Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Cursos garantem oportunidade de qualificação profissional gratuita para jovens e adultos em Rondônia


Lançado em setembro, projeto vai capacitar jovens na área tecnológica a partir deste ano - Gente de Opinião
Lançado em setembro, projeto vai capacitar jovens na área tecnológica a partir deste ano

Com o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos 52 municípios de Rondônia, por meio de cursos remotos nos eixos tecnológicos de Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, o Governo de Rondônia lançou em 2023 mais um projeto socioassistencial, denominado Jovem Criador.

De iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), o projeto é destinado aos jovens em situação vulnerável que cursam o ensino médio na rede pública estadual, estão na base do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) há pelo menos 24 meses e cuja renda familiar per capita é de até um salário mínimo.

Inicialmente foram abertas 240 vagas distribuídas por seis cursos, que são: Marketing Digital, com carga horária de 24 horas; Técnicas para Criação de uma Loja Virtual, 42 horas; Técnicas para Criação de um Instagram Vendedor, 30 horas; Marketplace como Estratégia de Negócios, 25 horas; Google ADS na Prática, 18 horas; e Videomaker, 40 horas.

Após o processo de inscrição online, ocorrido de 26 de setembro a 31 de outubro, o Governo divulgou a relação dos selecionados para uma das vagas dos seis cursos ofertados, previstos para iniciarem a partir deste ano.

O projeto também estabelece a disponibilidade de computadores e internet nas escolas aos alunos que não dispõem dessas ferramentas em casa.

“A proposta do governo com este projeto é despertar nos jovens o interesse pelo mercado digital, sendo capacitados profissionalmente, de forma gratuita, para que ingressem no mercado de trabalho e conquistem a autonomia financeira, além de contribuir com a renda familiar”, explicou a secretária da Seas, Luana Rocha.

PREMIAÇÃO

O projeto prevê ainda, certificado e premiação aos alunos que mais se destacarem nos cursos de Técnicas para Criação de uma Loja Virtual (Notebook), Marketplace como Estratégia de Negócios (câmera digital e tripé), Marketing Digital e Técnicas para Criação de um Instagram Vendedor (smartphone), Google ADS na Prática (câmera digital e fone de ouvido) e de Videomaker (notebook, kit iluminação, gravador e microfone).

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa popular no Mercado Cultural

Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa popular no Mercado Cultural

Um dos símbolos mais conhecidos e afetivos da capital rondoniense, Elielza Bailarina Ramos Freire, A Bailarina da Praça, completou 56 anos de história

Natal: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

Natal: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

“É você quem tira esse sonho do papel”. Esse é o tema da Campanha Papai Noel dos Correios 2025, que prontamente mobilizou os servidores do governo de

IFRO lança Projeto Plena Visão com atendimentos oftalmológicos gratuitos

IFRO lança Projeto Plena Visão com atendimentos oftalmológicos gratuitos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realiza, no dia 11 de dezembro, às 9h, no Campus Porto Velho Zona Norte, o

Prefeitura de Porto Velho e INSS unem forças para acelerar perícia e avaliação de crianças com deficiência

Prefeitura de Porto Velho e INSS unem forças para acelerar perícia e avaliação de crianças com deficiência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), firmou uma parceria estratégica com o Institu

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)