Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Rondônia: governo projeta 2020 como o ano promissor para o turismo


Superintendente Gilvan Pereira prevê 2020 promissor para o turismo em Rondônia - Gente de Opinião
Superintendente Gilvan Pereira prevê 2020 promissor para o turismo em Rondônia

Vale das Cachoeiras, Morro Chico Mendes e Parque Natural. Para muitas pessoas, esses lugares devem ser em outros Estados. Mas, ao serem mencionados nomes mais conhecidos como Forte Príncipe da Beira, Festa do Divino, Memorial Rondon e tantos outros, todos irão saber perfeitamente que tratam-se de potenciais pontos turísticos que existem em Rondônia. Com o fomento do setor, o Estado vê crescer as perspectivas de impulsionar as rotas turísticas. Ações estão sendo praticadas, a exemplo do Seminário de Empreendedorismo em Turismo Receptivo e Governança, realizado através de uma iniciativa do Governo do Estado, Sebrae (nacional e regional) e Fecomércio, como uma das ações do Projeto Investe Turismo Rondônia.

O evento aconteceu na tarde de quarta-feira, 11, no Salão Nobre Rosilda Shockness (Palácio Rio Madeira), em Porto Velho, com a presença de instituições, empresas e representantes de municípios que estão focados em desenvolver o turismo. O superintendente Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira, chegou a definir o turismo como ferramenta fantástica para desenvolver o Estado e decreta que 2020 será o ano do setor no Estado com a visão de impulsionar as ações com medidas práticas contando com parcerias que visam melhorar e ampliar a implantação de empreendimentos turísticos.

O Seminário de Empreendedorismo em Turismo Receptivo e Governança trouxe aos presentes um leque de informações e experiências transmitidas pelos palestrantes, tais como o  secretário Municipal de Turismo de Nobres/MT, Daniel Martins – que compartilhou o sucesso de seu município, que vem conseguindo grandes resultados com o ecoturismo; do diretor geral e proprietário da Agência de Receptivo de Roraima, Joaquim Magno – que atua comercializando pacotes inclusive para o Monte Roraima; do coordenador de Turismo do Sebrae Amazonas, Carlos Fábio Souza – que trouxe na bagagem uma experiência e atuação na cadeia produtiva do turismo, abordando as vantagens de uma governança forte, mobilizada e com propósito.

O foco principal é o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em Rondônia e, consequentemente, demonstrar a atividade como grande oportunidade de geração de emprego e renda.


“O intuito é fazer com que as empresas se interessem na comercialização do turismo d

o nosso Estado de Rondônia. O rondoniense precisa conhecer Rondônia e isso vai acontecer a partir do momento que a gente souber o que nós temos de grandioso aqui como as belezas naturais. Isso poderemos resolver com empresas vendendo os pacotes turísticos e atrativos turísticos. Queremos que novos empreendedores conheçam também esse potencial e percebam o quanto as empresas podem se fortalecer economicamente. É preciso olhar com mais atenção para o  empreendedorismo do turismo receptivo que é receber o turista e fixarmos a ideia de preparar toda uma estrutura para receber turistas e conseguir aproveitar as coisas boas e as melhores que temos de atrativo”, argumentou o superintendente, lembrando de medidas desenvolvidas como a capacitação visando a Qualidade no Atendimento Turístico e Monitor de Turismo.

Para o superintendente, o seminário trata exatamente o empreendedorismo no turismo receptivo e deixou claro que as portas se abrem destacando parceria com as empresas,  Sebrae, Fecomércio  e todos que queiram empreender de forma turística dentro do estado de Rondônia. “Estamos trazendo experiências de secretários e empresários de outros estados apresentando a possibilidade de Rondônia crescer economicamente através do turismo por se tratar de um Estado rico e forte de belezas naturais. Nossas cachoeiras, a pesca esportiva, nossos rios, mas, o que falta é comercializar e nada melhor do que trabalhar com empreendedorismo. O estado de Rondônia está acreditando nessa força do turismo de segmento. Estamos mostrando projetos que deram certo em outras localidades, como é o  caso de Nobres/MT, uma cidade que mudou através do turismo, ou seja,  uma cidade que quase dobrou o orçamento por causa do desenvolvimento do turismo”, reforçou Gilvan Pereira.

O superintendente da Setur reforça que o governo do Estado também é uma peça fundamental para que o turismo desenvolva alinhando estratégias para impulsionar o turismo, na certeza de que o setor é um importante pilar de desenvolvimento econômico. “O governador coronel Marcos Rocha tem olhado com muita importância para o setor, e destacando sempre a grande potência do nosso estado de Rondônia”, disse o superintendente.

Objetivo é que empreendedores conheçam o potencial turístico - Gente de Opinião
Objetivo é que empreendedores conheçam o potencial turístico

Gilvan destaca, inclusive, que nesta sexta-feira, 13, o governo do Estado vai apresentar o Programa Viaja Mais Servidor e a Plataforma Rondônia Tem Tudo – desenvolvida para ter os principais pontos turísticos dos 52 municípios de Rondônia. Esse site vai servir como um guia online e pretende mostrar roteiros, destinos turísticos, as riquezas naturais, culturais e históricas.

O Projeto Investe Turismo Rondônia é baseado em quatro eixos primordiais: fortalecimento da governança, melhoria e qualificação dos serviços turísticos, promoção do destino e atração de investimentos. O evento, segundo destacou o superintendente da Setur, é apenas um dos vários que serão realizados com intuito de oportunizar as agências de turismo e empresas ligadas ao setor a visualização do segmento como uma atividade totalmente rentável, buscando novos negócios, empregos e consumidores.

Durante o evento, foi reforçado que o Sebrae se coloca realmente na posição de defender o turismo e trabalhar para impulsionar o setor, garantindo geração de renda e relação de emprego.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Setor turístico de Rondônia se fortalece com ações estaduais para atrair mais público

Setor turístico de Rondônia se fortalece com ações estaduais para atrair mais público

O fortalecimento do setor turístico em Rondônia vem alcançando resultados positivos no primeiro trimestre de 2024. Com ênfase para programas, projet

Potencialidade da pesca esportiva em Rondônia é destaque em evento nacional, em São Paulo

Potencialidade da pesca esportiva em Rondônia é destaque em evento nacional, em São Paulo

Com o objetivo de estimular o turismo de pesca esportiva em Rondônia e mostrar ao mundo a potencialidade do Estado, o Governo de Rondônia está parti

Abertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é definida para 30 de abril

Abertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é definida para 30 de abril

A primeira etapa de abertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi definida pela Prefeitura de Porto Velho para o dia 30 de abril. O monu

Memorial Rondon reforça ações do turismo ao preservar diversos artefatos que contam a História de Rondônia

Memorial Rondon reforça ações do turismo ao preservar diversos artefatos que contam a História de Rondônia

O Memorial Rondon é um importante espaço que preserva e conta a História do estado de Rondônia, principalmente a que está ligada ao próprio Marechal

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)