Domingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Vila Nova de Teotônio está mais preparada para receber portovelhenses e turistas


Vila Nova de Teotônio está mais preparada para receber portovelhenses e turistas - Gente de Opinião

A Vila Nova de Teotônio, localizada a 40 quilômetros da capital, está mais preparada para receber os visitantes e tem tudo para se tornar um dos principais destinos de portovelhenses e turistas que procuram uma bela paisagem para desfrutar de momentos de lazer e descanso. O local já possui toda a infraestrutura que faz parte do Plano de Apoio ao Turismo e Lazer da Santo Antônio Energia na região. O plano compõe um conjunto de ações da concessionária para geração de trabalho e renda para as famílias que foram remanejadas para a nova localidade e foi desenvolvido em conjunto com a associação dos moradores.

A praia artificial, criada a partir do enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, foi sinalizada com placas e raias que indicam os locais apropriados para banho, conforme orientações do Corpo de Bombeiros. O local possui sombreiros, banheiros químicos, e ganhará em breve cinco quiosques de alvenaria, com banheiros e duchas que serão administrados pelos comerciantes que são moradores do local.

Outra atração é o píer de madeira com mirante para apreciação da paisagem, construídos pela Santo Antônio Energia para o acesso à praia. Há ainda praças, bosque e trilhas para caminhadas. Para o almoço, os visitantes podem saborear, mediante reserva em um dos três restaurantes, os pratos típicos que são o pirarucu a casaca, o escabeche de peixe, o escondidinho de pirarucu, o filé de dourado e o peixe crocante, este último, eleito em janeiro o prato típico da região. No artesanato, os destaques são os produtos confeccionados com frutos e sementes de árvores existentes nas proximidades da vila como o Açaí, a Macaúba, o Patuá e o Tucumã que viram lindas biojóias.


Vila Nova de Teotônio está mais preparada para receber portovelhenses e turistas - Gente de Opinião

Para os que desejarem desfrutar dessa paisagem à noite, uma novidade: a concessionária acaba de iluminar a praia, o píer e as quadras de esportes.

Na Vila Nova de Teotônio vivem 44 famílias que moravam na região da antiga Cachoeira de Teotônio e foram remanejadas porque estavam na área do reservatório da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. A vila possui casas de alvenaria, com dois, três e quatro dormitórios, construídas em terrenos de dois mil metros quadrados cada uma. Há também uma escola, posto de saúde, duas igrejas, seis estabelecimentos comerciais, áreas de lazer, rede de energia elétrica e água encanada. Tanto os artesãos como os proprietários dos restaurantes participaram de oficinas de empreendedorismo, artesanato e culinária. Uma empresa de consultoria foi contratada para ministrar as oficinas organizando a comunidade para que tenham no turismo mais uma fonte de renda.

Vila Nova de Teotônio está mais preparada para receber portovelhenses e turistas - Gente de Opinião

Fonte: Carla Nascentes / Fotos Cleriz Muniz Ag. Imagem News
 

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Potencialidades e atrativos naturais do estado são destacados pelo governo de RO em evento internacional

Potencialidades e atrativos naturais do estado são destacados pelo governo de RO em evento internacional

O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,

Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário

Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário

A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários

Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira

Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira

Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma

Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho

Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho

Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da

Gente de Opinião Domingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)