Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025 - 18h12

A Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Prefeitura de Porto Velho, aderiu à campanha nacional “Pule, Brinque e Cuide! Unidos pela Proteção de Crianças e Adolescentes”, que entrará em ação desde a abertura oficial do carnaval, no Baile Municipal do próximo sábado (15), no Mercado Cultural, e seguirá o calendário municipal do carnaval 2025.
“Estaremos desde a abertura, no Baile Municipal, até o fechamento com o último bloco. Em todos os eventos do calendário municipal do carnaval 2025, uma equipe da Semasf estará lá atuando, levando a campanha”, informa a gerente da Divisão de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Semasf, Sefra Maria de Barros.
“Pule, brinque e cuide! Unidos pela proteção de crianças e adolescentes" aborda principalmente o enfrentamento à violência sexual com ênfase na exploração sexual de crianças e adolescentes e o combate ao trabalho infantil. Todos os cidadãos são responsáveis pela infância e adolescência e a campanha tem como objetivo monitorar e orientar pais, responsáveis e a população em geral sobre o assunto.
A secretária Lucília Muniz lembra que todos os cidadãos são responsáveis pela infância e adolescênciaA ação é coordenada pela Semasf, em parceria com a Rede de Enfrentamento a Violências do Município de Porto Velho, da qual fazem parte órgãos como Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO), Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal da Saúde (Semusa), Instituto Chance, Instituto de Desenvolvimento Social e Profissional (Indesp/Porto Velho), Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), entre outros.
“A campanha do carnaval 2025 ‘Pule, Brinque e Cuide! Unidos pela proteção de crianças e adolescentes’ busca reforçar a importância da proteção integral, promover a cultura do respeito e fortalecer os canais de denúncia e fiscalização durante o período festivo no combate a exploração de crianças e adolescentes”, disse a secretária municipal de Assistência Social e da Família, Lucília Muniz de Queiroz.
No carnaval e durante todo o ano, qualquer suspeita de abuso contra crianças e adolescentes deve ser denunciada no Disque 100 ou nos Conselhos Tutelares. Confira os telefones dos Conselhos Tutelares no município de Porto Velho:
I Conselho Tutelar (69) 99981-0664
II Conselho Tutelar (69) 99983-1383
III Conselho Tutelar (69) 98473-4966
IV Conselho Tutelar (69) 98473-3758
Conselho Tutelar no distrito de Jaci-Paraná (69) 99979-1799
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Risco para o cérebro, a solidão já afeta quatro em cada 10 brasileiros
Com a longevidade batendo à porta dos brasileiros, o cérebro necessita, cada vez mais, de estímulos cognitivos. Atividades em grupo, uma conversa de

Semed inicia mês do autismo com atividades na CMJP
As atividades do Abril Azul, mês mundial de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), iniciaram, na terça-feira (31), na Câmara

Senac destaca concurso de bolos e programação gratuita na Semana S em Rondônia
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia realizará nos dias 15 e 16 de maio, em Porto Velho, das 13h às 21h, Villa Privilege (a
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)