Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Brinquedoteca da UNIR atende crianças da comunidade

Pais ou responsáveis podem agendar atendimento para crianças de 2 a 10 anos utilizarem o espaço de jogos e brinquedos


Brinquedoteca da UNIR atende crianças da comunidade - Gente de Opinião

O Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade (Labrinteca), a brinquedoteca da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), abriu a agenda para atendimento de crianças de 2 a 10 anos de idade da comunidade em geral. A brinquedoteca universitária oferece espaço de jogos, brinquedos e instrumentos que contribuem para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Para utilizar o espaço é necessário que os pais ou responsáveis realizem o agendamento por meio do formulário eletrônico disponível neste link e no site do Labrinteca.

Brinquedoteca_Banner

Vinculada ao curso de Pedagogia do Campus de Porto Velho, a Labrinteca está aberta para qualquer criança na faixa etária dos 2 a 10 anos, mediante agendamento. No período da manhã, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e durante a tarde abre apenas de segunda a quarta-feira, das 14h às 17h. Cada criança pode permanecer no espaço por até duas horas, com limite de no máximo 10 crianças por turno.

Segundo a coordenadora do espaço, a professora Juracy Machado Pacífico, a intenção é valorizar as atividades lúdicas voltadas para as crianças e promover a formação de educadores. “Recepcionamos crianças da comunidade em geral, e em especial filhos e filhas de acadêmicos e servidores da UNIR, para que as crianças tenham um momento de brincadeiras e interações importantes para o seu desenvolvimento”, afirma a coordenadora ao explicar que o Labrinteca visa também receber docentes dos cursos de formação de professores da UNIR, que precisam de um ambiente com crianças para o desenvolvimento das práticas de ensino dos acadêmicos dos cursos de licenciatura.

A brinquedoteca também recebe doações de brinquedos, que poderão ser utilizados no próprio laboratório ou doados para escolas públicas de Educação Infantil de Porto Velho, a partir de projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade.

 

Sobre o Labrinteca

labrinteca 2

O Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade tem como finalidade auxiliar o processo formativo de discentes dos cursos de licenciaturas da UNIR, especialmente Pedagogia, Psicologia, Educação Física, Artes (Visuais, Teatro e Música), Letras, Libras e Biblioteconomia. Trata-se de um espaço pedagógico que na UNIR é um laboratório, mas necessário de ser implantado nas escolas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. É um espaço para práticas de ensino e para o desenvolvimento de extensão e pesquisas sobre o brincar, o brinquedo e as brincadeiras na infância.

A brinquedoteca universitária pretende contribuir com a formação de professoras e professores para atuação na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental a partir da observação das crianças em atividades lúdicas, do estudo sobre o brinquedo, sua adequação e relevância para cada idade, da produção de brinquedos, da análise crítica sobre os condicionantes econômicos, sociais e culturais que perpassam a infância, o brincar, as brincadeiras e os brinquedos, e à análise das relações étnicas, afetivas e de gênero que se explicitam nas relações estabelecidas entre a criança, os brinquedos e as brincadeiras.

Por meio das ações lúdico-pedagógicas e da formação docente, o espaço promove o ensino, a pesquisa e a extensão, uma vez que a partir destas ações são realizadas pesquisas que visam à produção de materiais pedagógicos, adaptação de espaços e estudos sobre os brinquedos e brincadeiras. Tais pesquisas resultam em artigos, monografias e outras produções acadêmicas que promovem melhorias no campo das infâncias e educação infantil, por meio da disseminação do conhecimento.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa popular no Mercado Cultural

Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa popular no Mercado Cultural

Um dos símbolos mais conhecidos e afetivos da capital rondoniense, Elielza Bailarina Ramos Freire, A Bailarina da Praça, completou 56 anos de história

Natal: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

Natal: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

“É você quem tira esse sonho do papel”. Esse é o tema da Campanha Papai Noel dos Correios 2025, que prontamente mobilizou os servidores do governo de

IFRO lança Projeto Plena Visão com atendimentos oftalmológicos gratuitos

IFRO lança Projeto Plena Visão com atendimentos oftalmológicos gratuitos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realiza, no dia 11 de dezembro, às 9h, no Campus Porto Velho Zona Norte, o

Prefeitura de Porto Velho e INSS unem forças para acelerar perícia e avaliação de crianças com deficiência

Prefeitura de Porto Velho e INSS unem forças para acelerar perícia e avaliação de crianças com deficiência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), firmou uma parceria estratégica com o Institu

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)