender às famílias indígenas em situação de vulnerabilidade temporária, no distrito de Extrema, região de Porto Velho, o Governo do Estado rea

NACC recebe visita do Instituto Rovema em demonstração de apoio contínuo

NACC recebe visita do Instituto Rovema em demonstração de apoio contínuo

Em uma demonstração contundente de comprometimento com a causa das crianças em tratamento de câncer, o Presidente do Instituto Rovema, Adélio Barofa

Sesc Rondônia realiza 2ª Edição do projeto especial “Lazer na Comunidade”

Sesc Rondônia realiza 2ª Edição do projeto especial “Lazer na Comunidade”

O Serviço Social do Comércio – Sesc realiza, neste final de semana, mais uma edição do projeto ‘Lazer na Comunidade’, que busca atender comunidades

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)