Terça-feira, 24 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Museu da Estrada de Ferro recebe primeiras turmas de turismo pedagógico

Cerca de 380 alunos visitaram o novo museu


As quartas e quintas-feiras as visitações ao museu serão dedicadas ao Turismo Pedagógico - Gente de Opinião
As quartas e quintas-feiras as visitações ao museu serão dedicadas ao Turismo Pedagógico

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) é a pasta responsável pela visitação do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré temporariamente. A partir de agora, as quartas e quintas-feiras serão dedicadas ao Turismo Pedagógico, ou seja, a visitação de instituições de ensino, desde o ensino infantil até o superior.

O turismo pedagógico é desenvolvido pela Semdestur desde outubro de 2023, o projeto já levou cerca de 700 alunos da rede pública para conhecer pontos turísticos de Porto Velho. A partir de maio deste ano, o projeto estará focado na visitação do novo museu da EFMM nas quartas e quintas-feiras.

Nos dois primeiros dias de turismo pedagógico, o museu recebeu cerca de 380 alunos do terceiro ano do ensino médio do Instituto de Educação Estadual Carmela Dutra que, divididos em grupos, foram guiados pelos guias de turismo do museu e professores de história.

Geice Anne, de 17 anos, aluna do Carmela Dutra, estava no passeio e relata “a experiência foi muito boa, é bom ver a cidade se entretendo com as coisas do museu, e é bem atrativo”.

A aluna Glenda, de 17 anos, também aproveitou a visita para saber mais da história de Porto Velho “recebemos conhecimentos mais aprofundados sobre cada parte da história, que muitas vezes a gente não conhece. Foi bem atrativo, todos prestaram bastante atenção, porque o porto-velhense estava precisando de coisas inovadoras como o museu”.

A visitação de escolas e faculdades deve ser agendada pelo e-mail: museuefmm@portovelho.ro.gov.br e mais informações são obtidas pelo telefone (69) 98473-6948.

O funcionamento do museu é de quarta-feira a domingo, sendo de quarta a sábado das 10h às 18h e no domingo, das 10h às 16h. A visita é gratuita, podendo ser guiada ou não guiada e deve ser agendada pelo Sympla.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto Turismo: Governança Comunitária ganha força na Resex Lago do Cuniã com oficina de Turismo

Projeto Turismo: Governança Comunitária ganha força na Resex Lago do Cuniã com oficina de Turismo

Na quarta-feira (4) de junho em uma manhã marcada por diálogos, partilhas e construção coletiva, moradores da Reserva Extrativista Lago do Cuniã par

Plano de Desenvolvimento do Turismo de Pesca será um marco importante para Rondônia, afirma presidente da Fecomércio-RO

Plano de Desenvolvimento do Turismo de Pesca será um marco importante para Rondônia, afirma presidente da Fecomércio-RO

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), lançará no pró

Projeto aproxima municípios de Rondônia do Mapa do Turismo Brasileiro e fortalece desenvolvimento do setor

Projeto aproxima municípios de Rondônia do Mapa do Turismo Brasileiro e fortalece desenvolvimento do setor

Fortalecer o turismo de forma prática, com diálogo direto entre governo e municípios, é a proposta do projeto “PRT em Ação: Mapa do Turismo até Você

Governo de RO lança estratégia para projetar o estado como destino de pesca esportiva

Governo de RO lança estratégia para projetar o estado como destino de pesca esportiva

Com o intuito de transformar Rondônia em referência nacional no segmento da pesca esportiva, o governo do estado lança oficialmente, no dia 26 de ju

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)