Sábado, 3 de fevereiro de 2024 - 09h35

A Assembleia
Legislativa do Estado de Rondônia anunciou a aquisição de quatro cadeiras de
rodas que serão utilizadas pelo público interno e externo na Casa de Leis. A
medida visa promover a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida e melhorar o
atendimento a visitantes que eventualmente necessitem de assistência. O
investimento total é de R$ 30 mil. Os equipamentos já estão disponíveis para
serem utilizados.
Ao falar sobre
o investimento, o presidente da Casa, deputado Marcelo Cruz, afirma que vai
além de obedecer a legislação. "Nosso objetivo era tornar a Assembleia
Legislativa de Rondônia um ambiente acessível para todos, pois a acessibilidade
não é apenas uma questão de cumprir normas, mas sim de respeitar e garantir os
direitos de cada cidadão que visita ou trabalha neste espaço, que é a Casa do
Povo", afirma o presidente da Alero.
As cadeiras
elétricas serão manuseadas pelos próprios agentes de portaria e recepção. Por
conta disso, nos dias 30 e 31 de janeiro, os 26 colaboradores foram submetidos
a um treinamento. O supervisor Elison Marinho destacou a importância dos novos
equipamentos para otimizar o trabalho dos colaboradores, citando situações em
que visitantes com mobilidade reduzida precisam se deslocar dentro do prédio
legislativo.

"As pessoas às vezes chegam, possuem mobilidade reduzida e querem
ir até o 13º andar, por exemplo. Nesse caso, o próprio agente de portaria
poderá levá-las até o gabinete e, se necessário, retorná-las à saída",
esclareceu Marinho.
O treinamento abrangeu o correto uso das cadeiras de rodas elétricas e
incluiu técnicas de primeiros socorros. O agente de portaria Anderson Messias
de Almeida, um dos participantes, ressaltou a importância da aquisição das
cadeiras e relembrou situações em que a ausência do equipamento dificultou o
atendimento a visitantes e/ou servidores que passaram mal dentro da Alero.
"Já aconteceu de pessoas passarem mal aqui e ser preciso carregar
nos braços porque não havia a cadeira de rodas. Agora, vai facilitar bastante o
trabalho de todos”, afirma Almeida. Ele ainda destacou que o treinamento
ofereceu conhecimentos em primeiros socorros, preparando os colaboradores para
agir em situações que exigem assistência imediata. “Eu sou um dos membros da
Cipa, na empresa, e vejo o quanto treinamentos como esses são importantes para
o nosso trabalho no dia a dia”, garante.
A agente de portaria Nilzana Vieira de Souza também afirmou sua
satisfação com o treinamento, destacando que muitos visitantes da Alero possuem
mobilidade reduzida, e as cadeiras de rodas facilitarão o acesso a todos os
espaços, tornando o trabalho mais ágil e prático.
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho
Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)