Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Passeio de litorina é inaugurado em Porto Velho


Passeio de litorina é inaugurado em Porto Velho - Gente de Opinião

Foi com uma grande festa que o prefeito Hildon Chaves e a Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (Asfemm) inauguraram, na manhã deste último domingo (9/6), o passeio de litorina. Para a solenidade, os ferroviários usaram uniformes semelhantes ao da época de origem do meio de transporte.

A Asfemm e a Prefeitura não mediram esforços para reativação do passeio que, inicialmente, percorrerá 2,3 quilômetros. Várias secretárias estiveram envolvidas neste processo, entre elas a Sema, Semdestur, Semusb, Semtran, Emdur e Funcultural.

Foram realizadas a limpeza dos trilhos e a restauração do estacionamento, a instalação de placas de sinalização e construída a estação com paisagismo. Parte do trabalho foi executada pelos ferroviários e reeducandos cedidos pelo governo do estado. Em breve, o percurso deverá ser ampliado para 5 quilômetros, compreendendo o trecho da Igreja de Santo Antônio e a Candelária.

“Foram gastos aproximadamente R$ 200 mil, pois houve um empenho de todas as secretarias para que isso acontecesse. A retomada do passeio, a ocupação do Prédio do Relógio, tudo isso faz parte do nosso projeto de resgatar o centro histórico”, disse o prefeito.

Um dos diferenciais do passeio é a disponibilidade de informações históricas aos visitantes. Um painel com QR Code foi instalado na estação, onde o cidadão que portar o aplicativo de leitura no celular, poderá obter informações sobre a origem, utilidade, entre outras informações da história do meio de transporte. Neste primeiro momento, os dados estarão em português, mas a proposta é de, no máximo em 15 dias, disponibilizar as informações também em inglês e espanhol.

O passeio com capacidade de 14 passageiros vai funcionar de terça a domingo, com uma taxa simbólica de R$5,00 recolhida pela Asfemm para custear a manutenção dos serviços. “No dia 10 de julho, faria 49 anos que essa litorina estava parada, então é um orgulho, meu e de todos os ferroviários que nos ajudaram. Nós trabalhamos pelo amor, pelo carinho, por essa máquina laranja”, comemorou José Bispo, presidente da Asfemm.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Circuito Arrais Rondônia fortalece segurança na pesca esportiva com curso gratuito em Pimenta Bueno

Circuito Arrais Rondônia fortalece segurança na pesca esportiva com curso gratuito em Pimenta Bueno

Com o objetivo de promover mais segurança, responsabilidade e qualificação no setor da pesca esportiva, o governo de Rondônia realiza, por meio da S

Carnaval coloca Porto Velho no mapa do turismo cultural e econômico do Norte

Carnaval coloca Porto Velho no mapa do turismo cultural e econômico do Norte

Porto Velho vive o Carnaval como um período de circulação intensa de pessoas, ocupação dos espaços públicos e valorização da cultura local. Durante os

Folia e negócios: Carnaval 2026 impulsiona turismo e renda em Porto Velho

Folia e negócios: Carnaval 2026 impulsiona turismo e renda em Porto Velho

O Carnaval é um dos períodos em que Porto Velho muda de ritmo. A cidade ganha mais movimento nas ruas, mais circulação de visitantes e uma agenda cu

Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho abre portas para novos negócios com apoio do Sebrae

Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho abre portas para novos negócios com apoio do Sebrae

Quando se fala em Carnaval, a imagem costuma ser imediata: blocos, música alta e multidões. Mas em Porto Velho, além da festa e da programação cultu

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)