Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Comprometida com a pluralidade, Minerva Foods adere à estratégia de interiorização da Operação Acolhida

Iniciativa da Companhia baseada em estratégia do governo federal cria melhores condições de integração social e econômica para refugiados e migrantes venezuelanos, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Comprometida com a pluralidade, Minerva Foods adere à estratégia de interiorização da Operação Acolhida - Gente de Opinião

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados no Brasil, adere à estratégia de interiorização de refugiados e migrantes venezuelanos, liderada pelo Governo Federal por meio da Operação Acolhida.

 

26 profissionais e suas famílias acabam de chegar na cidade de Rolim de Moura (em Rondônia) para atuar em uma das fábricas da Minerva Foods. Com a pluralidade em seu DNA, a Companhia tem como compromisso contribuir com a inclusão desses profissionais na sociedade brasileira por meio de oportunidades de emprego formal. Os profissionais começaram a trabalhar na Companhia no dia 16 de dezembro de 2019.

Foram contratados 26 venezuelanos nesta primeira etapa. Todos eles participaram de uma integração onde conheceram os processos e procedimentos de segurança e saúde, RH, qualidade, entre outros, e receberam os treinamentos específicos para cada função que irão desempenhar: desossa, área de embalagem, embarque, câmaras frias, graxaria e lavanderia.

 

“Na nossa visão, a iniciativa vai além de oferecer uma oportunidade de estabelecimento e desenvolvimento das pessoas no País. Entendemos que a interiorização desses profissionais promove, acima de tudo, a troca de cultura e aprendizado. Nos preparamos para que essas pessoas se sintam acolhidas e seguras, e que encontrem na Minerva Foods uma nova casa. Antes da imersão na Companhia, organizamos um city tour para que eles conheçam a cidade e possam se familiarizar aos poucos”, comenta José Roberto Affonso, diretor de Recursos Humanos da Minerva Foods.

 

Todos os materiais apresentados na recepção dos profissionais, bem como a comunicação visual do interior da unidade foram reproduzidos em espanhol para facilitar a adaptação.

“Na Minerva Foods entendemos que a diversidade é fundamental para o crescimento profissional e, acima de tudo, pessoal. Levamos muito a sério essa questão e nos orgulhamos em termos um time muito diverso. É isso que buscamos cada vez mais em todas as nossas unidades”, finaliza.

 

Os colaboradores passarão pela fase de instalação e adaptação e, posteriormente, receberão suas famílias para que também se instalem no município. A ação atende a diversos critérios estabelecidos pela ONU nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente ao oitavo, que visa “promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos”.

 

A interiorização de venezuelanos é um dos pilares da resposta humanitária do Brasil ao fluxo de chegada de venezuelanos, denominada “Operação Acolhida”. Além de reduzir a pressão sobre os serviços públicos em Roraima, a interiorização proporciona melhores condições de integração socioeconômica aos refugiados e migrantes venezuelanos.

 

O ACNUR – Agência da ONU para Refugiados, apoia a estratégia de interiorização desde o início de sua implementação, em abril de 2018. Responsável pelo registro de refugiados e migrantes que chegam a Boa Vista e pela gestão dos abrigos temporários para assistência humanitária emergencial (que beneficia as pessoas mais vulneráveis), a Agência da ONU para Refugiados tem ainda apoiado organizações da sociedade civil que participam da estratégia de interiorização, no suporte a ações de acolhida nas cidades de destino.

 

Com base nas informações do seu sistema de registro, o ACNUR identifica os perfis mais adequados para as diferentes modalidades da realocação voluntária. A estratégia de interiorização conta ainda com apoio de diversas outras agências do Sistema ONU, bem como de organizações da sociedade civil e do setor privado.

A empresa Minerva Foods participa da modalidade de interiorização por vaga de trabalho. A estratégia é apoiada pela Operação Acolhida, por meio da Célula e Interiorização, em parceria com os Ministérios responsáveis pelas áreas de trabalho e assistência social. O ACNUR atua na sensibilização e articulação com as empresas que tenham interesse em se engajar e aderir à estratégia.

 

Paulo Sérgio de Almeida, Oficial de Meios de Vida do ACNUR no Brasil, comenta que as expectativas com as empresas que aderem à estratégia de interiorização estão focadas em garantir a integração socioeconômica. “O principal objetivo da modalidade de interiorização por oferta de trabalho é permitir uma maior integração socioeconômica das pessoas venezuelanas no Brasil. A expectativa é que possam se tornar autossuficientes a partir dos empregos nas empresas contratantes, como na Minerva Foods, viabilizando sua integração social e econômica e ao mesmo tempo em que contribuem para a atividade produtiva da empresa, gerando desenvolvimento”.

Desde o início da estratégia, em março de 2018, mais de 17 mil refugiados e migrantes venezuelanos já foram interiorizados, dos quais 12% se enquadram na modalidade por vaga de trabalho.

 

Sobre a Minerva Foods

A Minerva Foods é a líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. A Companhia possui, atualmente, capacidade diária de abate de 26.380 cabeças de gado e de desossa equivalentes a 27.966 cabeças de gado.

Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia e no Chile, por meio de sua subsidiária Athena Foods, empresa que nasceu líder no mercado global de exportação de carnes bovinas da América do Sul para o mundo. A Minerva Foods, junto à Athena Foods, atende a cinco continentes com carne bovina e seus derivados e opera, hoje, 25 plantas de abate e desossa, 14 escritórios internacionais, 14 centros de distribuição e três plantas de processamento. Nos últimos doze meses findos em 30 de setembro de 2019, a Companhia apresentou uma receita bruta de vendas de R$ 18 bilhões, 9% acima da receita bruta do mesmo período de 2018.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Domingo de Páscoa em Porto Velho: Comunidade celebra Ressurreição de Cristo com serviços de adoração

Domingo de Páscoa em Porto Velho: Comunidade celebra Ressurreição de Cristo com serviços de adoração

No próximo domingo, dia 31 de março, os fiéis da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Porto Velho se reunirão para celebrar a Expia

Grupo Rovema promove Rodas de Conversa no mês das mulheres para debater e combater a violência

Grupo Rovema promove Rodas de Conversa no mês das mulheres para debater e combater a violência

Em um esforço para enfrentar a persistente questão da violência contra mulher, o Grupo Rovema, em parceria com a renomada Dra. Ingrid Fernandes, org

Unidos pelo Bem faz entrega de caixas de chocolates a estudantes

Unidos pelo Bem faz entrega de caixas de chocolates a estudantes

O grupo de voluntários Unidos pelo Bem fez, na quarta-feira (27), a entrega de caixas de chocolates a crianças de uma escola pública de Ji-Paraná. A

Programa Vencer já registrou mais de 4 mil inscrições nos cursos ofertados pelo Governo de Rondônia

Programa Vencer já registrou mais de 4 mil inscrições nos cursos ofertados pelo Governo de Rondônia

Lançado em janeiro deste ano pelo Governo de Rondônia, o Programa Estadual Vencer registrou mais de 4 mil inscrições pelo site  rondoniasocial.ro.go

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)