Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Vereador Aleks Palitot busca apoio do Executivo Estadual


Vereador Aleks Palitot busca apoio do Executivo Estadual - Gente de Opinião

O Professor Aleks Palitot visitou o Complexo Rio Madeira na manhã desta quarta-feira (20), onde se reuniu com o Superintendente de Turismo, Gilvan Pereira e com o Secretário do Departamento de Estrada, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Erasmo Meireles e Sá para tratar de demandas referentes à capital.

O primeiro compromisso da manhã foi a reunião na Superintendência de Turismo (Setur). Convidado por Gilvan Pereira, o vereador aproveitou a oportunidade para ressaltar as potencialidades que Porto Velho possui e a ligação destes patrimônios com a história do município.

Previsto para meados de 2019, o Superintendente falou sobre o encontro estadual que a Setur pretende realizar com prefeitos e secretários dos 52 municípios abrindo oportunidade para que Palitot possa falar de sua experiência na divulgação das belezas naturais de Rondônia através de seu programa, Trilhando a História. Um convite muito bem recebido pelo vereador que pretende expandir seu projeto para todas as cidades rondoniense.

 

Espaço Alternativo

A segunda agenda do dia foi o encontro do vereador com o Coronel Meireles, titular do DER, onde Palitot falou das diversas reclamações que recebe diariamente em seu gabinete, a cerca da forma que vem sendo utilizado o Espaço Alternativo.

O local, um já pactuado espaço para a prática esportiva na capital e ponto de lazer para as famílias portovelhenses tem sido utilizado como praça de alimentação por ambulantes que buscam faturar um extra com o movimento. “Acredito que estão confundindo muito o propósito do lugar e a maior dúvida que paira é saber se aquele espaço é administrado pela União, pelo governo ou município”, questiona Palitot.

De acordo com o vereador, sua visita ao DER busca apenas provocar um diálogo entre o Executivo Municipal e Estadual para que haja um consenso e assim seja cobrado o cumprimento do código de postura. “O município deve determinar regras para a utilização, estipulando a quantidade de vendedores ambulantes atuando no local, de que forma, em que condição e com a vigilância sanitária fiscalizando”, alerta o Edil.

O Espaço Alternativo é um dos cartões postais de Porto Velo e uma das portas de entrada para o nosso Estado e o desvirtuamento de seu propósito tem repercussão negativa para todos. “Sabemos que os tempos são economicamente difíceis, mas a situação já tomou proporções aquém do aceitável”, afirma o Professor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo cultural e desenvolvimento regional entram no debate do II Diálogos Municipalistas em Rondônia

Turismo cultural e desenvolvimento regional entram no debate do II Diálogos Municipalistas em Rondônia

Porto Velho tem encontrado no turismo cultural uma forma de apresentar ao visitante muito mais do que seus pontos tradicionais. A história da formaçã

Fecomércio-RO e Conetur apresentam filme institucional sobre o turismo de Cacoal

Fecomércio-RO e Conetur apresentam filme institucional sobre o turismo de Cacoal

A Fecomércio-RO e o Conselho Empresarial do Turismo de Rondônia, o Conetur, apresentaram em Cacoal um filme institucional voltado à divulgação do tu

Visitantes encontram na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré um espaço de lazer e contemplação

Visitantes encontram na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré um espaço de lazer e contemplação

Todos os dias, no fim da tarde, a rotina de Oris Rodrigues segue um caminho que já virou tradição. Aos 68 anos, a dona de casa e aposentada sai do bai

Turismo da pesca de Rondônia ganha destaque em fórum nacional durante maior feira do setor na América Latina

Turismo da pesca de Rondônia ganha destaque em fórum nacional durante maior feira do setor na América Latina

Rondônia participa do 4º Fórum Nacional do Turismo da Pesca, evento realizado durante a Pesca & Companhia Trade Show 2026, considerada a maior feira

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)