Segunda-feira, 2 de dezembro de 2019 - 19h10

A campanha Dezembro Roxo nasceu para informar aos contribuintes, a nível nacional, que uma parte do seu Imposto de Renda pode ajudar no desenvolvimento de crianças e adolescentes dos seus estados e cidades, através da doação incentivada para os FIAs (Fundos da Infância e Adolescência).
O FIA da cidade de Porto Velho, em Rondônia, é coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e apoia diversas entidades que garantem o acesso de crianças e adolescentes aos direitos básicos da vida, como saúde, educação, esportes e cultura.
E, para saber mais sobre as entidades apoiadas por este FIA, você pode acessar o site da Prefeitura de Porto Velho.
"A campanha é uma causa do bem e não tem fins lucrativos, cujo objetivo é o de estimular os contribuintes a doarem uma parte do seu Imposto de Renda. Estes recursos podem ficar nos estados e municípios e ajudar muitas causas, porém precisamos de conscientização", afirma Eduardo Canova, coordenador nacional do Dezembro Roxo.
As doações beneficiam as crianças e os adolescentes em situação de risco e, também, os contribuintes doadores, uma vez que sua generosidade é transformada em dedução do imposto.
Entenda como funciona a dedução
Tanto pessoas físicas quanto jurídicas (empresas) podem doar, cada qual com os seus benefícios, como vemos a seguir.
Para as pessoas físicas, se a doação tiver sido feita até 27 de dezembro de 2019, é possível deduzir até 6%. Já se a doação for feita entre os dias 1º de janeiro e 30 de abril de 2020 (data limite para declaração de IR), a dedução pode chegar a 3%. A declaração precisa ser feita através do modelo completo.
Já para as pessoas jurídicas, as doações podem abater até 1%, desde que sejam tributadas pelo Lucro Real.
A importância de doar
A possibilidade de deduzir doações no Imposto de Renda ainda é pouco conhecida, visto que cerca de apenas 1% da população faz uso da prática. No município de Porto Velho, no último ano, foi arrecadado pouco mais de R$ 71 mil, o que representa apenas 0,27% dos cidadãos.
Contudo, é possível alcançar os R$ 26 milhões, se todos os 39.314 contribuintes que entregam sua declaração, através do modelo completo, realizarem a doação.
Como doar
Para doar para o Fundo de Porto Velho, acesse o site da Campanha Dezembro Roxo e faça o cálculo de quanto você pode doar, através do link: https://www.dezembroroxo.com.br/doacoes-porto-velho-ro.
Depois de descobrir o valor, basta efetuar a transferência para o Fundo de Porto Velho, através dos dados:
CNPJ: 63.628.325/0001-33
Banco: 001 - Banco do Brasil
Agência: 2757
Contato: 0000098108
Como declarar as doações no Imposto de Renda?
Uma vez que a transferência tiver sido feita, é preciso conseguir o recibo, entrando em contato com o Fundo de Porto Velho.
No momento da declaração, com o recibo em mãos, procure as fichas da declaração, no lado esquerdo da tela. Ao rolar para baixo, você encontrará o item "Doações Efetuadas".
Clique nele que, na tela principal, aparecerá a lista de doações declaradas. Agora, basta clicar no botão "Novo", localizado no canto inferior direito.
Assim, uma nova tela surgirá, com a lista suspensa de códigos de doações. Você deve lançar a doação na declaração sob o código 40 - "Doações Estatuto da Criança e do Adolescente".
Ao selecioná-lo, 3 (três) novos campos precisarão ser preenchidos:
Lembrando que todos esses dados já constam nos recibos das doações. Para saber mais sobre o Dezembro Roxo (https://www.dezembroroxo.com.br/), acesse as redes sociais da campanha: Instagram, Facebook e Twitter.
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A magia do Natal chega à Rondônia com a Caravana da Solar Coca-Cola
O Natal se aproxima e, para celebrar uma das épocas mais especiais do ano, a Caravana de Natal da Solar Coca-Cola já iniciou sua jornada pelo país.

A temporada de Natal da Sicoob Credisul começa nesta segunda-feira, 24 de novembro, com a abertura da Casa do Papai Noel no Centro de Treinamento e

Lançamento do livro "Catedral Sagrado Coração de Jesus – Raízes Históricas"
O Prof. Ir. Sebastião A. Ferrarini, natural de Campina Grande do Sul (PR), é formado em Ciências Sociais e pós-graduado em História pela PUC-SP. Pro

O Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré preparou uma programação cultural gratuita que começa nesta quinta-feira (20), feriado, e segue até do
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)