Quinta-feira, 11 de janeiro de 2024 - 14h09

A implementação de
avanços tecnológicos que aprimoram o sistema de cadastramento biométrico dos
beneficiários no Programa Prato Fácil, em Rondônia, vem sendo
desenvolvida desde 2023, com ações da Superintendência Estadual de Tecnologia
da Informação e Comunicação (Setic) em colaboração com a Secretaria Estadual da
Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).
A
nova funcionalidade, integrada ao Sistema Prato Fácil, tem como objetivo
otimizar o atendimento, reduzir filas e minimizar riscos de fraudes por meio da
autenticação biométrica digital.
O
projeto piloto, que teve seu ponto de partida em um restaurante credenciado em
Vilhena, proporciona diariamente 300 refeições de segunda a sexta-feira. O
cadastramento dos beneficiários foi realizado entre os dias 5 e 19 de junho,
inicialmente no estabelecimento credenciado e, posteriormente, na sede da
Gerência Regional da Seas no município. Os resultados obtidos nessa fase piloto
forneceram insights valiosos para aperfeiçoar o processo de implementação.
CADASTRAMENTO
A
expansão da inovação tecnológica agora abrange Porto Velho, onde o cadastramento
ocorreu em 28 restaurantes habilitados para atender ao programa. A proposta de
tornar mais ágil o atendimento ao público, reforça a conveniência do processo
de cadastramento nos próprios estabelecimentos, frequentados diariamente pelos
beneficiários.
Em
média, uma refeição é distribuída a cada 4,8 segundos evidenciando a rapidez e
eficiência do programa desenvolvido pela Seas. Em dois anos de operação, mais
de 2,3 milhões de refeições foram entregues em 38 estabelecimentos em todo o
Estado, a um custo acessível de R$ 2 para as pessoas cadastradas no CadÚnico.
Esta
iniciativa não apenas destaca a inovação tecnológica como aliada na eficiência
operacional, também reafirma o compromisso do Governo de Rondônia em utilizar
os recursos tecnológicos para expandir programas sociais essenciais, garantindo
o acesso fácil e rápido aos benefícios proporcionados pelo Programa Prato Fácil.
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho
Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)