Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de junho de 2019
×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Passeio de litorina é inaugurado em Porto Velho


Passeio de litorina é inaugurado em Porto Velho - Gente de Opinião

Foi com uma grande festa que o prefeito Hildon Chaves e a Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (Asfemm) inauguraram, na manhã deste último domingo (9/6), o passeio de litorina. Para a solenidade, os ferroviários usaram uniformes semelhantes ao da época de origem do meio de transporte.

A Asfemm e a Prefeitura não mediram esforços para reativação do passeio que, inicialmente, percorrerá 2,3 quilômetros. Várias secretárias estiveram envolvidas neste processo, entre elas a Sema, Semdestur, Semusb, Semtran, Emdur e Funcultural.

Foram realizadas a limpeza dos trilhos e a restauração do estacionamento, a instalação de placas de sinalização e construída a estação com paisagismo. Parte do trabalho foi executada pelos ferroviários e reeducandos cedidos pelo governo do estado. Em breve, o percurso deverá ser ampliado para 5 quilômetros, compreendendo o trecho da Igreja de Santo Antônio e a Candelária.

“Foram gastos aproximadamente R$ 200 mil, pois houve um empenho de todas as secretarias para que isso acontecesse. A retomada do passeio, a ocupação do Prédio do Relógio, tudo isso faz parte do nosso projeto de resgatar o centro histórico”, disse o prefeito.

Um dos diferenciais do passeio é a disponibilidade de informações históricas aos visitantes. Um painel com QR Code foi instalado na estação, onde o cidadão que portar o aplicativo de leitura no celular, poderá obter informações sobre a origem, utilidade, entre outras informações da história do meio de transporte. Neste primeiro momento, os dados estarão em português, mas a proposta é de, no máximo em 15 dias, disponibilizar as informações também em inglês e espanhol.

O passeio com capacidade de 14 passageiros vai funcionar de terça a domingo, com uma taxa simbólica de R$5,00 recolhida pela Asfemm para custear a manutenção dos serviços. “No dia 10 de julho, faria 49 anos que essa litorina estava parada, então é um orgulho, meu e de todos os ferroviários que nos ajudaram. Nós trabalhamos pelo amor, pelo carinho, por essa máquina laranja”, comemorou José Bispo, presidente da Asfemm.

Galeria de Imagens

Mais Sobre Turismo Regional

Maior Presépio Monumental do País é atração em Porto Velho

Maior Presépio Monumental do País é atração em Porto Velho

O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade-Conetur, órgão integrante do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE e o Turismo Social do Sesc, trabalha

Parque Circuito terá Memorial dos Seringueiros

Parque Circuito terá Memorial dos Seringueiros

Parque Circuito, em Porto Velho, terá Memorial dos Seringueiros. A Prefeitura já iniciou a construção da obra que será feita em madeira e coberta com

Passeio de Litorina: Liberados trilhos que vão compor parte do trecho da Candelária ao antigo casarão da Madeira Mamoré

Passeio de Litorina: Liberados trilhos que vão compor parte do trecho da Candelária ao antigo casarão da Madeira Mamoré

Geográfica e economicamente possível, a malha férrea interligando à antiga Estação Central à Igreja da Candelária será um dos novos marcos a serem c

Fecomércio/RO participa do I Encontro de Turismo em Ouro Preto do Oeste

Fecomércio/RO participa do I Encontro de Turismo em Ouro Preto do Oeste

Na oportunidade serão apresentadas as ações desenvolvidas por meio do Conselho Empresarial de Turismo O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE através do