Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Usina Jirau patrocina campeonato de pesca

Evento foi promovido pela Associação de Moradores e Pescadores de Fortaleza do Abunã


Usina Jirau patrocina campeonato de pesca - Gente de Opinião

O Distrito de Fortaleza do Abunã, distante 264 km da Capital Porto Velho, ficou movimentado no último fim de semana. O 4º Campeonato de Pesca e o 1º Festival de Gastronomia Regional foram organizados pela Associação dos Moradores e Pescadores de Fortaleza do Abunã (AMFA), nos dias 9 e 10 de novembro, com o objetivo de alavancar o turismo e a economia local. Fortaleza do Abunã, que é famosa por suas belezas naturais, é também bastante apreciada por pescadores e banhistas do Acre e Rondônia, que compareceram para curtir o evento.

Considerando a importância de tais inciativas para a qualidade de vida da população e para o desenvolvimento do distrito, a Usina Hidrelétrica Jirau patrocinou 1 barco de 6 metros e um motor de popa 15 HP para a AMFA, como premiação do 4º Campeonato de Pesca. De acordo com o Presidente da AMFA, Francisco Nunes de Oliveira, apesar do campeonato acontecer há quatro anos, este é o primeiro da sua gestão atual, que vai de 2019 a 2021, e o critério foi um só: o tamanho do peixe. “São esses eventos que trazem entretenimento para todos e, principalmente, turistas que movimentam a economia de Fortaleza do Abunã. Agradecemos à Usina Jirau pelo patrocínio, que foi fundamental para a realização do campeonato”, destaca Oliveira.

Participaram da competição 27 equipes com 3 competidores cada uma. A equipe Chupa-Cabra conseguiu fisgar um peixe da espécie Filhote, de 89 centímetros, conquistando assim o primeiro lugar e o barco com o motor. “Nós, da Equipe Chupa-Cabra, estamos muito felizes. É a primeira vez que participo de um campeonato de pesca e achei maravilhoso termos vencido. Certamente virei nas próximas oportunidades”, comemora Luis Carlos Abati, líder do grupo vencedor e pescador amador do Distrito de Extrema.

O segundo lugar ficou com a equipe C. Vacário, que ganhou um motor tipo rabeta como prêmio. Em terceiro, ficou a equipe Centro Pesca, que levou três caixas térmicas e três coletes salva-vidas.

Usina Jirau patrocina campeonato de pesca - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Carnaval coloca Porto Velho no mapa do turismo cultural e econômico do Norte

Carnaval coloca Porto Velho no mapa do turismo cultural e econômico do Norte

Porto Velho vive o Carnaval como um período de circulação intensa de pessoas, ocupação dos espaços públicos e valorização da cultura local. Durante os

Folia e negócios: Carnaval 2026 impulsiona turismo e renda em Porto Velho

Folia e negócios: Carnaval 2026 impulsiona turismo e renda em Porto Velho

O Carnaval é um dos períodos em que Porto Velho muda de ritmo. A cidade ganha mais movimento nas ruas, mais circulação de visitantes e uma agenda cu

Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho abre portas para novos negócios com apoio do Sebrae

Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho abre portas para novos negócios com apoio do Sebrae

Quando se fala em Carnaval, a imagem costuma ser imediata: blocos, música alta e multidões. Mas em Porto Velho, além da festa e da programação cultu

Barqueiros resgatam tradição de passeios pelo rio Madeira

Barqueiros resgatam tradição de passeios pelo rio Madeira

O passeio de barco pelo Rio Madeira vai além de uma atração turística. A atividade reúne cultura, identidade e memória viva de Porto Velho, conectando

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)