Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Conexidade 2025: Porto Velho e outras capitais da região Norte terão semana de ações para inclusão de população LGBTI+ no trabalho

A ação será realizada de forma simultânea nos estados do Acre, Rondônia, Amazonas e Pará, com o objetivo de promover a inclusão, a diversidade e o acesso da população LGBTI+ ao mercado de trabalho formal.


Conexidade 2025: Porto Velho e outras capitais da região Norte terão semana de ações para inclusão de população LGBTI+ no trabalho - Gente de Opinião

Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTIA+, o Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC), em parceria com diversas instituições, realiza entre os dias 23 e 28 de junho a primeira edição do projeto "Conexão pela Diversidade: Semana de Empregabilidade LGBTQIA+ na Região Norte", o Conexidade.

A ação será realizada de forma simultânea nos estados do Acre, Rondônia, Amazonas e Pará, com o objetivo de promover a inclusão, a diversidade e o acesso da população LGBTI+ ao mercado de trabalho formal. A programação inclui oficinas de capacitação, palestras de sensibilização, oferta de serviços de orientação jurídica e trabalhista, além de rodadas de empregabilidade com oportunidades reais de trabalho.

A programação em Porto Velho terá início no dia 23 de junho, com o Seminário de Abertura da Semana da Diversidade na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (EJUD/TRT14), seguido da abertura nacional do evento, que ocorrerá às 19h,, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região, com transmissão pelo canal da TVMPT no YouTube.

Ao longo da semana, diversas atividades serão realizadas com foco na empregabilidade, orientação jurídica e serviços de cidadania. No dia 24, está previsto um workshop voltado para a gestão de pessoas, no auditório do Tudo Aqui.  No mesmo dia, será realizada reunião com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, objetivando a promoção de ações afirmativas e políticas de diversidade por parte de multinacionais que atuam na Região Norte do Brasil.

No dia 26, o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) sediará um mutirão de atendimentos e serviços, com oferta de retificação de nome e gênero (Defensoria Pública), plantão judicial (TJ-RO), atermação de ações trabalhistas (TRT-RO), além de emissão de documentos, desbloqueio de senhas de serviços federais, alistamento eleitoral com inclusão de nome social, atendimentos do CadÚnico, orientação nutricional, corte de cabelo e tratamentos estéticos.

O ponto alto da programação será no dia 27 de junho, com a realização do Feirão de Empregabilidade LGBTI+, também no IFRO, reunindo empresas com vagas abertas, além de orientações sobre processos seletivos, elaboração de currículos e preparação para entrevistas. Haverá ainda uma Feira de Empreendedorismo, com exposição de produtos e serviços ofertados por empreendedores LGBTQIA+. O encerramento cultural está marcado para o dia 28, na Praça Aloísio Ferreira, com apresentações artísticas abertas ao público.

De acordo com o Procurador do Trabalho Igor Gonçalves, idealizador da semana “Conexidade” e responsável regional pela COORDIGUALDADE no MPT-RO/AC, a iniciativa representa um avanço nas políticas públicas de promoção da igualdade de oportunidades no mundo do trabalho. "O Conexidade busca não apenas abrir portas para que pessoas LGBTI+ acessem o mercado de trabalho formal, mas também sensibilizar empregadores e gestores públicos sobre a importância de ambientes laborais inclusivos, respeitosos e livres de qualquer forma de discriminação", destacou o procurador.

O projeto Conexidade é uma ação conjunta das Coordenadorias Regionais de Promoção da Igualdade de Oportunidades (COORDIGUALDADE) das Procuradorias Regionais do Trabalho do Norte do Brasil, que compreendem as Regiões: 8ª (Pará e Amapá), 11ª (Amazonas e Roraima) e 14ª (Rondônia e Acre), contando com apoio de diversas instituições como o Sistema Nacional de Emprego (Sine-RO), Defensoria Pública de Rondônia, Justiça do Trabalho da 14ª, Tribunal de Justiça de Rondônia, Superintendência Regional do Trabalho em Rondônia, IFRO - Instituto Federal de Rondônia, COMCIL - Comunidade Cidadã Livre , entre outros parceiros.

 As inscrições para a abertura podem ser feitas até as 14h do dia 23 de junho, pelo linkhttps://link.mpt.mp.br/gdBNdiP, pelo WhatsApp (69) 3901-8910 ou pelo e-mail prt14.pvh.oficio1@gmail.com.

 A iniciativa reforça o compromisso interinstitucional de combate à discriminação e de promoção de um mundo do trabalho mais justo e diverso.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Setembro Amarelo: MPT em Rondônia e Acre reforça a importância da promoção da saúde mental no trabalho

Setembro Amarelo: MPT em Rondônia e Acre reforça a importância da promoção da saúde mental no trabalho

O ambiente de trabalho, onde se passa grande parte da vida adulta, pode ser tanto um promotor de bem-estar quanto um gatilho para o sofrimento psíqu

Deputado Alex Redano Recebe Comissão Maçônica e é Presenteado com Kit do 25º Almoço da Verdade

Deputado Alex Redano Recebe Comissão Maçônica e é Presenteado com Kit do 25º Almoço da Verdade

Na tarde desta quarta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano, recebeu em seu gabinete uma comissão de repre

Estudantes do Major Guapindaia realizam homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto velho

Estudantes do Major Guapindaia realizam homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto velho

Na tarde desta segunda-feira, estudantes da Escola Major Guapindaia promoveram uma emocionante homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto

Procurador Reginaldo Trindade transforma dor pessoal em movimento de apoio a depressivos

Procurador Reginaldo Trindade transforma dor pessoal em movimento de apoio a depressivos

Após anos de sofrimento com depressão, Reginaldo Trindade fundou o Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC), que já reúne centenas de pessoas em

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)